A substituição lexical em livros didáticos de língua portuguesa da 4ª série

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacchini, Fernanda
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
Texto Completo: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/963
Resumo: Este trabalho busca analisar o modo que os livros didáticos encaminham o trabalho de estudo do texto e como isso contribui para o aluno refletir sobre os usos da língua e a produção de sentidos, especialmente no tocante ao recurso da substituição lexical enquanto processo anafórico que garante a coesão textual através de estratégias de referenciação. Trata-se de uma pesquisa teórico-analítica que, inicialmente, faz o levantamento bibliográfico dos dois pilares teóricos em que ela se sustenta: a substituição lexical sob a perspectiva da Lingüística do Texto e o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa mediado pelo livro didático. No exame de cinco livros didáticos, três aprovados pelo MEC e dois que não constam na lista de aprovados, observa-se se, entre as atividades encaminhadas sobre os textos verbais, há questões que abordam a substituição lexical e a forma como acontece essa abordagem. Devido à íntima relação entre a substituição lexical e os sinônimos, uma reflexão quanto aos conceitos de sinonímia também foi realizada. Avaliados os livros, nota-se, pelo número de atividades propostas, que é mínima a importância dada pelos autores ao estudo da substituição lexical nos livros didáticos, além disso, as poucas perguntas direcionadas a esse estudo baseiam-se na mera localização de elementos no interior do texto, sem reflexões acerca dos efeitos de sentido provocados pelas trocas e sem reflexões sobre a importância que as substituições têm para promover a unidade e a progressão do texto. Quanto aos sinônimos no livro didático, sua abordagem é feita no nível da palavra ou da frase e não leva em consideração aspectos discursivos, o que é um trabalho bastante restrito diante da complexidade das relações de sentidos que as palavras adquirem nas situações reais de uso. Por fim, é possível constatar que, embora apresentem lacunas, os livros aprovados pelo MEC têm qualidade superior àqueles que não constam entre os aprovados, no entanto este último grupo continua no mercado, disponível para a aquisição
id UPF-1_d43c898d9e6b07d9a4766d62c0651cc1
oai_identifier_str oai:tede.upf.br:tede/963
network_acronym_str UPF-1
network_name_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
repository_id_str
spelling Toldo, Claudia StumpfCPF:58217045020http://lattes.cnpq.br/7927613573357678CPF:93787103015http://lattes.cnpq.br/2551942204547178Giacchini, Fernanda2018-01-10T18:09:17Z2013-07-022009-03-24http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/963Made available in DSpace on 2018-01-10T18:09:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009FernandaGiacchini.pdf: 4965560 bytes, checksum: ea28b922df37a7632a8f4950cd53b4e5 (MD5) Previous issue date: 2009-03-24Este trabalho busca analisar o modo que os livros didáticos encaminham o trabalho de estudo do texto e como isso contribui para o aluno refletir sobre os usos da língua e a produção de sentidos, especialmente no tocante ao recurso da substituição lexical enquanto processo anafórico que garante a coesão textual através de estratégias de referenciação. Trata-se de uma pesquisa teórico-analítica que, inicialmente, faz o levantamento bibliográfico dos dois pilares teóricos em que ela se sustenta: a substituição lexical sob a perspectiva da Lingüística do Texto e o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa mediado pelo livro didático. No exame de cinco livros didáticos, três aprovados pelo MEC e dois que não constam na lista de aprovados, observa-se se, entre as atividades encaminhadas sobre os textos verbais, há questões que abordam a substituição lexical e a forma como acontece essa abordagem. Devido à íntima relação entre a substituição lexical e os sinônimos, uma reflexão quanto aos conceitos de sinonímia também foi realizada. Avaliados os livros, nota-se, pelo número de atividades propostas, que é mínima a importância dada pelos autores ao estudo da substituição lexical nos livros didáticos, além disso, as poucas perguntas direcionadas a esse estudo baseiam-se na mera localização de elementos no interior do texto, sem reflexões acerca dos efeitos de sentido provocados pelas trocas e sem reflexões sobre a importância que as substituições têm para promover a unidade e a progressão do texto. Quanto aos sinônimos no livro didático, sua abordagem é feita no nível da palavra ou da frase e não leva em consideração aspectos discursivos, o que é um trabalho bastante restrito diante da complexidade das relações de sentidos que as palavras adquirem nas situações reais de uso. Por fim, é possível constatar que, embora apresentem lacunas, os livros aprovados pelo MEC têm qualidade superior àqueles que não constam entre os aprovados, no entanto este último grupo continua no mercado, disponível para a aquisiçãoapplication/pdfporPrograma de Pós-Graduação em LetrasEstudos Linguísticos e Estudos LiteráriosLivros didáticosLíngua portuguesa - LexicografiaReferência (Linguística)TextbooksPortuguese language - LexicographyReference Linguistics)CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESA substituição lexical em livros didáticos de língua portuguesa da 4ª sérieinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFORIGINAL2009FernandaGiacchini.pdfapplication/pdf4965560http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/963/1/2009FernandaGiacchini.pdfea28b922df37a7632a8f4950cd53b4e5MD51tede/9632018-01-10 16:09:17.703oai:tede.upf.br:tede/963Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://tede.upf.br/oai/requestbiblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.bropendoar:2018-01-10T18:09:17Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.por.fl_str_mv A substituição lexical em livros didáticos de língua portuguesa da 4ª série
title A substituição lexical em livros didáticos de língua portuguesa da 4ª série
spellingShingle A substituição lexical em livros didáticos de língua portuguesa da 4ª série
Giacchini, Fernanda
Livros didáticos
Língua portuguesa - Lexicografia
Referência (Linguística)
Textbooks
Portuguese language - Lexicography
Reference Linguistics)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
title_short A substituição lexical em livros didáticos de língua portuguesa da 4ª série
title_full A substituição lexical em livros didáticos de língua portuguesa da 4ª série
title_fullStr A substituição lexical em livros didáticos de língua portuguesa da 4ª série
title_full_unstemmed A substituição lexical em livros didáticos de língua portuguesa da 4ª série
title_sort A substituição lexical em livros didáticos de língua portuguesa da 4ª série
author Giacchini, Fernanda
author_facet Giacchini, Fernanda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Toldo, Claudia Stumpf
dc.contributor.advisor1ID.fl_str_mv CPF:58217045020
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7927613573357678
dc.contributor.authorID.fl_str_mv CPF:93787103015
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2551942204547178
dc.contributor.author.fl_str_mv Giacchini, Fernanda
contributor_str_mv Toldo, Claudia Stumpf
dc.subject.por.fl_str_mv Livros didáticos
Língua portuguesa - Lexicografia
Referência (Linguística)
topic Livros didáticos
Língua portuguesa - Lexicografia
Referência (Linguística)
Textbooks
Portuguese language - Lexicography
Reference Linguistics)
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
dc.subject.eng.fl_str_mv Textbooks
Portuguese language - Lexicography
Reference Linguistics)
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
description Este trabalho busca analisar o modo que os livros didáticos encaminham o trabalho de estudo do texto e como isso contribui para o aluno refletir sobre os usos da língua e a produção de sentidos, especialmente no tocante ao recurso da substituição lexical enquanto processo anafórico que garante a coesão textual através de estratégias de referenciação. Trata-se de uma pesquisa teórico-analítica que, inicialmente, faz o levantamento bibliográfico dos dois pilares teóricos em que ela se sustenta: a substituição lexical sob a perspectiva da Lingüística do Texto e o processo de ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa mediado pelo livro didático. No exame de cinco livros didáticos, três aprovados pelo MEC e dois que não constam na lista de aprovados, observa-se se, entre as atividades encaminhadas sobre os textos verbais, há questões que abordam a substituição lexical e a forma como acontece essa abordagem. Devido à íntima relação entre a substituição lexical e os sinônimos, uma reflexão quanto aos conceitos de sinonímia também foi realizada. Avaliados os livros, nota-se, pelo número de atividades propostas, que é mínima a importância dada pelos autores ao estudo da substituição lexical nos livros didáticos, além disso, as poucas perguntas direcionadas a esse estudo baseiam-se na mera localização de elementos no interior do texto, sem reflexões acerca dos efeitos de sentido provocados pelas trocas e sem reflexões sobre a importância que as substituições têm para promover a unidade e a progressão do texto. Quanto aos sinônimos no livro didático, sua abordagem é feita no nível da palavra ou da frase e não leva em consideração aspectos discursivos, o que é um trabalho bastante restrito diante da complexidade das relações de sentidos que as palavras adquirem nas situações reais de uso. Por fim, é possível constatar que, embora apresentem lacunas, os livros aprovados pelo MEC têm qualidade superior àqueles que não constam entre os aprovados, no entanto este último grupo continua no mercado, disponível para a aquisição
publishDate 2009
dc.date.issued.fl_str_mv 2009-03-24
dc.date.available.fl_str_mv 2013-07-02
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-01-10T18:09:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/963
url http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/963
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.por.fl_str_mv
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.department.fl_str_mv Estudos Linguísticos e Estudos Literários
dc.publisher.country.por.fl_str_mv
dc.publisher.initials.por.fl_str_mv
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
collection Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF)
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.upf.br:8080/jspui/bitstream/tede/963/1/2009FernandaGiacchini.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv ea28b922df37a7632a8f4950cd53b4e5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca de teses e dissertações da Universidade de Passo Fundo (BDTD UPF) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv biblio@upf.br || bio@upf.br || cas@upf.br || car@upf.br || lve@upf.br || sar@upf.br || sol@upf.br || upfmundi@upf.br || jucelei@upf.br
_version_ 1801045437108453376