Força aérea brasileira : os reflexos do alinhamento com os Estados Unidos (1941-1948)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
Texto Completo: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/166 |
Resumo: | A Segunda Guerra Mundial induziu a Força Aérea Brasileira a criar vínculos com diversos atores internacionais, que resultou em reflexos na sua estrutura e pensamento. Em 1941, no Brasil, foi criado o Ministério da Aeronáutica, absorvendo a aviação naval (marinha) e aviação militar (exército), com aparelhos de diversos modelos e obsoletos em sua totalidade. Com a Comissão Mista de Defesa Brasil-Estados Unidos, criada em 23 de abril de 1942, foi decidida como seria a participação do Brasil nos esforços da guerra, e como seriam utilizadas as bases nacionais pelas forças norte-americanas (construídas por empresas aéreas dos Estados Unidos), além de quais equipamentos receberia como parte do apoio aos Aliados. Com a Força Aérea devidamente equipada com aeronaves modernas e seus pilotos treinados em solo norte-americano, o que se seguiu foi o envio de pessoal da Aeronáutica para a proteção dos comboios no Atlântico e um esquadrão para o Teatro de Operações europeu, onde observa-se o emprego desta força, sob a égide norte-americana. A forma com que os Estados Unidos influenciaram foi das mais diversas, mas principalmente a partir da formação do pessoal, fornecimento de materiais e do pensamento sobre poder aéreo, que ainda podem ser sentidos dentro da Força Aérea Brasileira. Observa-se que durante o período, com raríssimas exceções, a FAB operou aeronaves que não eram de origem norte-americana, e em missões de outras características que não as de primeira ordem. Esta dissertação pretende mostrar de que forma a Força Aérea Brasileira foi influenciada pelos Estados Unidos, no período da Segunda Guerra Mundial, tanto na sua estruturação quanto na forma de emprego. Com o fim do conflito mundial, observa-se um declínio na relação com os Estados Unidos, mas restando a forma que se estruturou o pensamento sobre emprego de Poder Aéreo no país. Este trabalho faz parte da pesquisa de mestrado sobre a influência norte-americana na FAB de 1941 a 1950, analisando documentos oficiais do período. |
id |
UPF-1_2bb001ebdc723fc9c7daff944439782e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.upf.br:tede/166 |
network_acronym_str |
UPF-1 |
network_name_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Heinsfeld, AdelarCPF:46922660900http://lattes.cnpq.br/1441337158224362CPF:33999165820http://lattes.cnpq.br/9784579214149211Teixeira, Anderson Matos2018-01-10T17:53:55Z2013-09-182013-05-03http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/166Made available in DSpace on 2018-01-10T17:53:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013Anderson_Matos.pdf: 2115174 bytes, checksum: d89b79a0ab241a65494669a10dbf1d21 (MD5) Previous issue date: 2013-05-03A Segunda Guerra Mundial induziu a Força Aérea Brasileira a criar vínculos com diversos atores internacionais, que resultou em reflexos na sua estrutura e pensamento. Em 1941, no Brasil, foi criado o Ministério da Aeronáutica, absorvendo a aviação naval (marinha) e aviação militar (exército), com aparelhos de diversos modelos e obsoletos em sua totalidade. Com a Comissão Mista de Defesa Brasil-Estados Unidos, criada em 23 de abril de 1942, foi decidida como seria a participação do Brasil nos esforços da guerra, e como seriam utilizadas as bases nacionais pelas forças norte-americanas (construídas por empresas aéreas dos Estados Unidos), além de quais equipamentos receberia como parte do apoio aos Aliados. Com a Força Aérea devidamente equipada com aeronaves modernas e seus pilotos treinados em solo norte-americano, o que se seguiu foi o envio de pessoal da Aeronáutica para a proteção dos comboios no Atlântico e um esquadrão para o Teatro de Operações europeu, onde observa-se o emprego desta força, sob a égide norte-americana. A forma com que os Estados Unidos influenciaram foi das mais diversas, mas principalmente a partir da formação do pessoal, fornecimento de materiais e do pensamento sobre poder aéreo, que ainda podem ser sentidos dentro da Força Aérea Brasileira. Observa-se que durante o período, com raríssimas exceções, a FAB operou aeronaves que não eram de origem norte-americana, e em missões de outras características que não as de primeira ordem. Esta dissertação pretende mostrar de que forma a Força Aérea Brasileira foi influenciada pelos Estados Unidos, no período da Segunda Guerra Mundial, tanto na sua estruturação quanto na forma de emprego. Com o fim do conflito mundial, observa-se um declínio na relação com os Estados Unidos, mas restando a forma que se estruturou o pensamento sobre emprego de Poder Aéreo no país. Este trabalho faz parte da pesquisa de mestrado sobre a influência norte-americana na FAB de 1941 a 1950, analisando documentos oficiais do período.application/pdfporPrograma de Pós-Graduação em HistóriaHistóriaAeronáutica militar - História - BrasilEstados Unidos - InfluênciaAeronautics Military - History - BrazilUnited States - InfluenceCNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAISForça aérea brasileira : os reflexos do alinhamento com os Estados Unidos (1941-1948)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2013Anderson_Matos.pdfapplication/pdf2115174http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/166/1/2013Anderson_Matos.pdfd89b79a0ab241a65494669a10dbf1d21MD51tede/1662018-01-10 15:53:55.467oai:tede.upf.br:tede/166Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T17:53:55Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Força aérea brasileira : os reflexos do alinhamento com os Estados Unidos (1941-1948) |
title |
Força aérea brasileira : os reflexos do alinhamento com os Estados Unidos (1941-1948) |
spellingShingle |
Força aérea brasileira : os reflexos do alinhamento com os Estados Unidos (1941-1948) Teixeira, Anderson Matos Aeronáutica militar - História - Brasil Estados Unidos - Influência Aeronautics Military - History - Brazil United States - Influence CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
title_short |
Força aérea brasileira : os reflexos do alinhamento com os Estados Unidos (1941-1948) |
title_full |
Força aérea brasileira : os reflexos do alinhamento com os Estados Unidos (1941-1948) |
title_fullStr |
Força aérea brasileira : os reflexos do alinhamento com os Estados Unidos (1941-1948) |
title_full_unstemmed |
Força aérea brasileira : os reflexos do alinhamento com os Estados Unidos (1941-1948) |
title_sort |
Força aérea brasileira : os reflexos do alinhamento com os Estados Unidos (1941-1948) |
author |
Teixeira, Anderson Matos |
author_facet |
Teixeira, Anderson Matos |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Heinsfeld, Adelar |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:46922660900 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1441337158224362 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:33999165820 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9784579214149211 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Anderson Matos |
contributor_str_mv |
Heinsfeld, Adelar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aeronáutica militar - História - Brasil Estados Unidos - Influência |
topic |
Aeronáutica militar - História - Brasil Estados Unidos - Influência Aeronautics Military - History - Brazil United States - Influence CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Aeronautics Military - History - Brazil United States - Influence |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS SOCIAIS |
description |
A Segunda Guerra Mundial induziu a Força Aérea Brasileira a criar vínculos com diversos atores internacionais, que resultou em reflexos na sua estrutura e pensamento. Em 1941, no Brasil, foi criado o Ministério da Aeronáutica, absorvendo a aviação naval (marinha) e aviação militar (exército), com aparelhos de diversos modelos e obsoletos em sua totalidade. Com a Comissão Mista de Defesa Brasil-Estados Unidos, criada em 23 de abril de 1942, foi decidida como seria a participação do Brasil nos esforços da guerra, e como seriam utilizadas as bases nacionais pelas forças norte-americanas (construídas por empresas aéreas dos Estados Unidos), além de quais equipamentos receberia como parte do apoio aos Aliados. Com a Força Aérea devidamente equipada com aeronaves modernas e seus pilotos treinados em solo norte-americano, o que se seguiu foi o envio de pessoal da Aeronáutica para a proteção dos comboios no Atlântico e um esquadrão para o Teatro de Operações europeu, onde observa-se o emprego desta força, sob a égide norte-americana. A forma com que os Estados Unidos influenciaram foi das mais diversas, mas principalmente a partir da formação do pessoal, fornecimento de materiais e do pensamento sobre poder aéreo, que ainda podem ser sentidos dentro da Força Aérea Brasileira. Observa-se que durante o período, com raríssimas exceções, a FAB operou aeronaves que não eram de origem norte-americana, e em missões de outras características que não as de primeira ordem. Esta dissertação pretende mostrar de que forma a Força Aérea Brasileira foi influenciada pelos Estados Unidos, no período da Segunda Guerra Mundial, tanto na sua estruturação quanto na forma de emprego. Com o fim do conflito mundial, observa-se um declínio na relação com os Estados Unidos, mas restando a forma que se estruturou o pensamento sobre emprego de Poder Aéreo no país. Este trabalho faz parte da pesquisa de mestrado sobre a influência norte-americana na FAB de 1941 a 1950, analisando documentos oficiais do período. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-09-18 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-05-03 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-10T17:53:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/166 |
url |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em História |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
História |
dc.publisher.country.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv |
|
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
collection |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/166/1/2013Anderson_Matos.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d89b79a0ab241a65494669a10dbf1d21 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br |
_version_ |
1809092281023594496 |