Leitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
Texto Completo: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/923 |
Resumo: | O presente trabalho aborda uma reflexão sobra a leitura literária nas escolas estaduais de Ensino Médio em Ijuí -RS. Discutiu-se a situação atual das escolas neste nível de estudos e buscou-se em bibliografia específica de ensino de leitura e formação do leitor pressupostos teóricos para elaboração desta dissertação. Com o propósito de discutir de que forma é possível trabalhar o texto literário em sala de aula com vistas a formar leitores competentes e ávidos por leituras, investigou-se, a situação de leitura de obras sul-rio-grandenses, principalmente o conto contemporâneo. Propõe-se, portanto, uma possibilidade leitora voltada à interação do aluno com o universo leitor a cercá-lo, na instituição escolar, com textos selecionados, cuidadosamente, respeitando-se, curiosidades e interesses próprios da faixa etária entre 14 e 17 anos. Obras que dialoguem com o horizonte de expectativas do leitor, permitindo a construção de sentidos para o texto a partir de suas vivências, na ruptura destes horizontes e possível ampliação. Partindo dos resultados inferidos em leituras e de análise aos questionários enviados aos professores nas escolas, em Ijuí, indicou-se uma possibilidade de aproximação entre o adolescente leitor e o texto literário, numa significação textual que os instrumentalizasse para a leitura . Esta proposta subjaz a leitura no Ensino Médio de textos elaborados por escritores sul-rio-grandenses na espécie conto contemporâneo |
id |
UPF-1_5c8f0318db42b031f26bce48fa5631b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.upf.br:tede/923 |
network_acronym_str |
UPF-1 |
network_name_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Rösing, Tania Mariza KuchenbeckerCPF:88888888888CPF:39470171000http://lattes.cnpq.br/7932475668436383Barros, Rosana Silva2018-01-10T18:09:12Z2011-05-242010-04-15http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/923Made available in DSpace on 2018-01-10T18:09:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010RosanaSilvaBarros.pdf: 584461 bytes, checksum: 07168f376f6a033a6fa5f680edf7ffc8 (MD5) Previous issue date: 2010-04-15O presente trabalho aborda uma reflexão sobra a leitura literária nas escolas estaduais de Ensino Médio em Ijuí -RS. Discutiu-se a situação atual das escolas neste nível de estudos e buscou-se em bibliografia específica de ensino de leitura e formação do leitor pressupostos teóricos para elaboração desta dissertação. Com o propósito de discutir de que forma é possível trabalhar o texto literário em sala de aula com vistas a formar leitores competentes e ávidos por leituras, investigou-se, a situação de leitura de obras sul-rio-grandenses, principalmente o conto contemporâneo. Propõe-se, portanto, uma possibilidade leitora voltada à interação do aluno com o universo leitor a cercá-lo, na instituição escolar, com textos selecionados, cuidadosamente, respeitando-se, curiosidades e interesses próprios da faixa etária entre 14 e 17 anos. Obras que dialoguem com o horizonte de expectativas do leitor, permitindo a construção de sentidos para o texto a partir de suas vivências, na ruptura destes horizontes e possível ampliação. Partindo dos resultados inferidos em leituras e de análise aos questionários enviados aos professores nas escolas, em Ijuí, indicou-se uma possibilidade de aproximação entre o adolescente leitor e o texto literário, numa significação textual que os instrumentalizasse para a leitura . Esta proposta subjaz a leitura no Ensino Médio de textos elaborados por escritores sul-rio-grandenses na espécie conto contemporâneoapplication/pdfporPrograma de Pós-Graduação em LetrasEstudos Linguísticos e Estudos LiteráriosLeitura - PráticaLeitura - DesenvolvimentoConto - Rio Grande do SulReading - PracticeReading - DevelopmentTale - Rio Grande do SulCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRALeitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2010RosanaSilvaBarros.pdfapplication/pdf584461http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/923/1/2010RosanaSilvaBarros.pdf07168f376f6a033a6fa5f680edf7ffc8MD51tede/9232018-01-10 16:09:12.294oai:tede.upf.br:tede/923Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:09:12Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Leitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RS |
title |
Leitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RS |
spellingShingle |
Leitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RS Barros, Rosana Silva Leitura - Prática Leitura - Desenvolvimento Conto - Rio Grande do Sul Reading - Practice Reading - Development Tale - Rio Grande do Sul CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
title_short |
Leitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RS |
title_full |
Leitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RS |
title_fullStr |
Leitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RS |
title_full_unstemmed |
Leitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RS |
title_sort |
Leitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RS |
author |
Barros, Rosana Silva |
author_facet |
Barros, Rosana Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:88888888888 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:39470171000 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7932475668436383 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Rosana Silva |
contributor_str_mv |
Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura - Prática Leitura - Desenvolvimento Conto - Rio Grande do Sul |
topic |
Leitura - Prática Leitura - Desenvolvimento Conto - Rio Grande do Sul Reading - Practice Reading - Development Tale - Rio Grande do Sul CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Reading - Practice Reading - Development Tale - Rio Grande do Sul |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA |
description |
O presente trabalho aborda uma reflexão sobra a leitura literária nas escolas estaduais de Ensino Médio em Ijuí -RS. Discutiu-se a situação atual das escolas neste nível de estudos e buscou-se em bibliografia específica de ensino de leitura e formação do leitor pressupostos teóricos para elaboração desta dissertação. Com o propósito de discutir de que forma é possível trabalhar o texto literário em sala de aula com vistas a formar leitores competentes e ávidos por leituras, investigou-se, a situação de leitura de obras sul-rio-grandenses, principalmente o conto contemporâneo. Propõe-se, portanto, uma possibilidade leitora voltada à interação do aluno com o universo leitor a cercá-lo, na instituição escolar, com textos selecionados, cuidadosamente, respeitando-se, curiosidades e interesses próprios da faixa etária entre 14 e 17 anos. Obras que dialoguem com o horizonte de expectativas do leitor, permitindo a construção de sentidos para o texto a partir de suas vivências, na ruptura destes horizontes e possível ampliação. Partindo dos resultados inferidos em leituras e de análise aos questionários enviados aos professores nas escolas, em Ijuí, indicou-se uma possibilidade de aproximação entre o adolescente leitor e o texto literário, numa significação textual que os instrumentalizasse para a leitura . Esta proposta subjaz a leitura no Ensino Médio de textos elaborados por escritores sul-rio-grandenses na espécie conto contemporâneo |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-04-15 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-05-24 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-10T18:09:12Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/923 |
url |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/923 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Letras |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Estudos Linguísticos e Estudos Literários |
dc.publisher.country.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv |
|
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
collection |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/923/1/2010RosanaSilvaBarros.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
07168f376f6a033a6fa5f680edf7ffc8 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br |
_version_ |
1809092285921492992 |