Competitividade da cadeia produtiva de confecções de Sarandi - RS: estudo exploratório em nível organizacional
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Teoria e Evidência Econômica |
Texto Completo: | https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/4276 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo estudar a competitividade em nível organizacional de em-presas da cadeia produtiva de confecções de Sarandi - RS. Os dados analisados referem-se à primeira etapa de uma pesquisa que estuda a competitividade sistêmica na cadeia produtiva de confecções de Sarandi - RS, parte de um projeto maior, o “Estudo da competitividade sistêmica em cadeias produtivas”. A metodologia consiste numa pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, e o método é o estudo de caso. A estrutura analítica aplicada para o estudo da competitividade tomou por base diferentes modelos (PORTER, 1998; ESSER, et al., 1994; COUTINHO; FERRAZ, 1995; AMBASTHA; MOMAYA, 2004), os quais propõem variáveis em nível organizacional. Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos através de amostragem não probabilística por conveniência (MALHOTRA, 2006), sendo representados por três indústrias de confecções de Sarandi - RS. Constatou-se que os fatores de competitividade mais representativos das empresas estudadas são: marketing, tecnologia, logística e pessoas na dimensão processo; produtividade e custo/preço na dimensão desempenho. Palavras-chave: Competitividade. Cadeia produtiva. Confecções. |
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Competitividade da cadeia produtiva de confecções de Sarandi - RS: estudo exploratório em nível organizacionalEste artigo tem por objetivo estudar a competitividade em nível organizacional de em-presas da cadeia produtiva de confecções de Sarandi - RS. Os dados analisados referem-se à primeira etapa de uma pesquisa que estuda a competitividade sistêmica na cadeia produtiva de confecções de Sarandi - RS, parte de um projeto maior, o “Estudo da competitividade sistêmica em cadeias produtivas”. A metodologia consiste numa pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, e o método é o estudo de caso. A estrutura analítica aplicada para o estudo da competitividade tomou por base diferentes modelos (PORTER, 1998; ESSER, et al., 1994; COUTINHO; FERRAZ, 1995; AMBASTHA; MOMAYA, 2004), os quais propõem variáveis em nível organizacional. Os sujeitos da pesquisa foram escolhidos através de amostragem não probabilística por conveniência (MALHOTRA, 2006), sendo representados por três indústrias de confecções de Sarandi - RS. Constatou-se que os fatores de competitividade mais representativos das empresas estudadas são: marketing, tecnologia, logística e pessoas na dimensão processo; produtividade e custo/preço na dimensão desempenho. Palavras-chave: Competitividade. Cadeia produtiva. Confecções.UPF Editora2009-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/427610.5335/rtee.v15i33.4276Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 15 n. 33 (2009): Revista Teoria e Evidência Econômica2318-84480104-0960reponame:Revista Teoria e Evidência Econômicainstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/4276/2768Gollo, Silvana SaionaraSetubal, Jefferson BernalCruz, Cassiana Maris Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:22:13Zoai:seer.upf.br:article/4276Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rteePUBhttp://seer.upf.br/index.php/rtee/oai||rtee@upf.br2318-84480104-0960opendoar:2024-05-27T15:22:13Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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