Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Teoria e Evidência Econômica |
Texto Completo: | https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/4261 |
Resumo: | A perspectiva de utilização do biodiesel em larga escala tem exigido das empresas ligadas à cadeia produtiva do biodiesel a incorporação de novas tecnologias e a redefinição de estratégias de competição e de cooperação. Visando gerar conhecimentos sobre a cadeia produtiva do biodiesel, este artigo tem como objetivo identificar quais são as inovações e as estratégias de cooperação e competição que os fornecedores de óleo de soja estão incor-porando para atender à demanda de óleo vegetal a base de soja da BsBios para a produção de biodiesel. Para alcançar os objetivos propostos elaborou-se um estudo exploratório e qualitativo do tipo estudo de caso, com um formulário de pesquisa com perguntas abertas e fechadas, aplicado aos fornecedores de óleo de soja da empresa BsBios. Os resultados apontam que as empresas fornecedoras desenvolveram inovações em produto, processo, distribuição e gestão. Em relação ao tipo de inovação, foram identificadas as incrementais e as radicais. As estratégias desenvolvidas são de competição e de cooperação, sobres-saindo-se as alianças estratégicas. Fica evidenciado que o sucesso tanto dos fornecedores como da cadeia produtiva do biodiesel está diretamente relacionado com a integração dos demais agentes da cadeia, tais como agricultores, cooperativas e cerealistas, os quais são responsáveis pelo suprimento da matéria-prima para a cadeia. Palavras-chaves: Inovação. Estratégia. Cooperação. Competição. Biodiesel. |
id |
UPF-2_f0035e4f79b2fe1fa44862dbb921069b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.upf.br:article/4261 |
network_acronym_str |
UPF-2 |
network_name_str |
Revista Teoria e Evidência Econômica |
repository_id_str |
|
spelling |
Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RSA perspectiva de utilização do biodiesel em larga escala tem exigido das empresas ligadas à cadeia produtiva do biodiesel a incorporação de novas tecnologias e a redefinição de estratégias de competição e de cooperação. Visando gerar conhecimentos sobre a cadeia produtiva do biodiesel, este artigo tem como objetivo identificar quais são as inovações e as estratégias de cooperação e competição que os fornecedores de óleo de soja estão incor-porando para atender à demanda de óleo vegetal a base de soja da BsBios para a produção de biodiesel. Para alcançar os objetivos propostos elaborou-se um estudo exploratório e qualitativo do tipo estudo de caso, com um formulário de pesquisa com perguntas abertas e fechadas, aplicado aos fornecedores de óleo de soja da empresa BsBios. Os resultados apontam que as empresas fornecedoras desenvolveram inovações em produto, processo, distribuição e gestão. Em relação ao tipo de inovação, foram identificadas as incrementais e as radicais. As estratégias desenvolvidas são de competição e de cooperação, sobres-saindo-se as alianças estratégicas. Fica evidenciado que o sucesso tanto dos fornecedores como da cadeia produtiva do biodiesel está diretamente relacionado com a integração dos demais agentes da cadeia, tais como agricultores, cooperativas e cerealistas, os quais são responsáveis pelo suprimento da matéria-prima para a cadeia. Palavras-chaves: Inovação. Estratégia. Cooperação. Competição. Biodiesel.UPF Editora2010-03-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/426110.5335/rtee.v16i34.4261Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 16 n. 34 (2010): Revista Teoria e Evidência Econômica2318-84480104-0960reponame:Revista Teoria e Evidência Econômicainstname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttps://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/4261/2747Gollo, Silvana Saionarainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-27T15:22:13Zoai:seer.upf.br:article/4261Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rteePUBhttp://seer.upf.br/index.php/rtee/oai||rtee@upf.br2318-84480104-0960opendoar:2024-05-27T15:22:13Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RS |
title |
Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RS |
spellingShingle |
Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RS Gollo, Silvana Saionara |
title_short |
Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RS |
title_full |
Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RS |
title_fullStr |
Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RS |
title_full_unstemmed |
Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RS |
title_sort |
Inovações e estratégias de cooperação e competição no biodiesel: o caso de fornecedores de óleo vegetal à BsBios – Passo Fundo - RS |
author |
Gollo, Silvana Saionara |
author_facet |
Gollo, Silvana Saionara |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gollo, Silvana Saionara |
description |
A perspectiva de utilização do biodiesel em larga escala tem exigido das empresas ligadas à cadeia produtiva do biodiesel a incorporação de novas tecnologias e a redefinição de estratégias de competição e de cooperação. Visando gerar conhecimentos sobre a cadeia produtiva do biodiesel, este artigo tem como objetivo identificar quais são as inovações e as estratégias de cooperação e competição que os fornecedores de óleo de soja estão incor-porando para atender à demanda de óleo vegetal a base de soja da BsBios para a produção de biodiesel. Para alcançar os objetivos propostos elaborou-se um estudo exploratório e qualitativo do tipo estudo de caso, com um formulário de pesquisa com perguntas abertas e fechadas, aplicado aos fornecedores de óleo de soja da empresa BsBios. Os resultados apontam que as empresas fornecedoras desenvolveram inovações em produto, processo, distribuição e gestão. Em relação ao tipo de inovação, foram identificadas as incrementais e as radicais. As estratégias desenvolvidas são de competição e de cooperação, sobres-saindo-se as alianças estratégicas. Fica evidenciado que o sucesso tanto dos fornecedores como da cadeia produtiva do biodiesel está diretamente relacionado com a integração dos demais agentes da cadeia, tais como agricultores, cooperativas e cerealistas, os quais são responsáveis pelo suprimento da matéria-prima para a cadeia. Palavras-chaves: Inovação. Estratégia. Cooperação. Competição. Biodiesel. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-03-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/4261 10.5335/rtee.v16i34.4261 |
url |
https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/4261 |
identifier_str_mv |
10.5335/rtee.v16i34.4261 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.upf.br/index.php/rtee/article/view/4261/2747 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UPF Editora |
publisher.none.fl_str_mv |
UPF Editora |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Teoria e Evidência Econômica; v. 16 n. 34 (2010): Revista Teoria e Evidência Econômica 2318-8448 0104-0960 reponame:Revista Teoria e Evidência Econômica instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Revista Teoria e Evidência Econômica |
collection |
Revista Teoria e Evidência Econômica |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Teoria e Evidência Econômica - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rtee@upf.br |
_version_ |
1800221096245460992 |