Atributos influenciadores no comportamento de consumo de serviços: um estudo no segmento de troca de óleo lubrificante de veículos leves na cidade de Passo Fundo, RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Teoria e Evidência Econômica |
Texto Completo: | https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/6193 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo identificar quais os atributos mais relevantes para os consumidores na escolha de um estabelecimento de troca de óleo para veículos leves de Passo Fundo, RS, comparando marcas Alfa e Beta. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa dos dados, procedimento técnico de estudo de casos múltiplos. Os casos foram selecionados pelo critério de conveniência e de forma intencional. A pesquisa em dados primários foi operacionalizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A amostra foi composta por dezenove consumidores, selecionados pelos critérios de conveniência e julgamento. Os principais resultados obtidos revelaram que o consumidor leva mais em conta, na escolha de um estabelecimento de troca de óleo e de uma marca de óleos lubrificantes, atributos como: bom atendimento, estrutura e recursos adequados, preço e condições de pagamento, pessoal treinado e capacitado, serviço de qualidade, confiança e tradição na marca do óleo lubrificante e do estabelecimento, relacionamento com o estabelecimento de troca de óleo. Palavras-chave: Comportamento do consumidor. Serviços. Óleos lubrificantes. |
id |
UPF-2_e63f1568eb86552e32be045f7e85bc87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.upf.br:article/6193 |
network_acronym_str |
UPF-2 |
network_name_str |
Revista Teoria e Evidência Econômica |
repository_id_str |
|
spelling |
Atributos influenciadores no comportamento de consumo de serviços: um estudo no segmento de troca de óleo lubrificante de veículos leves na cidade de Passo Fundo, RSO presente trabalho tem como objetivo identificar quais os atributos mais relevantes para os consumidores na escolha de um estabelecimento de troca de óleo para veículos leves de Passo Fundo, RS, comparando marcas Alfa e Beta. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa dos dados, procedimento técnico de estudo de casos múltiplos. Os casos foram selecionados pelo critério de conveniência e de forma intencional. A pesquisa em dados primários foi operacionalizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A amostra foi composta por dezenove consumidores, selecionados pelos critérios de conveniência e julgamento. Os principais resultados obtidos revelaram que o consumidor leva mais em conta, na escolha de um estabelecimento de troca de óleo e de uma marca de óleos lubrificantes, atributos como: bom atendimento, estrutura e recursos adequados, preço e condições de pagamento, pessoal treinado e capacitado, serviço de qualidade, confiança e tradição na marca do óleo lubrificante e do estabelecimento, relacionamento com o estabelecimento de troca de óleo. Palavras-chave: Comportamento do consumidor. Serviços. Óleos lubrificantes.UPF Editora2016-08-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/619310.5335/rtee.v21i45.6193Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 21 n. 45 (2015): Revista Teoria e Evidência Econômica2318-84480104-0960reponame:Revista Teoria e Evidência Econômicainstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/6193/3709Soares, Mateus KellermannHermes, Lisiane Caroline RodriguesVieira, LucianoMedeiros, Janine Fleith deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-08-15T17:10:38Zoai:seer.upf.br:article/6193Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rteePUBhttp://seer.upf.br/index.php/rtee/oai||rtee@upf.br2318-84480104-0960opendoar:2016-08-15T17:10:38Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atributos influenciadores no comportamento de consumo de serviços: um estudo no segmento de troca de óleo lubrificante de veículos leves na cidade de Passo Fundo, RS |
title |
Atributos influenciadores no comportamento de consumo de serviços: um estudo no segmento de troca de óleo lubrificante de veículos leves na cidade de Passo Fundo, RS |
spellingShingle |
Atributos influenciadores no comportamento de consumo de serviços: um estudo no segmento de troca de óleo lubrificante de veículos leves na cidade de Passo Fundo, RS Soares, Mateus Kellermann |
title_short |
Atributos influenciadores no comportamento de consumo de serviços: um estudo no segmento de troca de óleo lubrificante de veículos leves na cidade de Passo Fundo, RS |
title_full |
Atributos influenciadores no comportamento de consumo de serviços: um estudo no segmento de troca de óleo lubrificante de veículos leves na cidade de Passo Fundo, RS |
title_fullStr |
Atributos influenciadores no comportamento de consumo de serviços: um estudo no segmento de troca de óleo lubrificante de veículos leves na cidade de Passo Fundo, RS |
title_full_unstemmed |
Atributos influenciadores no comportamento de consumo de serviços: um estudo no segmento de troca de óleo lubrificante de veículos leves na cidade de Passo Fundo, RS |
title_sort |
Atributos influenciadores no comportamento de consumo de serviços: um estudo no segmento de troca de óleo lubrificante de veículos leves na cidade de Passo Fundo, RS |
author |
Soares, Mateus Kellermann |
author_facet |
Soares, Mateus Kellermann Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues Vieira, Luciano Medeiros, Janine Fleith de |
author_role |
author |
author2 |
Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues Vieira, Luciano Medeiros, Janine Fleith de |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Mateus Kellermann Hermes, Lisiane Caroline Rodrigues Vieira, Luciano Medeiros, Janine Fleith de |
description |
O presente trabalho tem como objetivo identificar quais os atributos mais relevantes para os consumidores na escolha de um estabelecimento de troca de óleo para veículos leves de Passo Fundo, RS, comparando marcas Alfa e Beta. Para tanto, foi realizada uma pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa dos dados, procedimento técnico de estudo de casos múltiplos. Os casos foram selecionados pelo critério de conveniência e de forma intencional. A pesquisa em dados primários foi operacionalizada por meio de entrevistas semiestruturadas. A amostra foi composta por dezenove consumidores, selecionados pelos critérios de conveniência e julgamento. Os principais resultados obtidos revelaram que o consumidor leva mais em conta, na escolha de um estabelecimento de troca de óleo e de uma marca de óleos lubrificantes, atributos como: bom atendimento, estrutura e recursos adequados, preço e condições de pagamento, pessoal treinado e capacitado, serviço de qualidade, confiança e tradição na marca do óleo lubrificante e do estabelecimento, relacionamento com o estabelecimento de troca de óleo. Palavras-chave: Comportamento do consumidor. Serviços. Óleos lubrificantes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-08-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/6193 10.5335/rtee.v21i45.6193 |
url |
https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/6193 |
identifier_str_mv |
10.5335/rtee.v21i45.6193 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/6193/3709 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UPF Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UPF Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 21 n. 45 (2015): Revista Teoria e Evidência Econômica 2318-8448 0104-0960 reponame:Revista Teoria e Evidência Econômica instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Revista Teoria e Evidência Econômica |
collection |
Revista Teoria e Evidência Econômica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rtee@upf.br |
_version_ |
1800221097375825920 |