Narrativas de professores sobre o mal-estar docente
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) |
Texto Completo: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/696 |
Resumo: | Essa dissertação tem como problemática a saúde do professor e objetiva investigar qual o significado de mal-estar docente, quais as possibilidades de prevenção - na visão dos professores -, além de pesquisar as formas de prevenção para melhorar a qualidade de vida do docente. O trabalho tem embasamento teórico na educação estética, na dimensão humana e no que se refere ao sensível, levando em consideração a relação que o sujeito estabelece com o meio em que vivem e a sua crise da sensibilidade. Tem como enfoque o mal-estar do educador, pois a atividade docente propicia vivências que podem afetar a saúde física e mental; buscará subsídios para a prevenção deste mal-estar. Com base no que foi exposto, é possível afirmar que a proposta está vinculada na Linha de Pesquisa: Processos Educativos e Linguagem, dentro da área temática de Educação Estética. A pesquisa parte do pressuposto de que, conforme Ormezzano (2001), a concepção do estético é entendida como modo de ser e estar no mundo. Assim, o ser humano precisa construir a sua subjetividade na percepção dessa conexidade do eu com o cosmo, ou, em outras palavras, precisa estar imerso no mundo, expressando: o que é, como se percebe e como se conhece. Foi desenvolvida uma pesquisa de campo com oito educadores, de quatro escolas distintas da rede de ensino público estadual da cidade de Passo Fundo/RS, sendo necessário que os mesmos tivessem se afastado de suas atividades escolares por motivo de doença - com laudo médico -, mas que já tivessem retomado as suas funções. As indagações foram orientadas por entrevista, norteada pelo diálogo entre o sujeito da pesquisa e a pesquisadora, cujo intuito é favorecer a livre expressão dos entrevistados e estimular a abordagem da temática em estudo. A pesquisa se caracteriza por abordagem qualitativa de cunho fenomenológico. A escolha desta modalidade deve-se ao fato do investigador não considerar previamente uma compreensão do fenômeno, mas, ir à busca da natureza deste fenômeno num processo interrogativo. A organização e a compreensão das informações foram feitas através do método fenomenológico proposto por Giorgi (2009, 2010) e Comiotto (1992), na tentativa de descrever e perceber cada pessoa dentro de sua singularidade; se desenvolveu em cinco passos, até atingir as essências fenomenológicas. As essências que emergiram na pesquisa foram as seguintes: problemas profissionais e sofrimento; interação com a comunidade escolar; e, indicações de prevenção. A prevenção do mal-estar docente necessita de um olhar de toda a sociedade em torno da escola. Depende de políticas públicas, dos sindicatos dos professores, do setor administrativo da escola, para oferecer, ao professor, o apoio de outros profissionais que o ajudem em seu objetivo, que é a aprendizagem do aluno e a formação inicial e continuada; necessita levar em consideração as diversidades encontradas na escola. A profissão de professor requer atualização permanente, é um eterno aprender, tendo em vista que a sociedade está em constante mudança |
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