Análise de uma disciplina da Pedagogia fundamentada na abordagem CCS: políticas educacionais, formação inicial e TDIC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COIMBRA, Ana Cristina Cardoso
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1312
Resumo: Esta dissertação está vinculada à linha de pesquisa “Políticas Públicas em Educação, Processos Formativos e Diversidade” no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista (PPGE/ UNOESTE). A pesquisa justifica-se pela importância de apontar caminhos para uma formação de professores que atenda as políticas educacionais brasileiras, propondo uma estratégia diferente e nova de se formar o discente por meio da abordagem CCS, tornando a aprendizagem significativa e usando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como ferramentas durante os processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo geral foi analisar os processos de planejamento e desenvolvimento da disciplina de Libras para a Educação Inclusiva em um curso de Pedagogia segundo os princípios da abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS). A pesquisa utiliza a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica de produções científicas do período de 2017 a 2019, posteriormente procedeu-se o estudo das políticas educacionais nos últimos 30 anos e dos processos de formação inicial de professores. A pesquisa ocorreu durante o segundo semestre de 2019, com um total de 15 encontros com 4 horas/aula, durante os quais a pesquisadora atuou em conjunto com o docente da disciplina e os estudantes de forma a participar em todas as etapas dos processos de ensino e de aprendizagem. Participaram deste estudo 1 docente e 60 estudantes matriculados na disciplina de Libras do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade estadual pública localizada no interior do estado de São Paulo. Os dados foram coletados e organizados por meio de questionários, diário de campo e atividades desenvolvidas pelos estudantes e, na sequência, interpretados à luz da triangulação de dados e discutidos na perspectiva das políticas educacionais e da literatura que discute a formação de professores. Como resultado conclui-se que, apesar da resistência inicial, relacionada à mudança da prática educacional, os estudantes conseguiram elaborar um projeto de uma escola inclusiva, refletindo sobre como incluir Estudantes Público Alvo da Educação Especial (EPAEE) em um ambiente escolar e usando as TDIC como ferramentas para a construção do conhecimento e como recurso de Tecnologia Assistiva (TA) para a inclusão em sala de aula. Como análise final, identificou-se que a política educacional usada para orientar proativamente as Instituições de Ensino Superior (IES) auxilia na execução de projetos inclusivos. Além disso, a adoção de abordagem como a CCS nos currículos, combinada com o trabalho por projeto, favorece o desenvolvimento da autonomia, a reflexão sobre a prática educacional e o uso das TDIC como ferramentas para a construção do conhecimento e como recursos de suporte de TA para os EPAEE.
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A pesquisa justifica-se pela importância de apontar caminhos para uma formação de professores que atenda as políticas educacionais brasileiras, propondo uma estratégia diferente e nova de se formar o discente por meio da abordagem CCS, tornando a aprendizagem significativa e usando as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), como ferramentas durante os processos de ensino e de aprendizagem. O objetivo geral foi analisar os processos de planejamento e desenvolvimento da disciplina de Libras para a Educação Inclusiva em um curso de Pedagogia segundo os princípios da abordagem Construcionista, Contextualizada e Significativa (CCS). A pesquisa utiliza a abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação. Inicialmente, foi realizada uma revisão bibliográfica de produções científicas do período de 2017 a 2019, posteriormente procedeu-se o estudo das políticas educacionais nos últimos 30 anos e dos processos de formação inicial de professores. A pesquisa ocorreu durante o segundo semestre de 2019, com um total de 15 encontros com 4 horas/aula, durante os quais a pesquisadora atuou em conjunto com o docente da disciplina e os estudantes de forma a participar em todas as etapas dos processos de ensino e de aprendizagem. Participaram deste estudo 1 docente e 60 estudantes matriculados na disciplina de Libras do curso de Licenciatura em Pedagogia de uma universidade estadual pública localizada no interior do estado de São Paulo. Os dados foram coletados e organizados por meio de questionários, diário de campo e atividades desenvolvidas pelos estudantes e, na sequência, interpretados à luz da triangulação de dados e discutidos na perspectiva das políticas educacionais e da literatura que discute a formação de professores. Como resultado conclui-se que, apesar da resistência inicial, relacionada à mudança da prática educacional, os estudantes conseguiram elaborar um projeto de uma escola inclusiva, refletindo sobre como incluir Estudantes Público Alvo da Educação Especial (EPAEE) em um ambiente escolar e usando as TDIC como ferramentas para a construção do conhecimento e como recurso de Tecnologia Assistiva (TA) para a inclusão em sala de aula. Como análise final, identificou-se que a política educacional usada para orientar proativamente as Instituições de Ensino Superior (IES) auxilia na execução de projetos inclusivos. Além disso, a adoção de abordagem como a CCS nos currículos, combinada com o trabalho por projeto, favorece o desenvolvimento da autonomia, a reflexão sobre a prática educacional e o uso das TDIC como ferramentas para a construção do conhecimento e como recursos de suporte de TA para os EPAEE.This dissertation is linked to the research line “Public Policies in Education, Formative Processes and Diversity” at the University of Western São Paulo Graduate Program of Education (UNOESTE / PPGE). This research is justified by the importance of pointing out ways for teacher training according to the Brazilian educational policies, proposing a different and new strategy for training students through the CCS approach, making learning meaningful and using Digital Information and Communication Technologies (DICT) as tools during the teaching and learning processes. A qualitative action research was conducted with the general objective of analyzing the processes of planning and developing the Libras (Brazilian Sign Language) course for Inclusive Education in a Pedagogy program according to the principles of the Constructionist, Contextualized and Meaningful (CCS from the acronym in Portuguese) approach. First, a bibliographic review of the scientific production published from 2017 to 2019 was conducted, along with the analyses of the educational policies in the last 30 years and the initial teacher training processes. The research was developed during the second semester of 2019, with a total of 15 4-hour-class sessions. In order to participate in all phases of the teaching and learning processes, the researcher worked together with the professor of the course and his students. The participants were 1 professor and 60 students of the Libras course in the Pedagogy program at a public state university located in the interior of São Paulo State, Brazil. Data were collect and organized through questionnaires, field diaries, and activities developed by students, and, subsequently, interpreted in the light of data triangulation based on the discussion of educational policies and the literature that discusses teacher training. As a result, it was possible to ascertain that, despite the initial resistance related to the change in educational practice, the students managed to elaborate a project for an inclusive school, reflecting on how to include Students Target Audience of Special Education (EPAEE from the acronym in Portuguese) in the school environment, using the DICT as tools for the construction of knowledge and as a resource of Assistive Technology (AT) for inclusion in the classroom. As a final analysis, the findings demonstrated that the educational policy used to proactively guide Higher Education Institutions (HEIs) assists in the execution of inclusive projects. In addition, the adoption of approaches such as CCS in curricula, combined with project work, favors the development of autonomy, the reflection on educational practice and the use of DICT as tools for building knowledge and as resources to support AT for EPAEE.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoSchlünzen, Elisa Tomoe Moriyahttps://orcid.org/0000-0003-1138-8541http://lattes.cnpq.br/7346754405819238Valente, José Armandohttp://lattes.cnpq.br/8919503255281132Santos, Danielle Aparecida do Nascimento doshttps://orcid.org/0000-0002-9178-7325http://lattes.cnpq.br/0611273370317584COIMBRA, Ana Cristina Cardoso2021-02-10T16:54:47Z2020-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfCOIMBRA, Ana Cristina Cardoso. Análise de uma disciplina da Pedagogia fundamentada na abordagem CCS: políticas educacionais, formação inicial e TDIC. 2020. 224 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2020.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1312porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2021-02-11T03:00:18Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1312Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2021-02-11T03:00:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
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