A educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
Texto Completo: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/748 |
Resumo: | Este estudo pretendeu promover discussões acerca da educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil e vincula-se à linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem. A problemática desenvolveu-se a partir do questionamento: O processo de educação estética na formação em serviço de um grupo de professoras e monitoras de uma escola de educação infantil contribui para a formação profissional? Como objetivo principal, elegeu-se descrever e analisar esse processo, para, com base nisso, verificar a contribuição de oficinas de educação estética na formação profissional das referidas participantes. A investigação foi realizada por meio de um estudo de caso, utilizando-se a observação participante, documentada em diário de campo, e fundamentada de acordo com o enfoque dos paradigmas existencial e humanista. Foram realizadas cinco oficinas com um grupo de professoras e monitoras de uma escola de educação infantil de um município localizado ao norte do Estado do Rio Grande do Sul. Procedeu-se à descrição das oficinas e à análise de conteúdo do material, do que surgiram três categorias: "O olhar do professor sobre o tempo", "O papel do professor na construção coletiva e nas transformações das práticas escolares" e "O lúdico no processo de ensino-aprendizagem". Ao longo do estudo, constatou-se que o processo de educação estética, na formação em serviço, torna o ambiente e as relações de trabalho mais favoráveis, com maiores possibilidades para uma melhor formação e um desenvolvimento mais profícuo na aprendizagem das crianças |
id |
UPF-1_a706a1939630b08426d3bc4ec4833b32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.upf.br:tede/748 |
network_acronym_str |
UPF-1 |
network_name_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ormezzano, GracielaCPF:54706270049http://lattes.cnpq.br/3122681952332528CPF:69895899068http://lattes.cnpq.br/2419048761071660Scartazzini, Simone Maria2018-01-10T18:06:45Z2013-06-042012-09-06http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/748Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012SimoneMariaScartazzini.pdf: 1887928 bytes, checksum: 6ce5d16ac98f1f7d736fba75d7874e9e (MD5) Previous issue date: 2012-09-06Este estudo pretendeu promover discussões acerca da educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil e vincula-se à linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem. A problemática desenvolveu-se a partir do questionamento: O processo de educação estética na formação em serviço de um grupo de professoras e monitoras de uma escola de educação infantil contribui para a formação profissional? Como objetivo principal, elegeu-se descrever e analisar esse processo, para, com base nisso, verificar a contribuição de oficinas de educação estética na formação profissional das referidas participantes. A investigação foi realizada por meio de um estudo de caso, utilizando-se a observação participante, documentada em diário de campo, e fundamentada de acordo com o enfoque dos paradigmas existencial e humanista. Foram realizadas cinco oficinas com um grupo de professoras e monitoras de uma escola de educação infantil de um município localizado ao norte do Estado do Rio Grande do Sul. Procedeu-se à descrição das oficinas e à análise de conteúdo do material, do que surgiram três categorias: "O olhar do professor sobre o tempo", "O papel do professor na construção coletiva e nas transformações das práticas escolares" e "O lúdico no processo de ensino-aprendizagem". Ao longo do estudo, constatou-se que o processo de educação estética, na formação em serviço, torna o ambiente e as relações de trabalho mais favoráveis, com maiores possibilidades para uma melhor formação e um desenvolvimento mais profícuo na aprendizagem das criançasapplication/pdfporPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoEducaçãoEducação de criançasProfessores - FormaçãoEstéticaEarly childhood educationTeacher educatorsAestheticsCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLARA educação estética na formação em serviço do professor de educação infantilinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2012SimoneMariaScartazzini.pdfapplication/pdf1887928http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/748/1/2012SimoneMariaScartazzini.pdf6ce5d16ac98f1f7d736fba75d7874e9eMD51tede/7482018-01-10 16:06:45.107oai:tede.upf.br:tede/748Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:06:45Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil |
title |
A educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil |
spellingShingle |
A educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil Scartazzini, Simone Maria Educação de crianças Professores - Formação Estética Early childhood education Teacher educators Aesthetics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
title_short |
A educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil |
title_full |
A educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil |
title_fullStr |
A educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil |
title_full_unstemmed |
A educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil |
title_sort |
A educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil |
author |
Scartazzini, Simone Maria |
author_facet |
Scartazzini, Simone Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Ormezzano, Graciela |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:54706270049 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3122681952332528 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:69895899068 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2419048761071660 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scartazzini, Simone Maria |
contributor_str_mv |
Ormezzano, Graciela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de crianças Professores - Formação Estética |
topic |
Educação de crianças Professores - Formação Estética Early childhood education Teacher educators Aesthetics CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Early childhood education Teacher educators Aesthetics |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PRE-ESCOLAR |
description |
Este estudo pretendeu promover discussões acerca da educação estética na formação em serviço do professor de educação infantil e vincula-se à linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem. A problemática desenvolveu-se a partir do questionamento: O processo de educação estética na formação em serviço de um grupo de professoras e monitoras de uma escola de educação infantil contribui para a formação profissional? Como objetivo principal, elegeu-se descrever e analisar esse processo, para, com base nisso, verificar a contribuição de oficinas de educação estética na formação profissional das referidas participantes. A investigação foi realizada por meio de um estudo de caso, utilizando-se a observação participante, documentada em diário de campo, e fundamentada de acordo com o enfoque dos paradigmas existencial e humanista. Foram realizadas cinco oficinas com um grupo de professoras e monitoras de uma escola de educação infantil de um município localizado ao norte do Estado do Rio Grande do Sul. Procedeu-se à descrição das oficinas e à análise de conteúdo do material, do que surgiram três categorias: "O olhar do professor sobre o tempo", "O papel do professor na construção coletiva e nas transformações das práticas escolares" e "O lúdico no processo de ensino-aprendizagem". Ao longo do estudo, constatou-se que o processo de educação estética, na formação em serviço, torna o ambiente e as relações de trabalho mais favoráveis, com maiores possibilidades para uma melhor formação e um desenvolvimento mais profícuo na aprendizagem das crianças |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-09-06 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013-06-04 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-10T18:06:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/748 |
url |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/748 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
dc.publisher.country.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv |
|
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
collection |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/748/1/2012SimoneMariaScartazzini.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6ce5d16ac98f1f7d736fba75d7874e9e |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br |
_version_ |
1809092284674736128 |