A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Doimo, Diego Augusto
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/935
Resumo: A presente dissertação, intitulada A Filosofia vai ao Cinema: o uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia teve como objetivo analisar o Cinema como recurso didático utilizado para apoiar o Ensino de Filosofia no Currículo Paulista, possibilitando pensar a ação docente por meio de roteiros de aula com o uso de filmes. A relevância da pesquisa justifica-se pelo fato de que a educação contemporânea requer que o professor crie novas estratégias de ensino e utilize recursos diferenciados, buscando uma aprendizagem que seja favorável à compreensão de mundo e a reflexão crítica dos alunos. Esta dissertação contemplou uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica, análise documental e elaboração de roteiros de aula. Os resultados apontam que além de contribuir para a reflexão filosófica, os roteiros de aula podem suscitar novos olhares para uma educação transformadora, promover melhorias na prática docente e preparar cidadãos conscientes para que sejam autores da própria mudança. Espera-se, assim, que os roteiros de aula aqui apresentados, não sejam vistos como um ponto final para essa dissertação, nem mesmo como um instrumento estático e inalterável. Ao contrário, deseja-se que os mesmos possam abrir caminhos para o Ensino de Filosofia, e também para as demais disciplinas, que poderão utilizar-se dessa metodologia e estrutura para elaborar seus próprios roteiros, adequando-os de acordo com a necessidade e realidade em que estiverem inseridas.
id UOES_a674c2acbc7293a71018c8c486223066
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/935
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofiaThe philosophy goes to the cinema: The use of film as a teaching resource in teaching philosophyEnsino de FilosofiaCinemaCurrículoRoteiros de Aula.Philosophy of EducationCinemaCurriculumClass itineraries.CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação, intitulada A Filosofia vai ao Cinema: o uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia teve como objetivo analisar o Cinema como recurso didático utilizado para apoiar o Ensino de Filosofia no Currículo Paulista, possibilitando pensar a ação docente por meio de roteiros de aula com o uso de filmes. A relevância da pesquisa justifica-se pelo fato de que a educação contemporânea requer que o professor crie novas estratégias de ensino e utilize recursos diferenciados, buscando uma aprendizagem que seja favorável à compreensão de mundo e a reflexão crítica dos alunos. Esta dissertação contemplou uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica, análise documental e elaboração de roteiros de aula. Os resultados apontam que além de contribuir para a reflexão filosófica, os roteiros de aula podem suscitar novos olhares para uma educação transformadora, promover melhorias na prática docente e preparar cidadãos conscientes para que sejam autores da própria mudança. Espera-se, assim, que os roteiros de aula aqui apresentados, não sejam vistos como um ponto final para essa dissertação, nem mesmo como um instrumento estático e inalterável. Ao contrário, deseja-se que os mesmos possam abrir caminhos para o Ensino de Filosofia, e também para as demais disciplinas, que poderão utilizar-se dessa metodologia e estrutura para elaborar seus próprios roteiros, adequando-os de acordo com a necessidade e realidade em que estiverem inseridas.This dissertation, titled - "The Philosophy goes to the cinema: the use of film as a teaching resource in teaching philosophy" - aimed to analyze the Cinema as a teaching resource used to support the Philosophy of Education in Curriculum Paulista, alowing think the action teaching through lecture tours with the use of film. The relevance of the research is justified by the fact that contemporary education requires the teacher to create new teaching strategies and use different resources, seeking a learning that is conducive to understanding of the world and critical thinking of students. This work included a qualitative approach through literature search, document review and preparation of lesson scripts. The results show that in addition to contributing to philosophical reflection, lecture tours can raise the new looks for a transformative education, promote improvements in teaching practice and prepare for concerned citizens who are perpetrators of change itself. It is hoped, therefore, that the lesson itineraries presented here, are not seen as an end to this thesis, even as unchanging static instrument. Rather, it is desired that they can open paths to the Philosophy of Education, and also to other disciplines, which will be used this methodology and framework to develop your own scripts, adjusting them according to the need and reality in which they are inserted.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoGebran, Raimunda AbouCPF:12107141835http://lattes.cnpq.br/9159647879596364Ruiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Carvalho, Alonso Bezerra deCPF:06481271843http://lattes.cnpq.br/4091021554181403Doimo, Diego Augusto2016-07-18T17:54:25Z2015-12-012015-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfDOIMO, Diego Augusto. The philosophy goes to the cinema: The use of film as a teaching resource in teaching philosophy. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/935porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:01:04Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/935Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:01:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia
The philosophy goes to the cinema: The use of film as a teaching resource in teaching philosophy
title A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia
spellingShingle A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia
Doimo, Diego Augusto
Ensino de Filosofia
Cinema
Currículo
Roteiros de Aula.
Philosophy of Education
Cinema
Curriculum
Class itineraries.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia
title_full A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia
title_fullStr A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia
title_full_unstemmed A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia
title_sort A filosofia vai ao cinema: O uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia
author Doimo, Diego Augusto
author_facet Doimo, Diego Augusto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gebran, Raimunda Abou
CPF:12107141835
http://lattes.cnpq.br/9159647879596364
Ruiz, Adriano Rodrigues
CPF:19134428887
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
Carvalho, Alonso Bezerra de
CPF:06481271843
http://lattes.cnpq.br/4091021554181403
dc.contributor.author.fl_str_mv Doimo, Diego Augusto
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Filosofia
Cinema
Currículo
Roteiros de Aula.
Philosophy of Education
Cinema
Curriculum
Class itineraries.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino de Filosofia
Cinema
Currículo
Roteiros de Aula.
Philosophy of Education
Cinema
Curriculum
Class itineraries.
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente dissertação, intitulada A Filosofia vai ao Cinema: o uso do filme como recurso didático no ensino de filosofia teve como objetivo analisar o Cinema como recurso didático utilizado para apoiar o Ensino de Filosofia no Currículo Paulista, possibilitando pensar a ação docente por meio de roteiros de aula com o uso de filmes. A relevância da pesquisa justifica-se pelo fato de que a educação contemporânea requer que o professor crie novas estratégias de ensino e utilize recursos diferenciados, buscando uma aprendizagem que seja favorável à compreensão de mundo e a reflexão crítica dos alunos. Esta dissertação contemplou uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa bibliográfica, análise documental e elaboração de roteiros de aula. Os resultados apontam que além de contribuir para a reflexão filosófica, os roteiros de aula podem suscitar novos olhares para uma educação transformadora, promover melhorias na prática docente e preparar cidadãos conscientes para que sejam autores da própria mudança. Espera-se, assim, que os roteiros de aula aqui apresentados, não sejam vistos como um ponto final para essa dissertação, nem mesmo como um instrumento estático e inalterável. Ao contrário, deseja-se que os mesmos possam abrir caminhos para o Ensino de Filosofia, e também para as demais disciplinas, que poderão utilizar-se dessa metodologia e estrutura para elaborar seus próprios roteiros, adequando-os de acordo com a necessidade e realidade em que estiverem inseridas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-01
2015-06-24
2016-07-18T17:54:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DOIMO, Diego Augusto. The philosophy goes to the cinema: The use of film as a teaching resource in teaching philosophy. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/935
identifier_str_mv DOIMO, Diego Augusto. The philosophy goes to the cinema: The use of film as a teaching resource in teaching philosophy. 2015. 93 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2015.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/935
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1800306039074062336