A estruturação e a gestão do capital intelectual a partir do modelo de navegador de Stewart: um estudo em uma instituição de ensino superior (IES)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Awad, Faisal Medeiros
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Sausen, Jorge Oneide, Demarchi, Daniel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Teoria e Evidência Econômica
Texto Completo: https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/3441
Resumo: Este artigo tem o escopo de analisar a estruturação/gestão do capital intelectual em uma Instituição de Ensino Superior Comunitária através do modelo de navegador de Stewart. A utilização desse modelo se justifi ca em razão de que o capital intelectual constitui matéria intelectual e que pode ser utilizada para gerar riqueza dentro das organizações e, principalmente, em uma IES. A pesquisa quantitativa abordou as percepções que os sujeitos possuem sobre o capital intelectual da instituição. Os dados analisados revelam que a IES apresenta uma regular gerência do seu capital intelectual, efetivando ações de caráter estratégico em sua gestão, bem como a satisfação do cliente e valorização da marca. Por outro lado, ela apresenta preocupação quanto à capacidade de sustentabilidade econômico-fi nanceira que viabiliza os projetos e atividades institucionais. O capital intelectual da IES está estruturado basicamente pela gestão do conhecimento, visto que esta é uma organização intensiva em conhecimento e que este é o principal e mais importante ativo que a instituição possui. Com base no conhecimento existente no quadro funcional e na sua estrutura, a instituição busca geri-lo de forma que este seja seu principal fator e diferencial competitivo. Palavras-chave: Capital intelectual. Modelo de navegador de Stewart. Universidade. Vantagem competitiva.
id UPF-2_9aa7415c60bd0a473affcb57c65b44c3
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/3441
network_acronym_str UPF-2
network_name_str Revista Teoria e Evidência Econômica
repository_id_str
spelling A estruturação e a gestão do capital intelectual a partir do modelo de navegador de Stewart: um estudo em uma instituição de ensino superior (IES)Este artigo tem o escopo de analisar a estruturação/gestão do capital intelectual em uma Instituição de Ensino Superior Comunitária através do modelo de navegador de Stewart. A utilização desse modelo se justifi ca em razão de que o capital intelectual constitui matéria intelectual e que pode ser utilizada para gerar riqueza dentro das organizações e, principalmente, em uma IES. A pesquisa quantitativa abordou as percepções que os sujeitos possuem sobre o capital intelectual da instituição. Os dados analisados revelam que a IES apresenta uma regular gerência do seu capital intelectual, efetivando ações de caráter estratégico em sua gestão, bem como a satisfação do cliente e valorização da marca. Por outro lado, ela apresenta preocupação quanto à capacidade de sustentabilidade econômico-fi nanceira que viabiliza os projetos e atividades institucionais. O capital intelectual da IES está estruturado basicamente pela gestão do conhecimento, visto que esta é uma organização intensiva em conhecimento e que este é o principal e mais importante ativo que a instituição possui. Com base no conhecimento existente no quadro funcional e na sua estrutura, a instituição busca geri-lo de forma que este seja seu principal fator e diferencial competitivo. Palavras-chave: Capital intelectual. Modelo de navegador de Stewart. Universidade. Vantagem competitiva.UPF Editora2012-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/344110.5335/rtee.v0i39.3441Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 18 n. 39 (2012): Revista Teoria e Evidência Econômica2318-84480104-0960reponame:Revista Teoria e Evidência Econômicainstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/3441/2279Awad, Faisal MedeirosSausen, Jorge OneideDemarchi, Danielinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:22:12Zoai:seer.upf.br:article/3441Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rteePUBhttp://seer.upf.br/index.php/rtee/oai||rtee@upf.br2318-84480104-0960opendoar:2024-05-27T15:22:12Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv A estruturação e a gestão do capital intelectual a partir do modelo de navegador de Stewart: um estudo em uma instituição de ensino superior (IES)
title A estruturação e a gestão do capital intelectual a partir do modelo de navegador de Stewart: um estudo em uma instituição de ensino superior (IES)
spellingShingle A estruturação e a gestão do capital intelectual a partir do modelo de navegador de Stewart: um estudo em uma instituição de ensino superior (IES)
Awad, Faisal Medeiros
title_short A estruturação e a gestão do capital intelectual a partir do modelo de navegador de Stewart: um estudo em uma instituição de ensino superior (IES)
title_full A estruturação e a gestão do capital intelectual a partir do modelo de navegador de Stewart: um estudo em uma instituição de ensino superior (IES)
title_fullStr A estruturação e a gestão do capital intelectual a partir do modelo de navegador de Stewart: um estudo em uma instituição de ensino superior (IES)
title_full_unstemmed A estruturação e a gestão do capital intelectual a partir do modelo de navegador de Stewart: um estudo em uma instituição de ensino superior (IES)
title_sort A estruturação e a gestão do capital intelectual a partir do modelo de navegador de Stewart: um estudo em uma instituição de ensino superior (IES)
author Awad, Faisal Medeiros
author_facet Awad, Faisal Medeiros
Sausen, Jorge Oneide
Demarchi, Daniel
author_role author
author2 Sausen, Jorge Oneide
Demarchi, Daniel
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Awad, Faisal Medeiros
Sausen, Jorge Oneide
Demarchi, Daniel
description Este artigo tem o escopo de analisar a estruturação/gestão do capital intelectual em uma Instituição de Ensino Superior Comunitária através do modelo de navegador de Stewart. A utilização desse modelo se justifi ca em razão de que o capital intelectual constitui matéria intelectual e que pode ser utilizada para gerar riqueza dentro das organizações e, principalmente, em uma IES. A pesquisa quantitativa abordou as percepções que os sujeitos possuem sobre o capital intelectual da instituição. Os dados analisados revelam que a IES apresenta uma regular gerência do seu capital intelectual, efetivando ações de caráter estratégico em sua gestão, bem como a satisfação do cliente e valorização da marca. Por outro lado, ela apresenta preocupação quanto à capacidade de sustentabilidade econômico-fi nanceira que viabiliza os projetos e atividades institucionais. O capital intelectual da IES está estruturado basicamente pela gestão do conhecimento, visto que esta é uma organização intensiva em conhecimento e que este é o principal e mais importante ativo que a instituição possui. Com base no conhecimento existente no quadro funcional e na sua estrutura, a instituição busca geri-lo de forma que este seja seu principal fator e diferencial competitivo. Palavras-chave: Capital intelectual. Modelo de navegador de Stewart. Universidade. Vantagem competitiva.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/3441
10.5335/rtee.v0i39.3441
url https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/3441
identifier_str_mv 10.5335/rtee.v0i39.3441
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/3441/2279
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UPF Editora
publisher.none.fl_str_mv UPF Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 18 n. 39 (2012): Revista Teoria e Evidência Econômica
2318-8448
0104-0960
reponame:Revista Teoria e Evidência Econômica
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Teoria e Evidência Econômica
collection Revista Teoria e Evidência Econômica
repository.name.fl_str_mv Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv ||rtee@upf.br
_version_ 1800221096186740736