Políticas de formação continuada de professores em uma perspectiva inclusiva: uma abordagem reflexiva dos docentes do ensino fundamental I
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1224 |
Resumo: | Esta dissertação é vinculada à Linha de Pesquisa 1 “Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade” do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). O tema central é a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, tema atual na conjuntura das políticas educacionais do Brasil, nas leis e diretrizes alicerçadas na concepção de direitos humanos, que evoluem para ascender a mudanças no sistema educacional em todos os níveis. Nesse sentido, a pesquisa é direcionada ao contexto da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) de 2008, referindo-se à formação continuada dos professores da classe comum do ensino regular e qual é a abordagem reflexiva que os docentes dessa modalidade de educação fazem sobre as propostas de formação presentes no documento. A discussão sobre a aplicabilidade da PNEEPEI de 2008 tem se multiplicado nas pesquisas científicas de maneira crescente, porém os discursos dos professores da classe comum do ensino fundamental têm se mostrado divergentes dos objetivos da política em questão, visto que a realidade de formação dos docentes parece estar distante dos objetivos da política supracitada. O objetivo principal é analisar, sob a ótica dos professores da classe comum do ensino regular, a proposta da PNEEPEI em questão, no que se refere à formação continuada. Pretende-se realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa, iniciando com uma revisão bibliográfica que contemplará a análise de produções científicas nos últimos 10 anos, seguida por uma pesquisa documental, que será realizada com base nos marcos legais de 1961 até os mais atuais, culminando na PNEEPEI. Após a revisão bibliográfica e a pesquisa documental serão realizadas as entrevistas semiestruturadas e a autoscopia junto aos professores da classe comum do ensino regular. O universo a ser pesquisado será composto de duas escolas públicas municipais de uma cidade de pequeno porte no interior do Estado de São Paulo. Após a coleta e a sistematização dos dados das entrevistas semiestruturadas e da autoscopia, os mesmos serão organizados, interpretados a partir da triangulação de dados, bem como, pela elaboração de um texto descritivo-interpretativo, abordando a política estudada e as reflexões e concepções dos professores. Como resultado da pesquisa pretende-se contribuir, com discussões sobre a temática nas escolas além de subsidiar reflexões para a melhoria da prática dos docentes da classe comum do ensino regular. |
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Políticas de formação continuada de professores em uma perspectiva inclusiva: uma abordagem reflexiva dos docentes do ensino fundamental ITeacher continuing education policies in an inclusive perspective: a reflexive approach for the elementary school teachersPolíticas educacionaisFormação continuada de professoresEducação especial e inclusivaEducational policiesTeacher continuing educationSpecial and inclusive educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOEsta dissertação é vinculada à Linha de Pesquisa 1 “Políticas Públicas em Educação, Práticas Educativas e Diversidade” do Programa de Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). O tema central é a Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, tema atual na conjuntura das políticas educacionais do Brasil, nas leis e diretrizes alicerçadas na concepção de direitos humanos, que evoluem para ascender a mudanças no sistema educacional em todos os níveis. Nesse sentido, a pesquisa é direcionada ao contexto da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) de 2008, referindo-se à formação continuada dos professores da classe comum do ensino regular e qual é a abordagem reflexiva que os docentes dessa modalidade de educação fazem sobre as propostas de formação presentes no documento. A discussão sobre a aplicabilidade da PNEEPEI de 2008 tem se multiplicado nas pesquisas científicas de maneira crescente, porém os discursos dos professores da classe comum do ensino fundamental têm se mostrado divergentes dos objetivos da política em questão, visto que a realidade de formação dos docentes parece estar distante dos objetivos da política supracitada. O objetivo principal é analisar, sob a ótica dos professores da classe comum do ensino regular, a proposta da PNEEPEI em questão, no que se refere à formação continuada. Pretende-se realizar uma pesquisa de abordagem qualitativa, iniciando com uma revisão bibliográfica que contemplará a análise de produções científicas nos últimos 10 anos, seguida por uma pesquisa documental, que será realizada com base nos marcos legais de 1961 até os mais atuais, culminando na PNEEPEI. Após a revisão bibliográfica e a pesquisa documental serão realizadas as entrevistas semiestruturadas e a autoscopia junto aos professores da classe comum do ensino regular. O universo a ser pesquisado será composto de duas escolas públicas municipais de uma cidade de pequeno porte no interior do Estado de São Paulo. Após a coleta e a sistematização dos dados das entrevistas semiestruturadas e da autoscopia, os mesmos serão organizados, interpretados a partir da triangulação de dados, bem como, pela elaboração de um texto descritivo-interpretativo, abordando a política estudada e as reflexões e concepções dos professores. Como resultado da pesquisa pretende-se contribuir, com discussões sobre a temática nas escolas além de subsidiar reflexões para a melhoria da prática dos docentes da classe comum do ensino regular.This dissertation is linked to Research Line 1 “Public Policies in Education, Educational Practices and Diversity” for the Master of Education Program held by the Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). The central theme is Special Education from the perspective of Inclusive Education, which is a current theme in the context of Brazil's educational policies, laws and guidelines based on the conception of human rights, which evolve to change the educational system at all levels. In this sense, the research is directed to the context of the 2008 National Policy for Special Education in the Inclusive Education Perspective (NPSEIEP), as it refers to teachers continuing education in the regular class and what is the reflexive approach that teachers of this educational segment take, about the training proposals present in the document. The discussion about the applicability of the 2008 NPSEIEP has been increasing in scientific research, but the elementary school teachers’ speeches have been diverging from the objectives of the above-mentioned policy, given that the reality of teacher education seems to be far from the objective of this policy. The main objective is to analyze, under the perspective of the common-class teachers in the regular education, the NPSEIEP proposal hereby discussed, regarding the continuing education. It is intended to conduct a research of qualitative approach, beginning with a bibliographic review that will include the analysis of scientific productions in the last 10 years, followed by a documentary research which will be carried out based on the legal frameworks from 1961 to the present, culminating in the NPSEIEP. After the literature review and documentary research it will be conducted semi-structured interviews and autoscopy with teachers of the regular class. The universe to be researched will consist of two municipal public schools in a small town in the interior of the state of São Paulo. After collecting and systematizing the data of semi-structured interviews and autoscopy, they will be organized, interpreted from the data analysis, as well as from the elaboration of a descriptive-interpretative text, comprising the studied policy and the reflections and conceptions of the interviewed teachers. Therefore, this research aims to contribute to discussions on this subject in schools and, furthermore, subsidize reflections to improve the practice of the common-class teachers in the regular education.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoSantos, Danielle Aparecida do Nascimento doshttp://lattes.cnpq.br/0611273370317584Araya, Ana Maria Osóriohttp://lattes.cnpq.br/1543738193935256Schlünzen, Elisa Tomoe Moriyahttp://lattes.cnpq.br/7346754405819238AUGUSTO, Fernanda Aparecida2020-03-09T12:10:59Z2019-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAUGUSTO, Fernanda Aparecida. Políticas de formação continuada de professores em uma perspectiva inclusiva: uma abordagem reflexiva dos docentes do ensino fundamental I. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1224porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2020-03-10T04:00:12Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1224Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2020-03-10T04:00:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
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