A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administração
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
Texto Completo: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/890 |
Resumo: | A presente pesquisa objetivou identificar contribuições do ensino técnico no aprendizado de competências profissionais, de modo específico estudou o desenvolvimento do ensino técnico no Brasil e analisou a contribuição do ensino técnico do Centro Paula Souza na trajetória profissional de seus egressos. Como metodologia, recorreu-se a abordagem qualitativa e utilizou-se um estudo de caso, com recolha de dados de duas naturezas documentais e entrevistas. O caso estudado aconteceu em uma unidade escolar do Centro Paula Souza, localizada na cidade de Avaré, estado de São Paulo. Como resultado, tendo por referência depoimentos de egressos, verificou-se a efetividade do curso para: a empregabilidade; o desenvolvimento de habilidades/capacidades empreendedoras; a preparação para a vida em sociedade; a continuidade de estudo, no nível superior; oferecer conhecimentos para o bom desempenho na profissão. |
id |
UOES_b3292644821ea486eab8f53818ef5df6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/890 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administraçãoContribution of technical instruction in professional development and education from administration courseEnsino TécnicoHabilidadesCompetênciasCentro Paula SouzaTechnical teachingSkillsCompetencesPaula Souza CenterCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente pesquisa objetivou identificar contribuições do ensino técnico no aprendizado de competências profissionais, de modo específico estudou o desenvolvimento do ensino técnico no Brasil e analisou a contribuição do ensino técnico do Centro Paula Souza na trajetória profissional de seus egressos. Como metodologia, recorreu-se a abordagem qualitativa e utilizou-se um estudo de caso, com recolha de dados de duas naturezas documentais e entrevistas. O caso estudado aconteceu em uma unidade escolar do Centro Paula Souza, localizada na cidade de Avaré, estado de São Paulo. Como resultado, tendo por referência depoimentos de egressos, verificou-se a efetividade do curso para: a empregabilidade; o desenvolvimento de habilidades/capacidades empreendedoras; a preparação para a vida em sociedade; a continuidade de estudo, no nível superior; oferecer conhecimentos para o bom desempenho na profissão.The aim of this research was to identify technical teaching contributions at learning job competences, in a specific way it has studied technical teaching development in Brazil and has analyzed technical teaching contribution at Paula Souza Center in its egress professional trajectory. As methodology, this work used qualitative approach and it was used a study of event, the data was collected in two kinds Documents and Interviews. The study event took place in a school unit from Paula Souza Center, located in Avaré, in São Paulo state. As a result, doing with the egress testimonials as reference, it was verified the course effectiveness to the employability, the development of skills/capabilities entrepreneurs, the inurement for society life, the study continuity on higher level education and offering knowledge for a good job performance.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoSchmidt, Ivone TambelliCPF:19913877849http://lattes.cnpq.br/1360256846908659Ruiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Hashimoto, FranciscoCPF:82664757849http://lattes.cnpq.br/7778086667028727Aguiar, Camila Camargo2016-07-18T17:54:20Z2013-12-182013-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfAGUIAR, Camila Camargo. Contribution of technical instruction in professional development and education from administration course. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/890porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:00:30Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/890Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:00:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administração Contribution of technical instruction in professional development and education from administration course |
title |
A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administração |
spellingShingle |
A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administração Aguiar, Camila Camargo Ensino Técnico Habilidades Competências Centro Paula Souza Technical teaching Skills Competences Paula Souza Center CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administração |
title_full |
A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administração |
title_fullStr |
A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administração |
title_full_unstemmed |
A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administração |
title_sort |
A contribuição do ensino técnico na formação e educação profissional do curso de administração |
author |
Aguiar, Camila Camargo |
author_facet |
Aguiar, Camila Camargo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Schmidt, Ivone Tambelli CPF:19913877849 http://lattes.cnpq.br/1360256846908659 Ruiz, Adriano Rodrigues CPF:19134428887 http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 Hashimoto, Francisco CPF:82664757849 http://lattes.cnpq.br/7778086667028727 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguiar, Camila Camargo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Técnico Habilidades Competências Centro Paula Souza Technical teaching Skills Competences Paula Souza Center CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Ensino Técnico Habilidades Competências Centro Paula Souza Technical teaching Skills Competences Paula Souza Center CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa objetivou identificar contribuições do ensino técnico no aprendizado de competências profissionais, de modo específico estudou o desenvolvimento do ensino técnico no Brasil e analisou a contribuição do ensino técnico do Centro Paula Souza na trajetória profissional de seus egressos. Como metodologia, recorreu-se a abordagem qualitativa e utilizou-se um estudo de caso, com recolha de dados de duas naturezas documentais e entrevistas. O caso estudado aconteceu em uma unidade escolar do Centro Paula Souza, localizada na cidade de Avaré, estado de São Paulo. Como resultado, tendo por referência depoimentos de egressos, verificou-se a efetividade do curso para: a empregabilidade; o desenvolvimento de habilidades/capacidades empreendedoras; a preparação para a vida em sociedade; a continuidade de estudo, no nível superior; oferecer conhecimentos para o bom desempenho na profissão. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-18 2013-11-06 2016-07-18T17:54:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
AGUIAR, Camila Camargo. Contribution of technical instruction in professional development and education from administration course. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/890 |
identifier_str_mv |
AGUIAR, Camila Camargo. Contribution of technical instruction in professional development and education from administration course. 2013. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2013. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/890 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1822154850250522624 |