O ensino superior na sociedade da informação e do conhecimento na ótica da UNESCO e do Banco Mundial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, José Eduardo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/977
Resumo: A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa 1 – Instituição Educacional: Organização e Gestão, do Programa Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE – Presidente Prudente – SP), e analisou que a sociedade situa-se em um paradigma em que a informação se propaga velozmente, e isso está acontecendo devido ao fato da utilização de uma gama de tecnologias informacionais que permitem a disponibilização, bem como a troca dessa informação por pessoas dispersas em todas as partes do mundo. Assim, essas tecnologias permitem que os sujeitos estejam conectados por meio de uma grande rede que, paradoxalmente, os mantém, ao mesmo tempo, tão próximos e tão distantes, caracterizando espaços de interação virtuais. Essa análise partiu de documentos oficiais da Unesco e Banco Mundial, na comparação das diretrizes por estas instituições desenhadas para os países em desenvolvimento, incluindo-se entre eles o Brasil. Fatores como globalização, abertura e expansão de economias transnacionais também são fatores determinantes nesse novo paradigma da informação, como também nos processos educacionais, pelas consequências dessa transnacionalidade da informação e do conhecimento; seus impactos e perspectivas a partir dos resultados obtidos com as políticas educacionais existentes. Assim, seu objetivo geral concentrou-se em compreender o Ensino Superior, suas demandas e perspectivas na chamada sociedade da informação e do conhecimento no contexto da globalização, na perspectiva da UNESCO e do Banco Mundial, bem como a posição do Brasil diante das duas propostas. Nesse contexto, fez-se a opção por trabalhar com a pesquisa de levantamento bibliográfico e documental a fim de refletir sobre o Ensino Superior, suas demandas e perspectivas na chamada Sociedade da Informação e do Conhecimento.
id UOES_b4f89e2e56144d9b3c8e8253734ebb6e
oai_identifier_str oai:bdtd.unoeste.br:jspui/977
network_acronym_str UOES
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository_id_str
spelling O ensino superior na sociedade da informação e do conhecimento na ótica da UNESCO e do Banco MundialHigher education within Information and Knowledge Society in UNESCO and Banco Mundial’s SightEnsino SuperiorSociedade do ConhecimentoSociedade da Informação.University, Higher EducationUNESCOBanco MundialInformation SocietyKnowledge SocietyFUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAOA presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa 1 – Instituição Educacional: Organização e Gestão, do Programa Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE – Presidente Prudente – SP), e analisou que a sociedade situa-se em um paradigma em que a informação se propaga velozmente, e isso está acontecendo devido ao fato da utilização de uma gama de tecnologias informacionais que permitem a disponibilização, bem como a troca dessa informação por pessoas dispersas em todas as partes do mundo. Assim, essas tecnologias permitem que os sujeitos estejam conectados por meio de uma grande rede que, paradoxalmente, os mantém, ao mesmo tempo, tão próximos e tão distantes, caracterizando espaços de interação virtuais. Essa análise partiu de documentos oficiais da Unesco e Banco Mundial, na comparação das diretrizes por estas instituições desenhadas para os países em desenvolvimento, incluindo-se entre eles o Brasil. Fatores como globalização, abertura e expansão de economias transnacionais também são fatores determinantes nesse novo paradigma da informação, como também nos processos educacionais, pelas consequências dessa transnacionalidade da informação e do conhecimento; seus impactos e perspectivas a partir dos resultados obtidos com as políticas educacionais existentes. Assim, seu objetivo geral concentrou-se em compreender o Ensino Superior, suas demandas e perspectivas na chamada sociedade da informação e do conhecimento no contexto da globalização, na perspectiva da UNESCO e do Banco Mundial, bem como a posição do Brasil diante das duas propostas. Nesse contexto, fez-se a opção por trabalhar com a pesquisa de levantamento bibliográfico e documental a fim de refletir sobre o Ensino Superior, suas demandas e perspectivas na chamada Sociedade da Informação e do Conhecimento.This thesis is attached to the research 1 – Educational Institution: Organization and Management, from the Master’s Program in Education of the Oeste Paulista University (UNOESTE – Presidente Prudente – SP), and analised that the society is situated in a paradigm which the information spreads quickly and this is happening due to the fact of the using of range of technologies which allows the available as well as this information exchanged through spread people all over the world. Thus this technologies allow people who are connected through a extended network which, paradoxically, keep them so close and so distant at the same time, characterized virtual interaction spaces. This analysis came from official documents from UNESCO and Banco Mundial in comparison of guidelines designed by this institutions to the countries in development which includes Brazil. Factors like globalization, opening and expanding transnational economies are also determinants in this new information paradigm as well as in educational process through the consequences of this transnationality of the information and knowledge; their impacts and perspectives from the results gotten with the existent educational politics. Thus its objective concentrated in understand the Higher Education, its demands and perspectives within called “Information and Knowledge” Society in the globalization context, in UNESCO and Banco Mundial perspective as well as Brazil’s position in front of these two proposes. Within this context the option made was work with the bibliographic research and documentation to reflect about Higher Education, its demands and perpectives within called “Information and Knowledge” Society.Universidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoSantos Filho, José Camilo doshttp://lattes.cnpq.br/0044767483762064Alaniz, Erika Porcelihttp://lattes.cnpq.br/6828027491772575Militão, Silvio Cesar Nuneshttp://lattes.cnpq.br/0176001395083564Fernandes, José Eduardo2016-09-07T00:24:01Z2015-08-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfFERNANDES, José Eduardo. O ensino superior na sociedade da informação e do conhecimento na ótica da UNESCO e do Banco Mundial. 2015. 71 fs. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP .http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/977porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-09-07T04:00:04Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/977Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-09-07T04:00:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino superior na sociedade da informação e do conhecimento na ótica da UNESCO e do Banco Mundial
Higher education within Information and Knowledge Society in UNESCO and Banco Mundial’s Sight
title O ensino superior na sociedade da informação e do conhecimento na ótica da UNESCO e do Banco Mundial
spellingShingle O ensino superior na sociedade da informação e do conhecimento na ótica da UNESCO e do Banco Mundial
Fernandes, José Eduardo
Ensino Superior
Sociedade do Conhecimento
Sociedade da Informação.
University, Higher Education
UNESCO
Banco Mundial
Information Society
Knowledge Society
FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
title_short O ensino superior na sociedade da informação e do conhecimento na ótica da UNESCO e do Banco Mundial
title_full O ensino superior na sociedade da informação e do conhecimento na ótica da UNESCO e do Banco Mundial
title_fullStr O ensino superior na sociedade da informação e do conhecimento na ótica da UNESCO e do Banco Mundial
title_full_unstemmed O ensino superior na sociedade da informação e do conhecimento na ótica da UNESCO e do Banco Mundial
title_sort O ensino superior na sociedade da informação e do conhecimento na ótica da UNESCO e do Banco Mundial
author Fernandes, José Eduardo
author_facet Fernandes, José Eduardo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Santos Filho, José Camilo dos
http://lattes.cnpq.br/0044767483762064
Alaniz, Erika Porceli
http://lattes.cnpq.br/6828027491772575
Militão, Silvio Cesar Nunes
http://lattes.cnpq.br/0176001395083564
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, José Eduardo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino Superior
Sociedade do Conhecimento
Sociedade da Informação.
University, Higher Education
UNESCO
Banco Mundial
Information Society
Knowledge Society
FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
topic Ensino Superior
Sociedade do Conhecimento
Sociedade da Informação.
University, Higher Education
UNESCO
Banco Mundial
Information Society
Knowledge Society
FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO
description A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa 1 – Instituição Educacional: Organização e Gestão, do Programa Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE – Presidente Prudente – SP), e analisou que a sociedade situa-se em um paradigma em que a informação se propaga velozmente, e isso está acontecendo devido ao fato da utilização de uma gama de tecnologias informacionais que permitem a disponibilização, bem como a troca dessa informação por pessoas dispersas em todas as partes do mundo. Assim, essas tecnologias permitem que os sujeitos estejam conectados por meio de uma grande rede que, paradoxalmente, os mantém, ao mesmo tempo, tão próximos e tão distantes, caracterizando espaços de interação virtuais. Essa análise partiu de documentos oficiais da Unesco e Banco Mundial, na comparação das diretrizes por estas instituições desenhadas para os países em desenvolvimento, incluindo-se entre eles o Brasil. Fatores como globalização, abertura e expansão de economias transnacionais também são fatores determinantes nesse novo paradigma da informação, como também nos processos educacionais, pelas consequências dessa transnacionalidade da informação e do conhecimento; seus impactos e perspectivas a partir dos resultados obtidos com as políticas educacionais existentes. Assim, seu objetivo geral concentrou-se em compreender o Ensino Superior, suas demandas e perspectivas na chamada sociedade da informação e do conhecimento no contexto da globalização, na perspectiva da UNESCO e do Banco Mundial, bem como a posição do Brasil diante das duas propostas. Nesse contexto, fez-se a opção por trabalhar com a pesquisa de levantamento bibliográfico e documental a fim de refletir sobre o Ensino Superior, suas demandas e perspectivas na chamada Sociedade da Informação e do Conhecimento.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-08-27
2016-09-07T00:24:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv FERNANDES, José Eduardo. O ensino superior na sociedade da informação e do conhecimento na ótica da UNESCO e do Banco Mundial. 2015. 71 fs. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP .
http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/977
identifier_str_mv FERNANDES, José Eduardo. O ensino superior na sociedade da informação e do conhecimento na ótica da UNESCO e do Banco Mundial. 2015. 71 fs. Dissertação( Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, SP .
url http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Oeste Paulista
Mestrado em Educação
Brasil
UNOESTE
Mestrado em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron:UNOESTE
instname_str Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
instacron_str UNOESTE
institution UNOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@unoeste.br
_version_ 1811100159963037696