Humanização económica: o impacto da economia social e solidária nas comunidades locais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Rui Quintas
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Teoria e Evidência Econômica
Texto Completo: https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/12608
Resumo: Esta pesquisa privilegia as grandes muralhas da economia real nas comunidades locais, que encontram respostas sociais multidisciplinares na economia social e solidária. A actividade informal é uma linha da frente que alimenta a alma da narrativa segundo a qual quase 34% é a taxa de desemprego em Angola, sendo maioritariamente constituída por jovens dosexo feminino. O Mercado do Km-30 é uma autêntica bolsa de valor a céu aberto, onde o comércio informal não constitui uma transgressão na fibra moral da população desempregada das zonas urbanas e rurais, oriundas de vários pontos do país e estrangeiros. O sector informal continua a responder às grandes necessidades humanas, visto que ainda não há estabilização, reformas e desenvolvimento da economia angolana. Ninguém é um desempregado nato, pois a acção informal é uma oferta alternada local aprendida das necessidades sociais ilimitadas a auxiliá-lo a lidar e reflectir com expectativa, estratégias e frustrações dos actores do comércio informal. Enquanto se dedica à actividade, é positivo, traz renda e boa poupança. Não há burocracia comercial, intermediário financeiro, guerra comercial, caridade e taxas de juros elevados ou altíssimos. No plano metodológico, é arquitectado, com as teorias do mercado de emprego e teoria do plano de reconversão da economia informal angolana. O método de abordagem é a pesquisa qualitativa, onde o objectivo da pesquisa será explicativa e descritiva. Ao olharmos para os protocolos e técnicas de procedimentos da pesquisa seleccionámos o histórico, o comparativo e o dedutivo. Já as características do pesquisador farão recurso às múltiplas fontes de dados tais como; consulta de obras de vários especialistas locais e globais, observação directa e participativa no Mercado Km – 30, local da produção do fenómeno.
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