Leitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Rosana Silva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
Texto Completo: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/923
Resumo: O presente trabalho aborda uma reflexão sobra a leitura literária nas escolas estaduais de Ensino Médio em Ijuí -RS. Discutiu-se a situação atual das escolas neste nível de estudos e buscou-se em bibliografia específica de ensino de leitura e formação do leitor pressupostos teóricos para elaboração desta dissertação. Com o propósito de discutir de que forma é possível trabalhar o texto literário em sala de aula com vistas a formar leitores competentes e ávidos por leituras, investigou-se, a situação de leitura de obras sul-rio-grandenses, principalmente o conto contemporâneo. Propõe-se, portanto, uma possibilidade leitora voltada à interação do aluno com o universo leitor a cercá-lo, na instituição escolar, com textos selecionados, cuidadosamente, respeitando-se, curiosidades e interesses próprios da faixa etária entre 14 e 17 anos. Obras que dialoguem com o horizonte de expectativas do leitor, permitindo a construção de sentidos para o texto a partir de suas vivências, na ruptura destes horizontes e possível ampliação. Partindo dos resultados inferidos em leituras e de análise aos questionários enviados aos professores nas escolas, em Ijuí, indicou-se uma possibilidade de aproximação entre o adolescente leitor e o texto literário, numa significação textual que os instrumentalizasse para a leitura . Esta proposta subjaz a leitura no Ensino Médio de textos elaborados por escritores sul-rio-grandenses na espécie conto contemporâneo
id UPF-1_5c8f0318db42b031f26bce48fa5631b8
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/923
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Rösing, Tania Mariza KuchenbeckerCPF:88888888888CPF:39470171000http://lattes.cnpq.br/7932475668436383Barros, Rosana Silva2018-01-10T18:09:12Z2011-05-242010-04-15http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/923Made available in DSpace on 2018-01-10T18:09:12Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010RosanaSilvaBarros.pdf: 584461 bytes, checksum: 07168f376f6a033a6fa5f680edf7ffc8 (MD5) Previous issue date: 2010-04-15O presente trabalho aborda uma reflexão sobra a leitura literária nas escolas estaduais de Ensino Médio em Ijuí -RS. Discutiu-se a situação atual das escolas neste nível de estudos e buscou-se em bibliografia específica de ensino de leitura e formação do leitor pressupostos teóricos para elaboração desta dissertação. Com o propósito de discutir de que forma é possível trabalhar o texto literário em sala de aula com vistas a formar leitores competentes e ávidos por leituras, investigou-se, a situação de leitura de obras sul-rio-grandenses, principalmente o conto contemporâneo. Propõe-se, portanto, uma possibilidade leitora voltada à interação do aluno com o universo leitor a cercá-lo, na instituição escolar, com textos selecionados, cuidadosamente, respeitando-se, curiosidades e interesses próprios da faixa etária entre 14 e 17 anos. Obras que dialoguem com o horizonte de expectativas do leitor, permitindo a construção de sentidos para o texto a partir de suas vivências, na ruptura destes horizontes e possível ampliação. Partindo dos resultados inferidos em leituras e de análise aos questionários enviados aos professores nas escolas, em Ijuí, indicou-se uma possibilidade de aproximação entre o adolescente leitor e o texto literário, numa significação textual que os instrumentalizasse para a leitura . Esta proposta subjaz a leitura no Ensino Médio de textos elaborados por escritores sul-rio-grandenses na espécie conto contemporâneoapplication/pdfporPrograma de Pós-Graduação em LetrasEstudos Linguísticos e Estudos LiteráriosLeitura - PráticaLeitura - DesenvolvimentoConto - Rio Grande do SulReading - PracticeReading - DevelopmentTale - Rio Grande do SulCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRALeitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2010RosanaSilvaBarros.pdfapplication/pdf584461http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/923/1/2010RosanaSilvaBarros.pdf07168f376f6a033a6fa5f680edf7ffc8MD51tede/9232018-01-10 16:09:12.294oai:tede.upf.br:tede/923Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:09:12Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.por.fl_str_mv Leitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RS
title Leitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RS
spellingShingle Leitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RS
Barros, Rosana Silva
Leitura - Prática
Leitura - Desenvolvimento
Conto - Rio Grande do Sul
Reading - Practice
Reading - Development
Tale - Rio Grande do Sul
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
title_short Leitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RS
title_full Leitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RS
title_fullStr Leitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RS
title_full_unstemmed Leitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RS
title_sort Leitura além do currículo : o conto sul-rio-grandense no ensino médio em escolas de Ijuí-RS
author Barros, Rosana Silva
author_facet Barros, Rosana Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:88888888888
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:39470171000
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7932475668436383
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Rosana Silva
contributor_str_mv Rösing, Tania Mariza Kuchenbecker
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura - Prática
Leitura - Desenvolvimento
Conto - Rio Grande do Sul
topic Leitura - Prática
Leitura - Desenvolvimento
Conto - Rio Grande do Sul
Reading - Practice
Reading - Development
Tale - Rio Grande do Sul
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
dc.subject.eng.fl_str_mv Reading - Practice
Reading - Development
Tale - Rio Grande do Sul
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRA
description O presente trabalho aborda uma reflexão sobra a leitura literária nas escolas estaduais de Ensino Médio em Ijuí -RS. Discutiu-se a situação atual das escolas neste nível de estudos e buscou-se em bibliografia específica de ensino de leitura e formação do leitor pressupostos teóricos para elaboração desta dissertação. Com o propósito de discutir de que forma é possível trabalhar o texto literário em sala de aula com vistas a formar leitores competentes e ávidos por leituras, investigou-se, a situação de leitura de obras sul-rio-grandenses, principalmente o conto contemporâneo. Propõe-se, portanto, uma possibilidade leitora voltada à interação do aluno com o universo leitor a cercá-lo, na instituição escolar, com textos selecionados, cuidadosamente, respeitando-se, curiosidades e interesses próprios da faixa etária entre 14 e 17 anos. Obras que dialoguem com o horizonte de expectativas do leitor, permitindo a construção de sentidos para o texto a partir de suas vivências, na ruptura destes horizontes e possível ampliação. Partindo dos resultados inferidos em leituras e de análise aos questionários enviados aos professores nas escolas, em Ijuí, indicou-se uma possibilidade de aproximação entre o adolescente leitor e o texto literário, numa significação textual que os instrumentalizasse para a leitura . Esta proposta subjaz a leitura no Ensino Médio de textos elaborados por escritores sul-rio-grandenses na espécie conto contemporâneo
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-04-15
dc.date.available.fl_str_mv 2011-05-24
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-10T18:09:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/923
url http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/923
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.por.fl_str_mv
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.department.fl_str_mv Estudos Linguísticos e Estudos Literários
dc.publisher.country.por.fl_str_mv
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/923/1/2010RosanaSilvaBarros.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 07168f376f6a033a6fa5f680edf7ffc8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1809092285921492992