Orientação profissional como prática educativa na escola de ensino médio: análise de uma proposta de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTINS, Bruno Ferreira
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE
Texto Completo: http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1583
Resumo: A presente dissertação, está vinculada à linha de pesquisa 2: Formação e ação do profissional docente e práticas educativas e ao grupo de pesquisa: Construção dos processos de subjetividade no contexto escolar, do Programa de Pós-Graduação da UNOESTE. Fundamentada nas abordagens histórico-cultural e sócio-histórica da Psicologia, tem como objetivo analisar como estas perspectivas concebem o campo da Orientação Profissional e de Carreira (OPC) na literatura científica atual. Além disso, busca-se propor e testar a viabilidade de um programa de OPC como prática educativa em uma escola pública estadual de Ensino Médio no interior de São Paulo. As abordagens escolhidas permitem compreender o desenvolvimento do pensamento por conceitos, a relação entre o ser humano e o trabalho, e possibilitam o diálogo com profissionais da educação. A metodologia utilizada consistiu em dois estudos: Estudo 1 - Revisão de escopo, realizada com base no protocolo PRISMA-ScR, com o objetivo de mapear a produção científica sobre OPC nas perspectivas histórico-cultural e sócio-histórica; Estudo 2 - Estudo de viabilidade, que buscou identificar, por meio de categorias predefinidas, a capacidade de implementação da intervenção proposta, servindo como base para estudos futuros de maior escala. A partir dos dados coletados, foi elaborado um manual interventivo com o objetivo de facilitar a replicação da proposta em estudos de eficácia e efetividade. O programa de OPC proposto mostrou-se viável para implementação em escolas públicas, com potencial para contribuir para o processo de escolha dos participantes. Ressalta-se a necessidade de novas pesquisas para avaliar a eficácia e efetividade do programa. Este trabalho espera servir como base para futuras pesquisas e práticas na área da OPC, contribuindo para a construção de uma proposta que esteja de acordo com a autonomia e a realidade dos seus participantes.
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spelling Orientação profissional como prática educativa na escola de ensino médio: análise de uma proposta de intervençãoProfessional guidance as an educational practice in high school: analysis of an intervention proposalhistórico-culturalsócio-históricaorientação profissional e de carreiraestudo de viabilidadeensino médiosocio-historicalprofessional and career guidanceviability studyhigh schoolhistorical-culturalCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOA presente dissertação, está vinculada à linha de pesquisa 2: Formação e ação do profissional docente e práticas educativas e ao grupo de pesquisa: Construção dos processos de subjetividade no contexto escolar, do Programa de Pós-Graduação da UNOESTE. Fundamentada nas abordagens histórico-cultural e sócio-histórica da Psicologia, tem como objetivo analisar como estas perspectivas concebem o campo da Orientação Profissional e de Carreira (OPC) na literatura científica atual. Além disso, busca-se propor e testar a viabilidade de um programa de OPC como prática educativa em uma escola pública estadual de Ensino Médio no interior de São Paulo. As abordagens escolhidas permitem compreender o desenvolvimento do pensamento por conceitos, a relação entre o ser humano e o trabalho, e possibilitam o diálogo com profissionais da educação. A metodologia utilizada consistiu em dois estudos: Estudo 1 - Revisão de escopo, realizada com base no protocolo PRISMA-ScR, com o objetivo de mapear a produção científica sobre OPC nas perspectivas histórico-cultural e sócio-histórica; Estudo 2 - Estudo de viabilidade, que buscou identificar, por meio de categorias predefinidas, a capacidade de implementação da intervenção proposta, servindo como base para estudos futuros de maior escala. A partir dos dados coletados, foi elaborado um manual interventivo com o objetivo de facilitar a replicação da proposta em estudos de eficácia e efetividade. O programa de OPC proposto mostrou-se viável para implementação em escolas públicas, com potencial para contribuir para o processo de escolha dos participantes. Ressalta-se a necessidade de novas pesquisas para avaliar a eficácia e efetividade do programa. Este trabalho espera servir como base para futuras pesquisas e práticas na área da OPC, contribuindo para a construção de uma proposta que esteja de acordo com a autonomia e a realidade dos seus participantes.This dissertation is linked to line of research 2: Training and action of teaching professionals and educational practices and to the research group: Construction of subjectivity processes in the school context, of the UNOESTE Postgraduate Program. Based on the historical-cultural and socio-historical approaches to Psychology, it aims to analyze how these perspectives conceive the field of Professional and Career Guidance (OPC) in current scientific literature. Furthermore, we seek to propose and test the viability of an OPC program as an educational practice in a state public high school in the interior of São Paulo. The chosen approaches allow understanding the development of thinking through concepts, the relationship between human beings and work, and enable dialogue with education professionals. The methodology used consisted of: I) Scope review, carried out based on the PRISMA-ScR protocol, to map scientific production on OPC from historical-cultural and socio-historical perspectives; II) Feasibility study, which sought to identify, through predefined categories, the capacity to implement the proposed intervention, serving as a basis for future larger-scale studies. Based on the data collected, an intervention manual was prepared with the aim of facilitating the replication of the proposal in efficacy and effectiveness studies. The proposed OPC program proved viable for implementation in public schools, with the potential to contribute to the process of choice of participants. The need for new research to evaluate the efficiency and effectiveness of the program is highlighted. This work hopes to serve as a basis for future research and practices in the OPC area, contributing to the construction of a proposal in accordance with the autonomy and reality of its participants.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade do Oeste PaulistaMestrado em EducaçãoBrasilUNOESTEMestrado em EducaçãoMurgo, Camélia Santinahttps://orcid.org/0000-0003-3932-7580http://lattes.cnpq.br/1873165740888778Barros, Leonardo de Oliveirahttp://lattes.cnpq.br/7457375734259080Canha, Lúcia Maria Netohttps://orcid.org/0000-0002-4705-6429http://lattes.cnpq.br/3160350414301289MARTINS, Bruno Ferreira2024-05-24T13:27:49Z2024-02-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfMARTINS, Bruno Ferreira. Orientação profissional como prática educativa na escola de ensino médio: análise de uma proposta de intervenção. 2024. 91 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2024.http://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/handle/jspui/1583porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2024-05-25T04:12:04Zoai:bdtd.unoeste.br:jspui/1583Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2024-05-25T04:12:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false
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