Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marins, Márcio
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pasqual, Cássia Aparecida
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Teoria e Evidência Econômica
Texto Completo: https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/3437
Resumo: Este artigo tem como objetivo identificar os riscos operacionais no canal logístico da Metal Company Ltd. decorrentes do fluxo de suprimentos em escopo convencional de reposição dos materiais e propor um novo modelo do processo de reposição de materiais através da formação de alianças estratégicas, para, por fi m, identificar em que grau o conceito de Comakership contribui para criação de diferenciais competitivos logísticos frente às incertezas de mercado. Para isso, a metodologia utilizada foi um estudo de caso separado em três momentos diferentes: a identificação dos riscos operacionais causados pelos principais fornecedores; a criação de uma nova proposta de alianças estratégicas e esta, por sua vez, comprovada com a implementação da nova proposta. Como principais resultados pode-se constatar que o comakership contribui significativamente para a redução de riscos operacionais e criação de diferenciais competitivos logísticos entre empresa-fornecedor, o que foi corroborado com o estudo na Metal Company, a qual ampliou muito sua efi ciência no canal de suprimentos ao trabalhar de forma cooperada com seu principal cliente. Palavras-chave: Alianças estratégicas. Comakership. Local sourcing. Parcerias. Riscos operacionais.
id UPF-2_9876c0a1c511bba04ae148bdd861c32b
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/3437
network_acronym_str UPF-2
network_name_str Revista Teoria e Evidência Econômica
repository_id_str
spelling Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticasEste artigo tem como objetivo identificar os riscos operacionais no canal logístico da Metal Company Ltd. decorrentes do fluxo de suprimentos em escopo convencional de reposição dos materiais e propor um novo modelo do processo de reposição de materiais através da formação de alianças estratégicas, para, por fi m, identificar em que grau o conceito de Comakership contribui para criação de diferenciais competitivos logísticos frente às incertezas de mercado. Para isso, a metodologia utilizada foi um estudo de caso separado em três momentos diferentes: a identificação dos riscos operacionais causados pelos principais fornecedores; a criação de uma nova proposta de alianças estratégicas e esta, por sua vez, comprovada com a implementação da nova proposta. Como principais resultados pode-se constatar que o comakership contribui significativamente para a redução de riscos operacionais e criação de diferenciais competitivos logísticos entre empresa-fornecedor, o que foi corroborado com o estudo na Metal Company, a qual ampliou muito sua efi ciência no canal de suprimentos ao trabalhar de forma cooperada com seu principal cliente. Palavras-chave: Alianças estratégicas. Comakership. Local sourcing. Parcerias. Riscos operacionais.UPF Editora2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/343710.5335/rtee.v0i39.3437Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 18 n. 39 (2012): Revista Teoria e Evidência Econômica2318-84480104-0960reponame:Revista Teoria e Evidência Econômicainstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/3437/2275Marins, MárcioPasqual, Cássia Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:22:12Zoai:seer.upf.br:article/3437Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rteePUBhttp://seer.upf.br/index.php/rtee/oai||rtee@upf.br2318-84480104-0960opendoar:2024-05-27T15:22:12Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas
title Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas
spellingShingle Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas
Marins, Márcio
title_short Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas
title_full Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas
title_fullStr Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas
title_full_unstemmed Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas
title_sort Comakership: um escopo inovador no conceito de alianças estratégicas logísticas
author Marins, Márcio
author_facet Marins, Márcio
Pasqual, Cássia Aparecida
author_role author
author2 Pasqual, Cássia Aparecida
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marins, Márcio
Pasqual, Cássia Aparecida
description Este artigo tem como objetivo identificar os riscos operacionais no canal logístico da Metal Company Ltd. decorrentes do fluxo de suprimentos em escopo convencional de reposição dos materiais e propor um novo modelo do processo de reposição de materiais através da formação de alianças estratégicas, para, por fi m, identificar em que grau o conceito de Comakership contribui para criação de diferenciais competitivos logísticos frente às incertezas de mercado. Para isso, a metodologia utilizada foi um estudo de caso separado em três momentos diferentes: a identificação dos riscos operacionais causados pelos principais fornecedores; a criação de uma nova proposta de alianças estratégicas e esta, por sua vez, comprovada com a implementação da nova proposta. Como principais resultados pode-se constatar que o comakership contribui significativamente para a redução de riscos operacionais e criação de diferenciais competitivos logísticos entre empresa-fornecedor, o que foi corroborado com o estudo na Metal Company, a qual ampliou muito sua efi ciência no canal de suprimentos ao trabalhar de forma cooperada com seu principal cliente. Palavras-chave: Alianças estratégicas. Comakership. Local sourcing. Parcerias. Riscos operacionais.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/3437
10.5335/rtee.v0i39.3437
url https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/3437
identifier_str_mv 10.5335/rtee.v0i39.3437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/3437/2275
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UPF Editora
publisher.none.fl_str_mv UPF Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 18 n. 39 (2012): Revista Teoria e Evidência Econômica
2318-8448
0104-0960
reponame:Revista Teoria e Evidência Econômica
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Teoria e Evidência Econômica
collection Revista Teoria e Evidência Econômica
repository.name.fl_str_mv Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv ||rtee@upf.br
_version_ 1800221096180449280