Competitividade e barreiras não tarifárias nas exportações brasileiras de calçados
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Teoria e Evidência Econômica |
Texto Completo: | https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/5355 |
Resumo: | Este trabalho tem por objetivo identificar a situação do setor calçadista brasileiro no comércio mundial. Foram levantados os dados dos maiores competidores, dos produtos mais exportados e dos principais mercados, e avaliados os índices de vantagem comparativa revelada e as medidas não tarifárias no período 1998-2011. Os resultados mostraram que ocorreu diversificação dos destinos das exportações e uma drástica redução do índice brasileiro de vantagem comparativa, com uma perda substancial de mercado. O calçado de couro natural, principal produto brasileiro do setor, vem perdendo participação no mercado para os calçados de plástico e borracha. Uma avaliação de barreiras tarifárias e não tarifárias indicou que elas não foram o fator decisivo na redução da competitividade. Um desafio importante para o setor é aumentar a produtividade doméstica, reduzir custos e investir em tecnologias que melhorem a qualidade dos produtos. Palavras-chave: Setor calçadista. Vantagem comparativa revelada. Medidas não tarifárias. Notificações técnicas. |
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Competitividade e barreiras não tarifárias nas exportações brasileiras de calçadosEste trabalho tem por objetivo identificar a situação do setor calçadista brasileiro no comércio mundial. Foram levantados os dados dos maiores competidores, dos produtos mais exportados e dos principais mercados, e avaliados os índices de vantagem comparativa revelada e as medidas não tarifárias no período 1998-2011. Os resultados mostraram que ocorreu diversificação dos destinos das exportações e uma drástica redução do índice brasileiro de vantagem comparativa, com uma perda substancial de mercado. O calçado de couro natural, principal produto brasileiro do setor, vem perdendo participação no mercado para os calçados de plástico e borracha. Uma avaliação de barreiras tarifárias e não tarifárias indicou que elas não foram o fator decisivo na redução da competitividade. Um desafio importante para o setor é aumentar a produtividade doméstica, reduzir custos e investir em tecnologias que melhorem a qualidade dos produtos. Palavras-chave: Setor calçadista. Vantagem comparativa revelada. Medidas não tarifárias. Notificações técnicas.UPF Editora2015-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/535510.5335/rtee.v21i44.5355Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 21 n. 44 (2015): Revista Teoria e Evidência Econômica2318-84480104-0960reponame:Revista Teoria e Evidência Econômicainstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/5355/3475Nunes Fraga, Ana CarolinaSilva, Orlando Monteiro dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:22:18Zoai:seer.upf.br:article/5355Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rteePUBhttp://seer.upf.br/index.php/rtee/oai||rtee@upf.br2318-84480104-0960opendoar:2024-05-27T15:22:18Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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