Implicações das parcerias público-privadas na educação infantil: gestão compartilhada e a reconfiguração do trabalho docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1225 |
Resumo: | A presente dissertação de Mestrado se inscreve na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. O objetivo da pesquisa foi compreender a relação entre os temas que envolvem o estudo das parcerias público-privadas, em suas diferentes configurações, mais especificamente na modalidade da gestão compartilhada, e as implicações dessas parcerias no trabalho docente. Como objetivos específicos, procurou-se: 1) analisar o desenvolvimento histórico da relação público-privada no contexto do neoliberalismo no Brasil e suas implicações para a educação; 2) compreender como se deu a relação público – privada na educação infantil brasileira, com destaque para as parcerias estabelecidas em municípios do Estado de São Paulo; 3) mapear os estudos que abordam o tema da relação público-privada na educação infantil na produção científica nacional a fim de definir os aspectos que configuram o trabalho precarizado deste profissional; 4) observar, no plano das parcerias, como se dão as relações profissionais e seus desdobramentos na gestão; 5) e analisar as condições de trabalho (remuneração, intensificação, valorização, formação) dos docentes que atuaram em parcerias firmadas entre uma prefeitura do interior de São Paulo e a iniciativa privada. Para o alcance do objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa em um município situado no interior do Estado de São Paulo, onde analisou-se uma parceria estabelecida entre a prefeitura e uma instituição privada, na modalidade de gestão compartilhada, durante o período de 2015 a 2018. O referencial teórico e metodológico utilizado como base explicativa do fenômeno foi o materialismo histórico-dialético. Com relação aos procedimentos metodológicos, estes obedeceram a seguinte sequência: revisão da literatura pertinente ao tema por meio de levantamento, seleção e análise de artigos, teses e dissertações em base de dados especializados, estudo documental e entrevistas semiestruturadas com educadores que atuaram na instituição parceira. A pesquisa confirmou a hipótese de que as parcerias público-privadas intensificam o processo de precarização do trabalho docente, por meio da denominada flexibilização nas relações de trabalho, que retira direitos sociais da categoria docente, amplia a jornada de trabalho, potencializa a desprofissionalização, rebaixa salários, reduzindo o valor da força de trabalho e, consequentemente, as condições de vida dos professores. |
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Implicações das parcerias público-privadas na educação infantil: gestão compartilhada e a reconfiguração do trabalho docenteImplicações das parcerias público-privadas na educação infantil: gestão compartilhada e a reconfiguração do trabalho docenteParceria público-privadaEducação infantilTrabalho docentePublic-private partnershipChild educationTeaching workCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação de Mestrado se inscreve na Linha de Pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista – UNOESTE. O objetivo da pesquisa foi compreender a relação entre os temas que envolvem o estudo das parcerias público-privadas, em suas diferentes configurações, mais especificamente na modalidade da gestão compartilhada, e as implicações dessas parcerias no trabalho docente. Como objetivos específicos, procurou-se: 1) analisar o desenvolvimento histórico da relação público-privada no contexto do neoliberalismo no Brasil e suas implicações para a educação; 2) compreender como se deu a relação público – privada na educação infantil brasileira, com destaque para as parcerias estabelecidas em municípios do Estado de São Paulo; 3) mapear os estudos que abordam o tema da relação público-privada na educação infantil na produção científica nacional a fim de definir os aspectos que configuram o trabalho precarizado deste profissional; 4) observar, no plano das parcerias, como se dão as relações profissionais e seus desdobramentos na gestão; 5) e analisar as condições de trabalho (remuneração, intensificação, valorização, formação) dos docentes que atuaram em parcerias firmadas entre uma prefeitura do interior de São Paulo e a iniciativa privada. Para o alcance do objetivo proposto, realizou-se uma pesquisa em um município situado no interior do Estado de São Paulo, onde analisou-se uma parceria estabelecida entre a prefeitura e uma instituição privada, na modalidade de gestão compartilhada, durante o período de 2015 a 2018. O referencial teórico e metodológico utilizado como base explicativa do fenômeno foi o materialismo histórico-dialético. Com relação aos procedimentos metodológicos, estes obedeceram a seguinte sequência: revisão da literatura pertinente ao tema por meio de levantamento, seleção e análise de artigos, teses e dissertações em base de dados especializados, estudo documental e entrevistas semiestruturadas com educadores que atuaram na instituição parceira. A pesquisa confirmou a hipótese de que as parcerias público-privadas intensificam o processo de precarização do trabalho docente, por meio da denominada flexibilização nas relações de trabalho, que retira direitos sociais da categoria docente, amplia a jornada de trabalho, potencializa a desprofissionalização, rebaixa salários, reduzindo o valor da força de trabalho e, consequentemente, as condições de vida dos professores.The present thesis is part of the research line in “Public Policies in Education, Formative Processes and Diversity” of the graduate program in Education by the University of Oeste Paulista - UNOESTE, and it is aimed to understand the relationship between the themes regarding the study of public-private partnerships in their different configurations, precisely in the shared management modality, and the implications of these partnerships in the teaching work. As specific objectives, it is sought to: 1) analyze the historical development of the public-private relationship in the context of neoliberalism in Brazil and its implications for education; 2) understand how the public-private relationship happened in the early childhood education in Brazil, especially the partnerships established in cities of the state of São Paulo; 3) map the studies that address the theme of public-private relationship in early childhood education in the domestic scientific production in order to define the aspects that specify the poor work of this professional; 4) observe, at the level of partnerships, how professional relationships take place and their consequences in management and 5) analyze working conditions (wage, escalation, valuation, training) of teachers who worked in partnerships between the city government in São Paulo and the private sector. Thus, in order to achieve the objective, a research was carried out in an inland city in the state of São Paulo, where a partnership between the city government and a private institution under shared management was analyzed from 2015 to 2018. The theoretical and methodological framework used as the explanatory basis of the phenomenon was historical-dialectical materialism. As for the methodological procedures, they were as follows: review of the relevant literature by means of survey, selection and analysis of articles, theses and dissertations in specialized databases, documentary study, and semi-structured interviews with educators who worked at the partner institution. The research confirmed the hypothesis that public-private partnerships intensify the scarcity process of teaching function by the so-called flexibility in labor relations, which eliminate social rights from the teaching category, extends the workday, enhances de-professionalization, and decreases wages, thus reducing the value of the workforce and consequently the living conditions of teachers.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoAnjos , Ricardo Eleutério doshttp://lattes.cnpq.br/1844230833604943Alaniz, Érika Porcelihttp://lattes.cnpq.br/6828027491772575Francisco, Marcos Viniciushttp://lattes.cnpq.br/7996858773030239Borges, Regilson Macielhttp://lattes.cnpq.br/4262613256144204MOREIRA, João Gomes2020-03-09T12:33:04Z2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMOREIRA, João Gomes. Implicações das parcerias público-privadas na educação infantil: gestão compartilhada e a reconfiguração do trabalho docente. 2019. 154 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2019.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1225porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2020-03-10T04:00:16Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1225Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2020-03-10T04:00:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
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