Capital cultural e educação em Bourdieu

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pies, Neri Gervasio
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
Texto Completo: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/706
Resumo: A presente pesquisa, sob o título, Capital Cultural e Educação em Bourdieu, faz uma abordagem sobre a influência do capital cultural no sistema de ensino. Bourdieu se tornou referência nessa área quando, através de seus estudos, argumentou que a escola não é uma instituição neutra, que ela contribui para produzir e reproduzir as estruturas sociais e que o rendimento dos estudantes na escola está associado ao capital cultural dos mesmos. Sendo assim, seria necessário pensar e repensar a função e o funcionamento do sistema de ensino sob o ponto de vista crítico, para além da reprodução, ou seja, encontrar elementos para ampliar o capital cultural dos indivíduos e fomentar um novo habitus. Nossa hipótese para pensar e fazer essa transformação é a de que o capital social pode ser um viés, uma ferramenta, para promover a educação crítica, transformadora. Para aprofundar nossa pesquisa, estruturamos o itinerário em três momentos. No primeiro, caracterizamos alguns conceitos sociológicos fundamentais, elaborados por Bourdieu. Em seguida, aprofundamos a temática do capital cultural procurando entender como se efetiva a pedagogia da reprodução no sistema de ensino e a violência simbólica. E, no terceiro momento, apontamos o capital social como uma ferramenta para ampliar o capital cultural, diminuindo a assimetria educacional, e pensar a transformação social. A metodologia da pesquisa é de natureza bibliográfica, com ênfase à dimensão hermenêutico-crítica de algumas obras do autor, o que remeteu a um exercício reconstrutivo dos principais conceitos atrelados ao tema da dissertação. Em síntese, a exploração das reflexões de Bourdieu é muito desafiadora, pois, embora ele nem sempre forneça argumentos explícitos sobre as possibilidades de mudança social através do sistema de ensino, propicia uma série de questões que podem servir como elementos indispensáveis para a construção de indicativos novos para a compreensão da realidade social e para a produção do conhecimento crítico através da educação
id UPF-1_a91ee2db056c9735f5660e790f06c20f
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/706
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Mühl, Eldon HenriqueCPF:25309552049http://lattes.cnpq.br/3402290519296482CPF:99049660010http://lattes.cnpq.br/0513921151455053Pies, Neri Gervasio2018-01-10T18:06:39Z2012-03-062011-08-26http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/706Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011NeriGervasioPies.pdf: 390733 bytes, checksum: 245ab10751df0b47b88f2927f5ba3773 (MD5) Previous issue date: 2011-08-26A presente pesquisa, sob o título, Capital Cultural e Educação em Bourdieu, faz uma abordagem sobre a influência do capital cultural no sistema de ensino. Bourdieu se tornou referência nessa área quando, através de seus estudos, argumentou que a escola não é uma instituição neutra, que ela contribui para produzir e reproduzir as estruturas sociais e que o rendimento dos estudantes na escola está associado ao capital cultural dos mesmos. Sendo assim, seria necessário pensar e repensar a função e o funcionamento do sistema de ensino sob o ponto de vista crítico, para além da reprodução, ou seja, encontrar elementos para ampliar o capital cultural dos indivíduos e fomentar um novo habitus. Nossa hipótese para pensar e fazer essa transformação é a de que o capital social pode ser um viés, uma ferramenta, para promover a educação crítica, transformadora. Para aprofundar nossa pesquisa, estruturamos o itinerário em três momentos. No primeiro, caracterizamos alguns conceitos sociológicos fundamentais, elaborados por Bourdieu. Em seguida, aprofundamos a temática do capital cultural procurando entender como se efetiva a pedagogia da reprodução no sistema de ensino e a violência simbólica. E, no terceiro momento, apontamos o capital social como uma ferramenta para ampliar o capital cultural, diminuindo a assimetria educacional, e pensar a transformação social. A metodologia da pesquisa é de natureza bibliográfica, com ênfase à dimensão hermenêutico-crítica de algumas obras do autor, o que remeteu a um exercício reconstrutivo dos principais conceitos atrelados ao tema da dissertação. Em síntese, a exploração das reflexões de Bourdieu é muito desafiadora, pois, embora ele nem sempre forneça argumentos explícitos sobre as possibilidades de mudança social através do sistema de ensino, propicia uma série de questões que podem servir como elementos indispensáveis para a construção de indicativos novos para a compreensão da realidade social e para a produção do conhecimento crítico através da educaçãoapplication/pdfporPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoEducaçãoBourdieu, Pierre - 1930-2002Educação - FilosofiaAprendizagemBourdieu, Pierre - 1930-2002Education - PhilosophyLearningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOCapital cultural e educação em Bourdieuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2011NeriGervasioPies.pdfapplication/pdf390733http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/706/1/2011NeriGervasioPies.pdf245ab10751df0b47b88f2927f5ba3773MD51tede/7062018-01-10 16:06:39.596oai:tede.upf.br:tede/706Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:06:39Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.por.fl_str_mv Capital cultural e educação em Bourdieu
title Capital cultural e educação em Bourdieu
spellingShingle Capital cultural e educação em Bourdieu
Pies, Neri Gervasio
Bourdieu, Pierre - 1930-2002
Educação - Filosofia
Aprendizagem
Bourdieu, Pierre - 1930-2002
Education - Philosophy
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
title_short Capital cultural e educação em Bourdieu
title_full Capital cultural e educação em Bourdieu
title_fullStr Capital cultural e educação em Bourdieu
title_full_unstemmed Capital cultural e educação em Bourdieu
title_sort Capital cultural e educação em Bourdieu
author Pies, Neri Gervasio
author_facet Pies, Neri Gervasio
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mühl, Eldon Henrique
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:25309552049
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3402290519296482
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:99049660010
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0513921151455053
dc.contributor.author.fl_str_mv Pies, Neri Gervasio
contributor_str_mv Mühl, Eldon Henrique
dc.subject.por.fl_str_mv Bourdieu, Pierre - 1930-2002
Educação - Filosofia
Aprendizagem
topic Bourdieu, Pierre - 1930-2002
Educação - Filosofia
Aprendizagem
Bourdieu, Pierre - 1930-2002
Education - Philosophy
Learning
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Bourdieu, Pierre - 1930-2002
Education - Philosophy
Learning
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO
description A presente pesquisa, sob o título, Capital Cultural e Educação em Bourdieu, faz uma abordagem sobre a influência do capital cultural no sistema de ensino. Bourdieu se tornou referência nessa área quando, através de seus estudos, argumentou que a escola não é uma instituição neutra, que ela contribui para produzir e reproduzir as estruturas sociais e que o rendimento dos estudantes na escola está associado ao capital cultural dos mesmos. Sendo assim, seria necessário pensar e repensar a função e o funcionamento do sistema de ensino sob o ponto de vista crítico, para além da reprodução, ou seja, encontrar elementos para ampliar o capital cultural dos indivíduos e fomentar um novo habitus. Nossa hipótese para pensar e fazer essa transformação é a de que o capital social pode ser um viés, uma ferramenta, para promover a educação crítica, transformadora. Para aprofundar nossa pesquisa, estruturamos o itinerário em três momentos. No primeiro, caracterizamos alguns conceitos sociológicos fundamentais, elaborados por Bourdieu. Em seguida, aprofundamos a temática do capital cultural procurando entender como se efetiva a pedagogia da reprodução no sistema de ensino e a violência simbólica. E, no terceiro momento, apontamos o capital social como uma ferramenta para ampliar o capital cultural, diminuindo a assimetria educacional, e pensar a transformação social. A metodologia da pesquisa é de natureza bibliográfica, com ênfase à dimensão hermenêutico-crítica de algumas obras do autor, o que remeteu a um exercício reconstrutivo dos principais conceitos atrelados ao tema da dissertação. Em síntese, a exploração das reflexões de Bourdieu é muito desafiadora, pois, embora ele nem sempre forneça argumentos explícitos sobre as possibilidades de mudança social através do sistema de ensino, propicia uma série de questões que podem servir como elementos indispensáveis para a construção de indicativos novos para a compreensão da realidade social e para a produção do conhecimento crítico através da educação
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-08-26
dc.date.available.fl_str_mv 2012-03-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-10T18:06:39Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/706
url http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.por.fl_str_mv
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.publisher.department.fl_str_mv Educação
dc.publisher.country.por.fl_str_mv
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/706/1/2011NeriGervasioPies.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 245ab10751df0b47b88f2927f5ba3773
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1809092284537372672