A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administração

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Camila Camargo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/890
Resumo: A presente pesquisa objetivou identificar contribuições do ensino técnico no aprendizado de competências profissionais, de modo específico estudou o desenvolvimento do ensino técnico no Brasil e analisou a contribuição do ensino técnico do Centro Paula Souza na trajetória profissional de seus egressos. Como metodologia, recorreu-se a abordagem qualitativa e utilizou-se um estudo de caso, com recolha de dados de duas naturezas documentais e entrevistas. O caso estudado aconteceu em uma unidade escolar do Centro Paula Souza, localizada na cidade de Avaré, estado de São Paulo. Como resultado, tendo por referência depoimentos de egressos, verificou-se a efetividade do curso para: a empregabilidade; o desenvolvimento de habilidades/capacidades empreendedoras; a preparação para a vida em sociedade; a continuidade de estudo, no nível superior; oferecer conhecimentos para o bom desempenho na profissão.
id UOES_b3292644821ea486eab8f53818ef5df6
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:tede/890
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administraçãoContribution of technical instruction in professional development and education from administration courseEnsino TécnicoHabilidadesCompetênciasCentro Paula SouzaTechnical teachingSkillsCompetencesPaula Souza CenterCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa objetivou identificar contribuições do ensino técnico no aprendizado de competências profissionais, de modo específico estudou o desenvolvimento do ensino técnico no Brasil e analisou a contribuição do ensino técnico do Centro Paula Souza na trajetória profissional de seus egressos. Como metodologia, recorreu-se a abordagem qualitativa e utilizou-se um estudo de caso, com recolha de dados de duas naturezas documentais e entrevistas. O caso estudado aconteceu em uma unidade escolar do Centro Paula Souza, localizada na cidade de Avaré, estado de São Paulo. Como resultado, tendo por referência depoimentos de egressos, verificou-se a efetividade do curso para: a empregabilidade; o desenvolvimento de habilidades/capacidades empreendedoras; a preparação para a vida em sociedade; a continuidade de estudo, no nível superior; oferecer conhecimentos para o bom desempenho na profissão.The aim of this research was to identify technical teaching contributions at learning job competences, in a specific way it has studied technical teaching development in Brazil and has analyzed technical teaching contribution at Paula Souza Center in its egress professional trajectory. As methodology, this work used qualitative approach and it was used a study of event, the data was collected in two kinds Documents and Interviews. The study event took place in a school unit from Paula Souza Center, located in Avaré, in São Paulo state. As a result, doing with the egress testimonials as reference, it was verified the course effectiveness to the employability, the development of skills/capabilities entrepreneurs, the inurement for society life, the study continuity on higher level education and offering knowledge for a good job performance.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoSchmidt, Ivone TambelliCPF:19913877849http://lattes.cnpq.br/1360256846908659Ruiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Hashimoto, FranciscoCPF:82664757849http://lattes.cnpq.br/7778086667028727Aguiar, Camila Camargo2016-07-18T17:54:20Z2013-12-182013-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAGUIAR, Camila Camargo. Contribution of technical instruction in professional development and education from administration course. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:30Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/890Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administração
Contribution of technical instruction in professional development and education from administration course
title A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administração
spellingShingle A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administração
Aguiar, Camila Camargo
Ensino Técnico
Habilidades
Competências
Centro Paula Souza
Technical teaching
Skills
Competences
Paula Souza Center
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administração
title_full A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administração
title_fullStr A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administração
title_full_unstemmed A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administração
title_sort A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administração
author Aguiar, Camila Camargo
author_facet Aguiar, Camila Camargo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Schmidt, Ivone Tambelli
CPF:19913877849
http://lattes.cnpq.br/1360256846908659
Ruiz, Adriano Rodrigues
CPF:19134428887
http://lattes.cnpq.br/8422091593631782
Hashimoto, Francisco
CPF:82664757849
http://lattes.cnpq.br/7778086667028727
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguiar, Camila Camargo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Técnico
Habilidades
Competências
Centro Paula Souza
Technical teaching
Skills
Competences
Paula Souza Center
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Ensino Técnico
Habilidades
Competências
Centro Paula Souza
Technical teaching
Skills
Competences
Paula Souza Center
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description A presente pesquisa objetivou identificar contribuições do ensino técnico no aprendizado de competências profissionais, de modo específico estudou o desenvolvimento do ensino técnico no Brasil e analisou a contribuição do ensino técnico do Centro Paula Souza na trajetória profissional de seus egressos. Como metodologia, recorreu-se a abordagem qualitativa e utilizou-se um estudo de caso, com recolha de dados de duas naturezas documentais e entrevistas. O caso estudado aconteceu em uma unidade escolar do Centro Paula Souza, localizada na cidade de Avaré, estado de São Paulo. Como resultado, tendo por referência depoimentos de egressos, verificou-se a efetividade do curso para: a empregabilidade; o desenvolvimento de habilidades/capacidades empreendedoras; a preparação para a vida em sociedade; a continuidade de estudo, no nível superior; oferecer conhecimentos para o bom desempenho na profissão.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18
2013-11-06
2016-07-18T17:54:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv AGUIAR, Camila Camargo. Contribution of technical instruction in professional development and education from administration course. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/890
identifier_str_mv AGUIAR, Camila Camargo. Contribution of technical instruction in professional development and education from administration course. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.
url http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas
BR
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159364300800