A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/935 |
Resumo: | A presente dissertação, intitulada A Filosofia vai ao Cinema: o uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia teve como objetivo analisar o Cinema como recurso didático utilizado para apoiar o Ensino de Filosofia no Currículo Paulista, possibilitando pensar a ação docente por meio de roteiros de aula com o uso de filmes. A relevância da pesquisa justifica-se pelo fato de que a educação contemporânea requer que o professor crie novas estratégias de ensino e utilize recursos diferenciados, buscando uma aprendizagem que seja favorável à compreensão de mundo e a reflexão crítica dos alunos. Esta dissertação contemplou uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica, análise documental e elaboração de roteiros de aula. Os resultados apontam que além de contribuir para a reflexão filosófica, os roteiros de aula podem suscitar novos olhares para uma educação transformadora, promover melhorias na prática docente e preparar cidadãos conscientes para que sejam autores da própria mudança. Espera-se, assim, que os roteiros de aula aqui apresentados, não sejam vistos como um ponto final para essa dissertação, nem mesmo como um instrumento estático e inalterável. Ao contrário, deseja-se que os mesmos possam abrir caminhos para o Ensino de Filosofia, e também para as demais disciplinas, que poderão utilizar-se dessa metodologia e estrutura para elaborar seus próprios roteiros, adequando-os de acordo com a necessidade e realidade em que estiverem inseridas. |
id |
UOES_a674c2acbc7293a71018c8c486223066 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/935 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofiaThe philosophy goes to the cinema: The use of film as a teaching resource in teaching philosophyEnsino de FilosofiaCinemaCurrículoRoteiros de Aula.Philosophy of EducationCinemaCurriculumClass itineraries.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação, intitulada A Filosofia vai ao Cinema: o uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia teve como objetivo analisar o Cinema como recurso didático utilizado para apoiar o Ensino de Filosofia no Currículo Paulista, possibilitando pensar a ação docente por meio de roteiros de aula com o uso de filmes. A relevância da pesquisa justifica-se pelo fato de que a educação contemporânea requer que o professor crie novas estratégias de ensino e utilize recursos diferenciados, buscando uma aprendizagem que seja favorável à compreensão de mundo e a reflexão crítica dos alunos. Esta dissertação contemplou uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica, análise documental e elaboração de roteiros de aula. Os resultados apontam que além de contribuir para a reflexão filosófica, os roteiros de aula podem suscitar novos olhares para uma educação transformadora, promover melhorias na prática docente e preparar cidadãos conscientes para que sejam autores da própria mudança. Espera-se, assim, que os roteiros de aula aqui apresentados, não sejam vistos como um ponto final para essa dissertação, nem mesmo como um instrumento estático e inalterável. Ao contrário, deseja-se que os mesmos possam abrir caminhos para o Ensino de Filosofia, e também para as demais disciplinas, que poderão utilizar-se dessa metodologia e estrutura para elaborar seus próprios roteiros, adequando-os de acordo com a necessidade e realidade em que estiverem inseridas.This dissertation, titled - "The Philosophy goes to the cinema: the use of film as a teaching resource in teaching philosophy" - aimed to analyze the Cinema as a teaching resource used to support the Philosophy of Education in Curriculum Paulista, alowing think the action teaching through lecture tours with the use of film. The relevance of the research is justified by the fact that contemporary education requires the teacher to create new teaching strategies and use different resources, seeking a learning that is conducive to understanding of the world and critical thinking of students. This work included a qualitative approach through literature search, document review and preparation of lesson scripts. The results show that in addition to contributing to philosophical reflection, lecture tours can raise the new looks for a transformative education, promote improvements in teaching practice and prepare for concerned citizens who are perpetrators of change itself. It is hoped, therefore, that the lesson itineraries presented here, are not seen as an end to this thesis, even as unchanging static instrument. Rather, it is desired that they can open paths to the Philosophy of Education, and also to other disciplines, which will be used this methodology and framework to develop your own scripts, adjusting them according to the need and reality in which they are inserted.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoGebran, Raimunda AbouCPF:12107141835http://lattes.cnpq.br/9159647879596364Ruiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Carvalho, Alonso Bezerra deCPF:06481271843http://lattes.cnpq.br/4091021554181403Doimo, Diego Augusto2016-07-18T17:54:25Z2015-12-012015-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDOIMO, Diego Augusto. The philosophy goes to the cinema: The use of film as a teaching resource in teaching philosophy. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/935porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:01:04Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/935Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:01:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia The philosophy goes to the cinema: The use of film as a teaching resource in teaching philosophy |
title |
A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia |
spellingShingle |
A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia Doimo, Diego Augusto Ensino de Filosofia Cinema Currículo Roteiros de Aula. Philosophy of Education Cinema Curriculum Class itineraries. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia |
title_full |
A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia |
title_fullStr |
A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia |
title_full_unstemmed |
A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia |
title_sort |
A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia |
author |
Doimo, Diego Augusto |
author_facet |
Doimo, Diego Augusto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gebran, Raimunda Abou CPF:12107141835 http://lattes.cnpq.br/9159647879596364 Ruiz, Adriano Rodrigues CPF:19134428887 http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 Carvalho, Alonso Bezerra de CPF:06481271843 http://lattes.cnpq.br/4091021554181403 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Doimo, Diego Augusto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Filosofia Cinema Currículo Roteiros de Aula. Philosophy of Education Cinema Curriculum Class itineraries. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Ensino de Filosofia Cinema Currículo Roteiros de Aula. Philosophy of Education Cinema Curriculum Class itineraries. CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente dissertação, intitulada A Filosofia vai ao Cinema: o uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia teve como objetivo analisar o Cinema como recurso didático utilizado para apoiar o Ensino de Filosofia no Currículo Paulista, possibilitando pensar a ação docente por meio de roteiros de aula com o uso de filmes. A relevância da pesquisa justifica-se pelo fato de que a educação contemporânea requer que o professor crie novas estratégias de ensino e utilize recursos diferenciados, buscando uma aprendizagem que seja favorável à compreensão de mundo e a reflexão crítica dos alunos. Esta dissertação contemplou uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica, análise documental e elaboração de roteiros de aula. Os resultados apontam que além de contribuir para a reflexão filosófica, os roteiros de aula podem suscitar novos olhares para uma educação transformadora, promover melhorias na prática docente e preparar cidadãos conscientes para que sejam autores da própria mudança. Espera-se, assim, que os roteiros de aula aqui apresentados, não sejam vistos como um ponto final para essa dissertação, nem mesmo como um instrumento estático e inalterável. Ao contrário, deseja-se que os mesmos possam abrir caminhos para o Ensino de Filosofia, e também para as demais disciplinas, que poderão utilizar-se dessa metodologia e estrutura para elaborar seus próprios roteiros, adequando-os de acordo com a necessidade e realidade em que estiverem inseridas. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-01 2015-06-24 2016-07-18T17:54:25Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
DOIMO, Diego Augusto. The philosophy goes to the cinema: The use of film as a teaching resource in teaching philosophy. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/935 |
identifier_str_mv |
DOIMO, Diego Augusto. The philosophy goes to the cinema: The use of film as a teaching resource in teaching philosophy. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/935 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100159845597184 |