A educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scartazzini, Simone Maria
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
Texto Completo: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/748
Resumo: Este estudo pretendeu promover discussões acerca da educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil e vincula-se à linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem. A problemática desenvolveu-se a partir do questionamento: O processo de educação estética na formação em serviço de um grupo de professoras e monitoras de uma escola de educação infantil contribui para a formação profissional? Como objetivo principal, elegeu-se descrever e analisar esse processo, para, com base nisso, verificar a contribuição de oficinas de educação estética na formação profissional das referidas participantes. A investigação foi realizada por meio de um estudo de caso, utilizando-se a observação participante, documentada em diário de campo, e fundamentada de acordo com o enfoque dos paradigmas existencial e humanista. Foram realizadas cinco oficinas com um grupo de professoras e monitoras de uma escola de educação infantil de um município localizado ao norte do Estado do Rio Grande do Sul. Procedeu-se à descrição das oficinas e à análise de conteúdo do material, do que surgiram três categorias: "O olhar do professor sobre o tempo", "O papel do professor na construção coletiva e nas transformações das práticas escolares" e "O lúdico no processo de ensino-aprendizagem". Ao longo do estudo, constatou-se que o processo de educação estética, na formação em serviço, torna o ambiente e as relações de trabalho mais favoráveis, com maiores possibilidades para uma melhor formação e um desenvolvimento mais profícuo na aprendizagem das crianças
id UPF-1_a706a1939630b08426d3bc4ec4833b32
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/748
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Ormezzano, GracielaCPF:54706270049http://lattes.cnpq.br/3122681952332528CPF:69895899068http://lattes.cnpq.br/2419048761071660Scartazzini, Simone Maria2018-01-10T18:06:45Z2013-06-042012-09-06http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/748Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012SimoneMariaScartazzini.pdf: 1887928 bytes, checksum: 6ce5d16ac98f1f7d736fba75d7874e9e (MD5) Previous issue date: 2012-09-06Este estudo pretendeu promover discussões acerca da educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil e vincula-se à linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem. A problemática desenvolveu-se a partir do questionamento: O processo de educação estética na formação em serviço de um grupo de professoras e monitoras de uma escola de educação infantil contribui para a formação profissional? Como objetivo principal, elegeu-se descrever e analisar esse processo, para, com base nisso, verificar a contribuição de oficinas de educação estética na formação profissional das referidas participantes. A investigação foi realizada por meio de um estudo de caso, utilizando-se a observação participante, documentada em diário de campo, e fundamentada de acordo com o enfoque dos paradigmas existencial e humanista. Foram realizadas cinco oficinas com um grupo de professoras e monitoras de uma escola de educação infantil de um município localizado ao norte do Estado do Rio Grande do Sul. Procedeu-se à descrição das oficinas e à análise de conteúdo do material, do que surgiram três categorias: "O olhar do professor sobre o tempo", "O papel do professor na construção coletiva e nas transformações das práticas escolares" e "O lúdico no processo de ensino-aprendizagem". Ao longo do estudo, constatou-se que o processo de educação estética, na formação em serviço, torna o ambiente e as relações de trabalho mais favoráveis, com maiores possibilidades para uma melhor formação e um desenvolvimento mais profícuo na aprendizagem das criançasapplication/pdfporPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoEducaçãoEducação de criançasProfessores - FormaçãoEstéticaEarly childhood educationTeacher educatorsAestheticsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARA educação estética na formação em serviço do professor de educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2012SimoneMariaScartazzini.pdfapplication/pdf1887928http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/748/1/2012SimoneMariaScartazzini.pdf6ce5d16ac98f1f7d736fba75d7874e9eMD51tede/7482018-01-10 16:06:45.107oai:tede.upf.br:tede/748Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:06:45Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.por.fl_str_mv A educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil
title A educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil
spellingShingle A educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil
Scartazzini, Simone Maria
Educação de crianças
Professores - Formação
Estética
Early childhood education
Teacher educators
Aesthetics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
title_short A educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil
title_full A educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil
title_fullStr A educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil
title_full_unstemmed A educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil
title_sort A educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil
author Scartazzini, Simone Maria
author_facet Scartazzini, Simone Maria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ormezzano, Graciela
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:54706270049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3122681952332528
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:69895899068
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2419048761071660
dc.contributor.author.fl_str_mv Scartazzini, Simone Maria
contributor_str_mv Ormezzano, Graciela
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de crianças
Professores - Formação
Estética
topic Educação de crianças
Professores - Formação
Estética
Early childhood education
Teacher educators
Aesthetics
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
dc.subject.eng.fl_str_mv Early childhood education
Teacher educators
Aesthetics
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR
description Este estudo pretendeu promover discussões acerca da educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil e vincula-se à linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem. A problemática desenvolveu-se a partir do questionamento: O processo de educação estética na formação em serviço de um grupo de professoras e monitoras de uma escola de educação infantil contribui para a formação profissional? Como objetivo principal, elegeu-se descrever e analisar esse processo, para, com base nisso, verificar a contribuição de oficinas de educação estética na formação profissional das referidas participantes. A investigação foi realizada por meio de um estudo de caso, utilizando-se a observação participante, documentada em diário de campo, e fundamentada de acordo com o enfoque dos paradigmas existencial e humanista. Foram realizadas cinco oficinas com um grupo de professoras e monitoras de uma escola de educação infantil de um município localizado ao norte do Estado do Rio Grande do Sul. Procedeu-se à descrição das oficinas e à análise de conteúdo do material, do que surgiram três categorias: "O olhar do professor sobre o tempo", "O papel do professor na construção coletiva e nas transformações das práticas escolares" e "O lúdico no processo de ensino-aprendizagem". Ao longo do estudo, constatou-se que o processo de educação estética, na formação em serviço, torna o ambiente e as relações de trabalho mais favoráveis, com maiores possibilidades para uma melhor formação e um desenvolvimento mais profícuo na aprendizagem das crianças
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-09-06
dc.date.available.fl_str_mv 2013-06-04
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-10T18:06:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/748
url http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/748
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.por.fl_str_mv
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
dc.publisher.country.por.fl_str_mv
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/748/1/2012SimoneMariaScartazzini.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 6ce5d16ac98f1f7d736fba75d7874e9e
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1809092284674736128