Perfil da fluência verbal em indivíduos com a Doença de Parkinson

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Souza, Renata Lucca
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Cardoso, Maria Cristina Almeida Freitas
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3237
Resumo: A fluência verbal é uma função cognitiva que incorpora dados motores relacionados ao tempo de fonação e da velocidade de fala, assim como dos aspectos da efetividade da linguagem, a partir de componentes linguísticos, semânticos e fonológicos, no estabelecimento do seu perfil. Este estudo tem por objetivo verificar a fluência verbal de um grupo de indivíduos com a doença de Parkinson. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, observacional e quantitativo cujo fator em estudo é o perfil da fluência verbal e o seu desfecho, doença de Parkinson. Compõe-se de uma amostra de 18 indivíduos de ambos os sexos (nove mulheres e nove homens) com idades de 48 a 78 anos, sendo a média etária de 65,5± 8,4 anos. Foram verificados o tempo de fonação, a eficiência glótica e os testes de fluência verbal. Na avaliação dos tempos máximos de fonação (TMF), verifica-se a média para vogais de 16,84s. A média da relação s/z é de 0,84 e do tempo de leitura por minuto de 130 pals./min. À fluência verbal semântica confere-se a média de 16 pals./min. e para a fluência verbal fonológica a média de 17 pals./min. Conclui-se que os TMF encontram-se adequados às variáveis idade e gênero. A fluência verbal semântica está abaixo do encontrado na literatura e acima para com a fluência verbal fonológica. Reforça-se a correlação entre a fluência verbal e o tempo de escolaridade, assim como, a preservação cognitiva do grupo. Palavras-chave: Indivíduos com Parkinson. Semântica. Testes de Linguagem.
id UPF-3_01181cc951aee502b1e4b287aa63ae1e
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/3237
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Perfil da fluência verbal em indivíduos com a Doença de ParkinsonA fluência verbal é uma função cognitiva que incorpora dados motores relacionados ao tempo de fonação e da velocidade de fala, assim como dos aspectos da efetividade da linguagem, a partir de componentes linguísticos, semânticos e fonológicos, no estabelecimento do seu perfil. Este estudo tem por objetivo verificar a fluência verbal de um grupo de indivíduos com a doença de Parkinson. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, observacional e quantitativo cujo fator em estudo é o perfil da fluência verbal e o seu desfecho, doença de Parkinson. Compõe-se de uma amostra de 18 indivíduos de ambos os sexos (nove mulheres e nove homens) com idades de 48 a 78 anos, sendo a média etária de 65,5± 8,4 anos. Foram verificados o tempo de fonação, a eficiência glótica e os testes de fluência verbal. Na avaliação dos tempos máximos de fonação (TMF), verifica-se a média para vogais de 16,84s. A média da relação s/z é de 0,84 e do tempo de leitura por minuto de 130 pals./min. À fluência verbal semântica confere-se a média de 16 pals./min. e para a fluência verbal fonológica a média de 17 pals./min. Conclui-se que os TMF encontram-se adequados às variáveis idade e gênero. A fluência verbal semântica está abaixo do encontrado na literatura e acima para com a fluência verbal fonológica. Reforça-se a correlação entre a fluência verbal e o tempo de escolaridade, assim como, a preservação cognitiva do grupo. Palavras-chave: Indivíduos com Parkinson. Semântica. Testes de Linguagem.Editora UPF2014-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa empírica de campoapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/323710.5335/rbceh.2012.3237Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 11 n. 1 (2014)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3237/pdfde Souza, Renata LuccaCardoso, Maria Cristina Almeida Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:39Zoai:seer.upf.br:article/3237Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:39Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil da fluência verbal em indivíduos com a Doença de Parkinson
title Perfil da fluência verbal em indivíduos com a Doença de Parkinson
spellingShingle Perfil da fluência verbal em indivíduos com a Doença de Parkinson
de Souza, Renata Lucca
title_short Perfil da fluência verbal em indivíduos com a Doença de Parkinson
title_full Perfil da fluência verbal em indivíduos com a Doença de Parkinson
title_fullStr Perfil da fluência verbal em indivíduos com a Doença de Parkinson
title_full_unstemmed Perfil da fluência verbal em indivíduos com a Doença de Parkinson
title_sort Perfil da fluência verbal em indivíduos com a Doença de Parkinson
author de Souza, Renata Lucca
author_facet de Souza, Renata Lucca
Cardoso, Maria Cristina Almeida Freitas
author_role author
author2 Cardoso, Maria Cristina Almeida Freitas
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Souza, Renata Lucca
Cardoso, Maria Cristina Almeida Freitas
description A fluência verbal é uma função cognitiva que incorpora dados motores relacionados ao tempo de fonação e da velocidade de fala, assim como dos aspectos da efetividade da linguagem, a partir de componentes linguísticos, semânticos e fonológicos, no estabelecimento do seu perfil. Este estudo tem por objetivo verificar a fluência verbal de um grupo de indivíduos com a doença de Parkinson. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, observacional e quantitativo cujo fator em estudo é o perfil da fluência verbal e o seu desfecho, doença de Parkinson. Compõe-se de uma amostra de 18 indivíduos de ambos os sexos (nove mulheres e nove homens) com idades de 48 a 78 anos, sendo a média etária de 65,5± 8,4 anos. Foram verificados o tempo de fonação, a eficiência glótica e os testes de fluência verbal. Na avaliação dos tempos máximos de fonação (TMF), verifica-se a média para vogais de 16,84s. A média da relação s/z é de 0,84 e do tempo de leitura por minuto de 130 pals./min. À fluência verbal semântica confere-se a média de 16 pals./min. e para a fluência verbal fonológica a média de 17 pals./min. Conclui-se que os TMF encontram-se adequados às variáveis idade e gênero. A fluência verbal semântica está abaixo do encontrado na literatura e acima para com a fluência verbal fonológica. Reforça-se a correlação entre a fluência verbal e o tempo de escolaridade, assim como, a preservação cognitiva do grupo. Palavras-chave: Indivíduos com Parkinson. Semântica. Testes de Linguagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa empírica de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3237
10.5335/rbceh.2012.3237
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3237
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.3237
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3237/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 11 n. 1 (2014)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892216963072