Winnicott e a educação natural : a criança e a escola maternal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
Texto Completo: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/705 |
Resumo: | The present work aims to discuss report was the child s entry from zero to two years in the school context based on the thesis of Donald Winnicott, considered by many in the field of education and psychoanalysis a contemporary author. Also explain what you want out of their main ideas, is what the author thinks of child education and family relations (more precisely with the mother) and that the family and school must go to a good relationship with the professional education (teacher). Among different concepts wich guides the research is to Human Nature, wich the author explains encompasses the concepts and good enough mother holding following a natural education and act professional pedagogical education through play entered to family child. He uses the term nursery school instead of kindergarten. The study puts the concept of good enough mother, warm and satisfying, and holding between mother and child. Also investigates the relationship between teacher-student children aged zero to two years of age how the teacher accepts these questions,then,to address the ludic aspects of the child s admission to the school context front of the woman in the world of work |
id |
UPF-1_1b8245eb729742fc1bb7e4ce494e7360 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.upf.br:tede/705 |
network_acronym_str |
UPF-1 |
network_name_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dalbosco, Claudio AlmirCPF:42457190010http://lattes.cnpq.br/1671875455751185CPF:99572036068http://lattes.cnpq.br/4054803756073941Corrêa, Fernanda da Silva2018-01-10T18:06:39Z2012-02-232011-09-01http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/705The present work aims to discuss report was the child s entry from zero to two years in the school context based on the thesis of Donald Winnicott, considered by many in the field of education and psychoanalysis a contemporary author. Also explain what you want out of their main ideas, is what the author thinks of child education and family relations (more precisely with the mother) and that the family and school must go to a good relationship with the professional education (teacher). Among different concepts wich guides the research is to Human Nature, wich the author explains encompasses the concepts and good enough mother holding following a natural education and act professional pedagogical education through play entered to family child. He uses the term nursery school instead of kindergarten. The study puts the concept of good enough mother, warm and satisfying, and holding between mother and child. Also investigates the relationship between teacher-student children aged zero to two years of age how the teacher accepts these questions,then,to address the ludic aspects of the child s admission to the school context front of the woman in the world of workO presente trabalho tem por objetivo discutir como se dá o ingresso da criança de zero a dois anos no contexto escolar, baseado nas teses de Donald Woods Winnicott, considerado por muitos no campo da educação e da psicanálise um autor contemporâneo. Também o que se quer explicitar dentre suas principais idéias, é o que o autor pensa em relação à educação infantil e a relação com a família (mais precisamente com a mãe) e ao que a família e escola devem seguir para um bom relacionamento com o profissional da educação (professora). Dentre vários conceitos, o que norteia a pesquisa é o de Natureza Humana, o qual o autor explica abrangendo os conceitos de mãe suficientemente boa e holding seguindo uma educação natural e o agir pedagógico do profissional de educação através do brincar inserido ao contexto familiar da criança. Ele utiliza o termo escola maternal ao invés de educação infantil. O estudo recompõe o conceito de mãe suficientemente boa, ambiente acolhedor ou satisfatório e holding entre mãe e filho. Além disso investiga a relação educador-educando entre crianças na idade de zero aos dois anos de idade e como a professora aceita essas questões, para então, abordar os aspectos lúdicos e a relação com a professora da escola maternal. Por último são expostos os aspectos positivos e negativos desse ingresso da criança ao contexto escolar frente à mulher no universo do trabalhoMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011FernandadaSilvaCorrea.pdf: 220748 bytes, checksum: 34be2b121d3d77611d79a9a7424bb443 (MD5) Previous issue date: 2011-09-01application/pdfporPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoEducaçãoWinnicott, D.W. - (Donald Woods) - 1896-1957Psicologia educacionalEducadoresCrianças - DesenvolvimentoMãe e filhosWinnicott, D.W. - (Donald Woods) - 1896-1957Educational psychologyEducatorsChild developmentMother and childCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALWinnicott e a educação natural : a criança e a escola maternalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2011FernandadaSilvaCorrea.pdfapplication/pdf220748http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/705/1/2011FernandadaSilvaCorrea.pdf34be2b121d3d77611d79a9a7424bb443MD51tede/7052018-01-10 16:06:39.492oai:tede.upf.br:tede/705Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:06:39Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Winnicott e a educação natural : a criança e a escola maternal |
title |
Winnicott e a educação natural : a criança e a escola maternal |
spellingShingle |
Winnicott e a educação natural : a criança e a escola maternal Corrêa, Fernanda da Silva Winnicott, D.W. - (Donald Woods) - 1896-1957 Psicologia educacional Educadores Crianças - Desenvolvimento Mãe e filhos Winnicott, D.W. - (Donald Woods) - 1896-1957 Educational psychology Educators Child development Mother and child CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
title_short |
Winnicott e a educação natural : a criança e a escola maternal |
title_full |
Winnicott e a educação natural : a criança e a escola maternal |
title_fullStr |
Winnicott e a educação natural : a criança e a escola maternal |
title_full_unstemmed |
Winnicott e a educação natural : a criança e a escola maternal |
title_sort |
Winnicott e a educação natural : a criança e a escola maternal |
author |
Corrêa, Fernanda da Silva |
author_facet |
Corrêa, Fernanda da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalbosco, Claudio Almir |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:42457190010 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1671875455751185 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:99572036068 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4054803756073941 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Corrêa, Fernanda da Silva |
contributor_str_mv |
Dalbosco, Claudio Almir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Winnicott, D.W. - (Donald Woods) - 1896-1957 Psicologia educacional Educadores Crianças - Desenvolvimento Mãe e filhos |
topic |
Winnicott, D.W. - (Donald Woods) - 1896-1957 Psicologia educacional Educadores Crianças - Desenvolvimento Mãe e filhos Winnicott, D.W. - (Donald Woods) - 1896-1957 Educational psychology Educators Child development Mother and child CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Winnicott, D.W. - (Donald Woods) - 1896-1957 Educational psychology Educators Child development Mother and child |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONAL |
description |
The present work aims to discuss report was the child s entry from zero to two years in the school context based on the thesis of Donald Winnicott, considered by many in the field of education and psychoanalysis a contemporary author. Also explain what you want out of their main ideas, is what the author thinks of child education and family relations (more precisely with the mother) and that the family and school must go to a good relationship with the professional education (teacher). Among different concepts wich guides the research is to Human Nature, wich the author explains encompasses the concepts and good enough mother holding following a natural education and act professional pedagogical education through play entered to family child. He uses the term nursery school instead of kindergarten. The study puts the concept of good enough mother, warm and satisfying, and holding between mother and child. Also investigates the relationship between teacher-student children aged zero to two years of age how the teacher accepts these questions,then,to address the ludic aspects of the child s admission to the school context front of the woman in the world of work |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-09-01 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-02-23 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-10T18:06:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/705 |
url |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/705 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
dc.publisher.country.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv |
|
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
collection |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/705/1/2011FernandadaSilvaCorrea.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
34be2b121d3d77611d79a9a7424bb443 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br |
_version_ |
1801045435267153920 |