Capital cultural e educação em Bourdieu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
Texto Completo: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/706 |
Resumo: | A presente pesquisa, sob o título, Capital Cultural e Educação em Bourdieu, faz uma abordagem sobre a influência do capital cultural no sistema de ensino. Bourdieu se tornou referência nessa área quando, através de seus estudos, argumentou que a escola não é uma instituição neutra, que ela contribui para produzir e reproduzir as estruturas sociais e que o rendimento dos estudantes na escola está associado ao capital cultural dos mesmos. Sendo assim, seria necessário pensar e repensar a função e o funcionamento do sistema de ensino sob o ponto de vista crítico, para além da reprodução, ou seja, encontrar elementos para ampliar o capital cultural dos indivíduos e fomentar um novo habitus. Nossa hipótese para pensar e fazer essa transformação é a de que o capital social pode ser um viés, uma ferramenta, para promover a educação crítica, transformadora. Para aprofundar nossa pesquisa, estruturamos o itinerário em três momentos. No primeiro, caracterizamos alguns conceitos sociológicos fundamentais, elaborados por Bourdieu. Em seguida, aprofundamos a temática do capital cultural procurando entender como se efetiva a pedagogia da reprodução no sistema de ensino e a violência simbólica. E, no terceiro momento, apontamos o capital social como uma ferramenta para ampliar o capital cultural, diminuindo a assimetria educacional, e pensar a transformação social. A metodologia da pesquisa é de natureza bibliográfica, com ênfase à dimensão hermenêutico-crítica de algumas obras do autor, o que remeteu a um exercício reconstrutivo dos principais conceitos atrelados ao tema da dissertação. Em síntese, a exploração das reflexões de Bourdieu é muito desafiadora, pois, embora ele nem sempre forneça argumentos explícitos sobre as possibilidades de mudança social através do sistema de ensino, propicia uma série de questões que podem servir como elementos indispensáveis para a construção de indicativos novos para a compreensão da realidade social e para a produção do conhecimento crítico através da educação |
id |
UPF-1_a91ee2db056c9735f5660e790f06c20f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede.upf.br:tede/706 |
network_acronym_str |
UPF-1 |
network_name_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mühl, Eldon HenriqueCPF:25309552049http://lattes.cnpq.br/3402290519296482CPF:99049660010http://lattes.cnpq.br/0513921151455053Pies, Neri Gervasio2018-01-10T18:06:39Z2012-03-062011-08-26http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/706Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011NeriGervasioPies.pdf: 390733 bytes, checksum: 245ab10751df0b47b88f2927f5ba3773 (MD5) Previous issue date: 2011-08-26A presente pesquisa, sob o título, Capital Cultural e Educação em Bourdieu, faz uma abordagem sobre a influência do capital cultural no sistema de ensino. Bourdieu se tornou referência nessa área quando, através de seus estudos, argumentou que a escola não é uma instituição neutra, que ela contribui para produzir e reproduzir as estruturas sociais e que o rendimento dos estudantes na escola está associado ao capital cultural dos mesmos. Sendo assim, seria necessário pensar e repensar a função e o funcionamento do sistema de ensino sob o ponto de vista crítico, para além da reprodução, ou seja, encontrar elementos para ampliar o capital cultural dos indivíduos e fomentar um novo habitus. Nossa hipótese para pensar e fazer essa transformação é a de que o capital social pode ser um viés, uma ferramenta, para promover a educação crítica, transformadora. Para aprofundar nossa pesquisa, estruturamos o itinerário em três momentos. No primeiro, caracterizamos alguns conceitos sociológicos fundamentais, elaborados por Bourdieu. Em seguida, aprofundamos a temática do capital cultural procurando entender como se efetiva a pedagogia da reprodução no sistema de ensino e a violência simbólica. E, no terceiro momento, apontamos o capital social como uma ferramenta para ampliar o capital cultural, diminuindo a assimetria educacional, e pensar a transformação social. A metodologia da pesquisa é de natureza bibliográfica, com ênfase à dimensão hermenêutico-crítica de algumas obras do autor, o que remeteu a um exercício reconstrutivo dos principais conceitos atrelados ao tema da dissertação. Em síntese, a exploração das reflexões de Bourdieu é muito desafiadora, pois, embora ele nem sempre forneça argumentos explícitos sobre as possibilidades de mudança social através do sistema de ensino, propicia uma série de questões que podem servir como elementos indispensáveis para a construção de indicativos novos para a compreensão da realidade social e para a produção do conhecimento crítico através da educaçãoapplication/pdfporPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoEducaçãoBourdieu, Pierre - 1930-2002Educação - FilosofiaAprendizagemBourdieu, Pierre - 1930-2002Education - PhilosophyLearningCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOCapital cultural e educação em Bourdieuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2011NeriGervasioPies.pdfapplication/pdf390733http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/706/1/2011NeriGervasioPies.pdf245ab10751df0b47b88f2927f5ba3773MD51tede/7062018-01-10 16:06:39.596oai:tede.upf.br:tede/706Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:06:39Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Capital cultural e educação em Bourdieu |
title |
Capital cultural e educação em Bourdieu |
spellingShingle |
Capital cultural e educação em Bourdieu Pies, Neri Gervasio Bourdieu, Pierre - 1930-2002 Educação - Filosofia Aprendizagem Bourdieu, Pierre - 1930-2002 Education - Philosophy Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
title_short |
Capital cultural e educação em Bourdieu |
title_full |
Capital cultural e educação em Bourdieu |
title_fullStr |
Capital cultural e educação em Bourdieu |
title_full_unstemmed |
Capital cultural e educação em Bourdieu |
title_sort |
Capital cultural e educação em Bourdieu |
author |
Pies, Neri Gervasio |
author_facet |
Pies, Neri Gervasio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Mühl, Eldon Henrique |
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv |
CPF:25309552049 |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3402290519296482 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
CPF:99049660010 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0513921151455053 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pies, Neri Gervasio |
contributor_str_mv |
Mühl, Eldon Henrique |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Bourdieu, Pierre - 1930-2002 Educação - Filosofia Aprendizagem |
topic |
Bourdieu, Pierre - 1930-2002 Educação - Filosofia Aprendizagem Bourdieu, Pierre - 1930-2002 Education - Philosophy Learning CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Bourdieu, Pierre - 1930-2002 Education - Philosophy Learning |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
description |
A presente pesquisa, sob o título, Capital Cultural e Educação em Bourdieu, faz uma abordagem sobre a influência do capital cultural no sistema de ensino. Bourdieu se tornou referência nessa área quando, através de seus estudos, argumentou que a escola não é uma instituição neutra, que ela contribui para produzir e reproduzir as estruturas sociais e que o rendimento dos estudantes na escola está associado ao capital cultural dos mesmos. Sendo assim, seria necessário pensar e repensar a função e o funcionamento do sistema de ensino sob o ponto de vista crítico, para além da reprodução, ou seja, encontrar elementos para ampliar o capital cultural dos indivíduos e fomentar um novo habitus. Nossa hipótese para pensar e fazer essa transformação é a de que o capital social pode ser um viés, uma ferramenta, para promover a educação crítica, transformadora. Para aprofundar nossa pesquisa, estruturamos o itinerário em três momentos. No primeiro, caracterizamos alguns conceitos sociológicos fundamentais, elaborados por Bourdieu. Em seguida, aprofundamos a temática do capital cultural procurando entender como se efetiva a pedagogia da reprodução no sistema de ensino e a violência simbólica. E, no terceiro momento, apontamos o capital social como uma ferramenta para ampliar o capital cultural, diminuindo a assimetria educacional, e pensar a transformação social. A metodologia da pesquisa é de natureza bibliográfica, com ênfase à dimensão hermenêutico-crítica de algumas obras do autor, o que remeteu a um exercício reconstrutivo dos principais conceitos atrelados ao tema da dissertação. Em síntese, a exploração das reflexões de Bourdieu é muito desafiadora, pois, embora ele nem sempre forneça argumentos explícitos sobre as possibilidades de mudança social através do sistema de ensino, propicia uma série de questões que podem servir como elementos indispensáveis para a construção de indicativos novos para a compreensão da realidade social e para a produção do conhecimento crítico através da educação |
publishDate |
2011 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2011-08-26 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2012-03-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-01-10T18:06:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/706 |
url |
http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/706 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Educação |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Educação |
dc.publisher.country.por.fl_str_mv |
|
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv |
|
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
collection |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/706/1/2011NeriGervasioPies.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
245ab10751df0b47b88f2927f5ba3773 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br |
_version_ |
1809092284537372672 |