Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gollo, Silvana Saionara
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Teoria e Evidência Econômica
Texto Completo: https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/4261
Resumo: A perspectiva de utilização do biodiesel em larga escala tem exigido das empresas ligadas à cadeia produtiva do biodiesel a incorporação de novas tecnologias e a redefinição de estratégias de competição e de cooperação. Visando gerar conhecimentos sobre a cadeia produtiva do biodiesel, este artigo tem como objetivo identificar quais são as inovações e as estratégias de cooperação e competição que os fornecedores de óleo de soja estão incor-porando para atender à demanda de óleo vegetal a base de soja da BsBios para a produção de biodiesel. Para alcançar os objetivos propostos elaborou-se um estudo exploratório e qualitativo do tipo estudo de caso, com um formulário de pesquisa com perguntas abertas e fechadas, aplicado aos fornecedores de óleo de soja da empresa BsBios. Os resultados apontam que as empresas fornecedoras desenvolveram inovações em produto, processo, distribuição e gestão. Em relação ao tipo de inovação, foram identificadas as incrementais e as radicais. As estratégias desenvolvidas são de competição e de cooperação, sobres-saindo-se as alianças estratégicas. Fica evidenciado que o sucesso tanto dos fornecedores como da cadeia produtiva do biodiesel está diretamente relacionado com a integração dos demais agentes da cadeia, tais como agricultores, cooperativas e cerealistas, os quais são responsáveis pelo suprimento da matéria-prima para a cadeia. Palavras-chaves: Inovação. Estratégia. Cooperação. Competição. Biodiesel.
id UPF-2_f0035e4f79b2fe1fa44862dbb921069b
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/4261
network_acronym_str UPF-2
network_name_str Revista Teoria e Evidência Econômica
repository_id_str
spelling Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RSA perspectiva de utilização do biodiesel em larga escala tem exigido das empresas ligadas à cadeia produtiva do biodiesel a incorporação de novas tecnologias e a redefinição de estratégias de competição e de cooperação. Visando gerar conhecimentos sobre a cadeia produtiva do biodiesel, este artigo tem como objetivo identificar quais são as inovações e as estratégias de cooperação e competição que os fornecedores de óleo de soja estão incor-porando para atender à demanda de óleo vegetal a base de soja da BsBios para a produção de biodiesel. Para alcançar os objetivos propostos elaborou-se um estudo exploratório e qualitativo do tipo estudo de caso, com um formulário de pesquisa com perguntas abertas e fechadas, aplicado aos fornecedores de óleo de soja da empresa BsBios. Os resultados apontam que as empresas fornecedoras desenvolveram inovações em produto, processo, distribuição e gestão. Em relação ao tipo de inovação, foram identificadas as incrementais e as radicais. As estratégias desenvolvidas são de competição e de cooperação, sobres-saindo-se as alianças estratégicas. Fica evidenciado que o sucesso tanto dos fornecedores como da cadeia produtiva do biodiesel está diretamente relacionado com a integração dos demais agentes da cadeia, tais como agricultores, cooperativas e cerealistas, os quais são responsáveis pelo suprimento da matéria-prima para a cadeia. Palavras-chaves: Inovação. Estratégia. Cooperação. Competição. Biodiesel.UPF Editora2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/426110.5335/rtee.v16i34.4261Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 16 n. 34 (2010): Revista Teoria e Evidência Econômica2318-84480104-0960reponame:Revista Teoria e Evidência Econômicainstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/4261/2747Gollo, Silvana Saionarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:22:13Zoai:seer.upf.br:article/4261Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rteePUBhttp://seer.upf.br/index.php/rtee/oai||rtee@upf.br2318-84480104-0960opendoar:2024-05-27T15:22:13Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RS
title Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RS
spellingShingle Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RS
Gollo, Silvana Saionara
title_short Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RS
title_full Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RS
title_fullStr Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RS
title_full_unstemmed Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RS
title_sort Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RS
author Gollo, Silvana Saionara
author_facet Gollo, Silvana Saionara
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gollo, Silvana Saionara
description A perspectiva de utilização do biodiesel em larga escala tem exigido das empresas ligadas à cadeia produtiva do biodiesel a incorporação de novas tecnologias e a redefinição de estratégias de competição e de cooperação. Visando gerar conhecimentos sobre a cadeia produtiva do biodiesel, este artigo tem como objetivo identificar quais são as inovações e as estratégias de cooperação e competição que os fornecedores de óleo de soja estão incor-porando para atender à demanda de óleo vegetal a base de soja da BsBios para a produção de biodiesel. Para alcançar os objetivos propostos elaborou-se um estudo exploratório e qualitativo do tipo estudo de caso, com um formulário de pesquisa com perguntas abertas e fechadas, aplicado aos fornecedores de óleo de soja da empresa BsBios. Os resultados apontam que as empresas fornecedoras desenvolveram inovações em produto, processo, distribuição e gestão. Em relação ao tipo de inovação, foram identificadas as incrementais e as radicais. As estratégias desenvolvidas são de competição e de cooperação, sobres-saindo-se as alianças estratégicas. Fica evidenciado que o sucesso tanto dos fornecedores como da cadeia produtiva do biodiesel está diretamente relacionado com a integração dos demais agentes da cadeia, tais como agricultores, cooperativas e cerealistas, os quais são responsáveis pelo suprimento da matéria-prima para a cadeia. Palavras-chaves: Inovação. Estratégia. Cooperação. Competição. Biodiesel.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-03-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/4261
10.5335/rtee.v16i34.4261
url https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/4261
identifier_str_mv 10.5335/rtee.v16i34.4261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/4261/2747
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UPF Editora
publisher.none.fl_str_mv UPF Editora
dc.source.none.fl_str_mv Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 16 n. 34 (2010): Revista Teoria e Evidência Econômica
2318-8448
0104-0960
reponame:Revista Teoria e Evidência Econômica
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Teoria e Evidência Econômica
collection Revista Teoria e Evidência Econômica
repository.name.fl_str_mv Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv ||rtee@upf.br
_version_ 1800221096245460992