A China na cadeia têxtil – vestuário: impactos após a abertura do comércio brasileiro ao mercado mundial e do final dos Acordos Multifibras (AMV) e Têxtil Vestuário (ATV)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Achyles Barcelos da
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Conte, Nelton Carlos, Conte, Valquiria Carbonera
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Teoria e Evidência Econômica
Texto Completo: https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/3442
Resumo: Setores intensivos em mão de obra no Brasil, como os de calçados, de móveis e de confecções, passam por fortes pressões concorrenciais, em consequência da presença, em seus mercados de atuação, de competidores asiáticos com ambiente produtivo mais favorável à competitividade. Este estudo teve por objetivo investigar a participação da China no mercado têxtil-vestuário mundial e nas relações comerciais com Brasil no período de 1990 a 2009, movida pelo final dos acordos comerciais AMF e ATV. A base informacional do estudo é composta de dados provenientes de instituições nacionais e internacionais. O que se observa é que a presença da China no mercado internacional têxtil-vestuário aumentou, colocando esse país como o principal exportador mundial. Com relação ao mercado brasileiro, ficou demonstrado que, na indústria têxtil e do vestuário, os principais impactos foram a redução de mão de obra empregada e o aumento das importações. Palavras-chave: Cadeia têxtil-vestuário. Mercado chinês. Estratégia competitiva. Acordos comerciais.
id UPF-2_73f15e3060ecd2edf795a64adaa40601
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/3442
network_acronym_str UPF-2
network_name_str Revista Teoria e Evidência Econômica
repository_id_str
spelling A China na cadeia têxtil – vestuário: impactos após a abertura do comércio brasileiro ao mercado mundial e do final dos Acordos Multifibras (AMV) e Têxtil Vestuário (ATV)Setores intensivos em mão de obra no Brasil, como os de calçados, de móveis e de confecções, passam por fortes pressões concorrenciais, em consequência da presença, em seus mercados de atuação, de competidores asiáticos com ambiente produtivo mais favorável à competitividade. Este estudo teve por objetivo investigar a participação da China no mercado têxtil-vestuário mundial e nas relações comerciais com Brasil no período de 1990 a 2009, movida pelo final dos acordos comerciais AMF e ATV. A base informacional do estudo é composta de dados provenientes de instituições nacionais e internacionais. O que se observa é que a presença da China no mercado internacional têxtil-vestuário aumentou, colocando esse país como o principal exportador mundial. Com relação ao mercado brasileiro, ficou demonstrado que, na indústria têxtil e do vestuário, os principais impactos foram a redução de mão de obra empregada e o aumento das importações. Palavras-chave: Cadeia têxtil-vestuário. Mercado chinês. Estratégia competitiva. Acordos comerciais.UPF Editora2013-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/344210.5335/rtee.v0i40.3442Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 19 n. 40 (2013): Revista Teoria e Evidência Econômica2318-84480104-0960reponame:Revista Teoria e Evidência Econômicainstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/3442/2280Costa, Achyles Barcelos daConte, Nelton CarlosConte, Valquiria Carbonerainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:22:12Zoai:seer.upf.br:article/3442Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rteePUBhttp://seer.upf.br/index.php/rtee/oai||rtee@upf.br2318-84480104-0960opendoar:2024-05-27T15:22:12Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv A China na cadeia têxtil – vestuário: impactos após a abertura do comércio brasileiro ao mercado mundial e do final dos Acordos Multifibras (AMV) e Têxtil Vestuário (ATV)
title A China na cadeia têxtil – vestuário: impactos após a abertura do comércio brasileiro ao mercado mundial e do final dos Acordos Multifibras (AMV) e Têxtil Vestuário (ATV)
spellingShingle A China na cadeia têxtil – vestuário: impactos após a abertura do comércio brasileiro ao mercado mundial e do final dos Acordos Multifibras (AMV) e Têxtil Vestuário (ATV)
Costa, Achyles Barcelos da
title_short A China na cadeia têxtil – vestuário: impactos após a abertura do comércio brasileiro ao mercado mundial e do final dos Acordos Multifibras (AMV) e Têxtil Vestuário (ATV)
title_full A China na cadeia têxtil – vestuário: impactos após a abertura do comércio brasileiro ao mercado mundial e do final dos Acordos Multifibras (AMV) e Têxtil Vestuário (ATV)
title_fullStr A China na cadeia têxtil – vestuário: impactos após a abertura do comércio brasileiro ao mercado mundial e do final dos Acordos Multifibras (AMV) e Têxtil Vestuário (ATV)
title_full_unstemmed A China na cadeia têxtil – vestuário: impactos após a abertura do comércio brasileiro ao mercado mundial e do final dos Acordos Multifibras (AMV) e Têxtil Vestuário (ATV)
title_sort A China na cadeia têxtil – vestuário: impactos após a abertura do comércio brasileiro ao mercado mundial e do final dos Acordos Multifibras (AMV) e Têxtil Vestuário (ATV)
author Costa, Achyles Barcelos da
author_facet Costa, Achyles Barcelos da
Conte, Nelton Carlos
Conte, Valquiria Carbonera
author_role author
author2 Conte, Nelton Carlos
Conte, Valquiria Carbonera
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Achyles Barcelos da
Conte, Nelton Carlos
Conte, Valquiria Carbonera
description Setores intensivos em mão de obra no Brasil, como os de calçados, de móveis e de confecções, passam por fortes pressões concorrenciais, em consequência da presença, em seus mercados de atuação, de competidores asiáticos com ambiente produtivo mais favorável à competitividade. Este estudo teve por objetivo investigar a participação da China no mercado têxtil-vestuário mundial e nas relações comerciais com Brasil no período de 1990 a 2009, movida pelo final dos acordos comerciais AMF e ATV. A base informacional do estudo é composta de dados provenientes de instituições nacionais e internacionais. O que se observa é que a presença da China no mercado internacional têxtil-vestuário aumentou, colocando esse país como o principal exportador mundial. Com relação ao mercado brasileiro, ficou demonstrado que, na indústria têxtil e do vestuário, os principais impactos foram a redução de mão de obra empregada e o aumento das importações. Palavras-chave: Cadeia têxtil-vestuário. Mercado chinês. Estratégia competitiva. Acordos comerciais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/3442
10.5335/rtee.v0i40.3442
url https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/3442
identifier_str_mv 10.5335/rtee.v0i40.3442
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/3442/2280
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UPF Editora
publisher.none.fl_str_mv UPF Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 19 n. 40 (2013): Revista Teoria e Evidência Econômica
2318-8448
0104-0960
reponame:Revista Teoria e Evidência Econômica
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Teoria e Evidência Econômica
collection Revista Teoria e Evidência Econômica
repository.name.fl_str_mv Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv ||rtee@upf.br
_version_ 1800221096188837888