Gestão e financiamento dos planos municipais de educação em Municípios Paulistas: novos/velhos desafios aos dirigentes municipais de educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Leandro Vitoriano da
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1169
Resumo: O presente trabalho faz parte de estudos sobre gestão e financiamento da educação básica, mais especificamente do novo Plano Nacional de Educação e dos Planos Municipais de Educação. A problemática levantada aqui se dá a partir da constatação inicial de que o PNE não prevê maior vinculação de recursos para a educação na esfera municipal e que, por sua vez, abarca grande parte da população escolar obrigatória, suscitou-nos o interesse em investigar as implicações dos PME(s) na gestão e no financiamento da Educação Municipal na perspectiva dos Dirigentes Municipais de Educação com o objetivo geral de analisar os desafios do Plano Municipal Educação na gestão e no financiamento da Educação Municipal na perspectiva dos Dirigentes Municipais de Ensino. Metodologicamente, nos embasamos nos chamados estudos em “nível mesoanalítico”, que compreendem as organizações educativas como espaços em que as metas advindas dos órgãos superiores são muitas vezes reproduzidas estrategicamente, visando ao cumprimento das exigências burocráticas, não sendo possível garantir, sequer prever, meios que assegurem sua efetivação. Através de pesquisa bibliográfica, documental e da transcrição de entrevistas semiestruturadas gravadas buscou-se compreender a percepção dos dirigentes sobre a gestão e o financiamento dos planos de educação. Concluímos que o atual delineamento do financiamento educacional brasileiro, a política de fundos, e ínfimo aporte financeiro da união aos municípios não garantem nem sequer a manutenção do existente, e portanto, não garantirá muito menos os investimentos necessários para a educação almejada pelos planos.
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spelling Gestão e financiamento dos planos municipais de educação em Municípios Paulistas: novos/velhos desafios aos dirigentes municipais de educaçãoManagement and financing of municipal education plans in paulist municipalities: new / old challenges to the municipal leaders of educationPlano Nacional e Municipal de EducaçãoGestão EducacionalFinanciamento da EducaçãoEducational managementFinancing of EducationNational and Municipal Education PlanCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO presente trabalho faz parte de estudos sobre gestão e financiamento da educação básica, mais especificamente do novo Plano Nacional de Educação e dos Planos Municipais de Educação. A problemática levantada aqui se dá a partir da constatação inicial de que o PNE não prevê maior vinculação de recursos para a educação na esfera municipal e que, por sua vez, abarca grande parte da população escolar obrigatória, suscitou-nos o interesse em investigar as implicações dos PME(s) na gestão e no financiamento da Educação Municipal na perspectiva dos Dirigentes Municipais de Educação com o objetivo geral de analisar os desafios do Plano Municipal Educação na gestão e no financiamento da Educação Municipal na perspectiva dos Dirigentes Municipais de Ensino. Metodologicamente, nos embasamos nos chamados estudos em “nível mesoanalítico”, que compreendem as organizações educativas como espaços em que as metas advindas dos órgãos superiores são muitas vezes reproduzidas estrategicamente, visando ao cumprimento das exigências burocráticas, não sendo possível garantir, sequer prever, meios que assegurem sua efetivação. Através de pesquisa bibliográfica, documental e da transcrição de entrevistas semiestruturadas gravadas buscou-se compreender a percepção dos dirigentes sobre a gestão e o financiamento dos planos de educação. Concluímos que o atual delineamento do financiamento educacional brasileiro, a política de fundos, e ínfimo aporte financeiro da união aos municípios não garantem nem sequer a manutenção do existente, e portanto, não garantirá muito menos os investimentos necessários para a educação almejada pelos planos.This paper is part of studies on the management and financing of basic education, specifically the new National Education Plan and the Municipal Education Plans. The problem raised here is based on the initial observation that the PNE does not foresee a greater linkage of resources to education in the municipal sphere, which, in turn, covers a large part of the compulsory school population, has aroused interest in investigating the implications of the PME (s) in the management and financing of Municipal Education from the perspective of the Municipal Education Directors with the general objective of analyzing the challenges of the Municipal Education Plan in the management and financing of Municipal Education from the perspective of Municipal Teachers. Methodologically, we are based on so-called "meso-analytic" studies, which comprise educational organizations as spaces in which the goals of superior bodies are often reproduced strategically, aiming at fulfilling bureaucratic demands, and it is not possible to guarantee, which ensure their effectiveness, and through bibliographical research, documentary and the transcription of recorded semi-structured interviews was sought to understand the perception of the leaders on the management and financing of education plans. We conclude that the current delineation of Brazilian educational financing, the funding policy, and the small financial contribution of the union to the municipalities do not guarantee even the maintenance of the existing one, and therefore will not guarantee much less the necessary investments for the education sought by the plans.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoOliveira, Maria Eliza Nogueirahttp://lattes.cnpq.br/9911797536561241Parente, Cláudia da Mota Daróshttp://lattes.cnpq.br/3896522242990616Alaniz, Érika Porcelihttp://lattes.cnpq.br/6828027491772575SILVA, Leandro Vitoriano da2019-05-23T19:26:32Z2018-06-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSILVA, Leandro Vitoriano da. Gestão e financiamento dos planos municipais de educação em Municípios Paulistas: novos/velhos desafios aos dirigentes municipais de educação. 2018. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2018.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1169porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2019-05-24T04:00:15Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1169Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2019-05-24T04:00:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
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