Aprendizagem ao longo de toda a vida e letramento digital de idosos: um modelo multidisciplinar de intervenção com o apoio de um aplicativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cachioni, Meire
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Zaine, Isabela, Chiarelli, Tássia Monique, Cliquet, Lilian Ourém Batista Vieira, Rodrigues, Kamila Rios da Hora, Cunha, Bruna Carolina Rodrigues da, Scalco, Leonardo Fernandes, Orlandi, Brunela Della Maggiori, Pimentel, Maria da Graça C., Batistoni, Samila Sathler Tavares
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/9751
Resumo: A aprendizagem ao longo de toda a vida é um novo paradigma e um princípio organizador para os sistemas de educação e aprendizagem frente ao século XXI proposto pela UNESCO. Já o letramento digital envolve outras novas competências e podem auxiliar no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para o benefício na vida pessoal e coletiva. Propõe-se realizar uma intervenção de alfabetização e letramento digital para idosos com duas metodologias educativas, com e sem utilização de aplicativo.
id UPF-3_033b890b2e5d1b6fd7999527bb239bf1
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/9751
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Aprendizagem ao longo de toda a vida e letramento digital de idosos: um modelo multidisciplinar de intervenção com o apoio de um aplicativoA aprendizagem ao longo de toda a vida é um novo paradigma e um princípio organizador para os sistemas de educação e aprendizagem frente ao século XXI proposto pela UNESCO. Já o letramento digital envolve outras novas competências e podem auxiliar no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para o benefício na vida pessoal e coletiva. Propõe-se realizar uma intervenção de alfabetização e letramento digital para idosos com duas metodologias educativas, com e sem utilização de aplicativo.Editora UPF2019-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/975110.5335/rbceh.v16i1.9751Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 16 n. 1 (2019): Anais do II Simpósio da Rede dos Programas Interdisciplinares sobre Envelhecimento - Reprinte 2018; 18-242317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/9751/114114973Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCachioni, MeireZaine, IsabelaChiarelli, Tássia MoniqueCliquet, Lilian Ourém Batista VieiraRodrigues, Kamila Rios da HoraCunha, Bruna Carolina Rodrigues daScalco, Leonardo FernandesOrlandi, Brunela Della MaggioriPimentel, Maria da Graça C.Batistoni, Samila Sathler Tavares2020-02-05T00:07:01Zoai:seer.upf.br:article/9751Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2020-02-05T00:07:01Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem ao longo de toda a vida e letramento digital de idosos: um modelo multidisciplinar de intervenção com o apoio de um aplicativo
title Aprendizagem ao longo de toda a vida e letramento digital de idosos: um modelo multidisciplinar de intervenção com o apoio de um aplicativo
spellingShingle Aprendizagem ao longo de toda a vida e letramento digital de idosos: um modelo multidisciplinar de intervenção com o apoio de um aplicativo
Cachioni, Meire
title_short Aprendizagem ao longo de toda a vida e letramento digital de idosos: um modelo multidisciplinar de intervenção com o apoio de um aplicativo
title_full Aprendizagem ao longo de toda a vida e letramento digital de idosos: um modelo multidisciplinar de intervenção com o apoio de um aplicativo
title_fullStr Aprendizagem ao longo de toda a vida e letramento digital de idosos: um modelo multidisciplinar de intervenção com o apoio de um aplicativo
title_full_unstemmed Aprendizagem ao longo de toda a vida e letramento digital de idosos: um modelo multidisciplinar de intervenção com o apoio de um aplicativo
title_sort Aprendizagem ao longo de toda a vida e letramento digital de idosos: um modelo multidisciplinar de intervenção com o apoio de um aplicativo
author Cachioni, Meire
author_facet Cachioni, Meire
Zaine, Isabela
Chiarelli, Tássia Monique
Cliquet, Lilian Ourém Batista Vieira
Rodrigues, Kamila Rios da Hora
Cunha, Bruna Carolina Rodrigues da
Scalco, Leonardo Fernandes
Orlandi, Brunela Della Maggiori
Pimentel, Maria da Graça C.
Batistoni, Samila Sathler Tavares
author_role author
author2 Zaine, Isabela
Chiarelli, Tássia Monique
Cliquet, Lilian Ourém Batista Vieira
Rodrigues, Kamila Rios da Hora
Cunha, Bruna Carolina Rodrigues da
Scalco, Leonardo Fernandes
Orlandi, Brunela Della Maggiori
Pimentel, Maria da Graça C.
Batistoni, Samila Sathler Tavares
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cachioni, Meire
Zaine, Isabela
Chiarelli, Tássia Monique
Cliquet, Lilian Ourém Batista Vieira
Rodrigues, Kamila Rios da Hora
Cunha, Bruna Carolina Rodrigues da
Scalco, Leonardo Fernandes
Orlandi, Brunela Della Maggiori
Pimentel, Maria da Graça C.
Batistoni, Samila Sathler Tavares
description A aprendizagem ao longo de toda a vida é um novo paradigma e um princípio organizador para os sistemas de educação e aprendizagem frente ao século XXI proposto pela UNESCO. Já o letramento digital envolve outras novas competências e podem auxiliar no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação para o benefício na vida pessoal e coletiva. Propõe-se realizar uma intervenção de alfabetização e letramento digital para idosos com duas metodologias educativas, com e sem utilização de aplicativo.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/9751
10.5335/rbceh.v16i1.9751
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/9751
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v16i1.9751
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/9751/114114973
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 16 n. 1 (2019): Anais do II Simpósio da Rede dos Programas Interdisciplinares sobre Envelhecimento - Reprinte 2018; 18-24
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892952014848