Idosos dependentes no domicílio: sentimentos vivenciados pelo cuidador familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nobre, Joseane Rodrigues da Silva
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bastos, Carmen Célia Barradas Correia, Tavares, Keila Okuda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2303
Resumo: Ao conduzir um estudo qualitativo com o intuito de compreender o que é cuidar de um idoso dependente partindo do olhar de seus familiares, foi possível observar que essa é uma experiência que gera sobrecargas físicas, psicológicas e estresse crônico e que acarreta a vivência de diversos sentimentos conflituosos e o desenvolvimento de estratégias de adaptação frente à situação. Esta pesquisa objetivou apresentar os sentimentos vivenciados pelos cuidadores durante o seu cotidiano com o idoso dependente no domicílio, com o intuito de fornecer informações que possam contribuir de forma positiva para a complementação do trabalho das equipes de saúde, levando em consideração que ele também deve priorizar a assistência dos cuidadores familiares. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, qualitativo, de caráter fenomenológico. Foram realizadas entrevistas com cuidadores familiares dos idosos dependentes. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, baseada numa pergunta orientadora. As entrevistas foram gravadas e transcritas para serem analisadas. Percebe-se a necessidade de o cuidador familiar compartilhar vivências e sentimentos do seu cotidiano. Observaram-se a necessidade e a importância da ajuda instrumental e emocional para a diminuição da sobrecarga física e psicológica e melhora da qualidade de vida do cuidador e do próprio idoso. Os profissionais de saúde devem focar questões relacionadas ao papel e à responsabilidade do cuidador, bem como devem observar como essa nova atividade pode causar alterações na sua saúde, na sua rotina e no bem-estar de toda a família.
id UPF-3_098ad00cb52ae00b575e7e3e85c2b949
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/2303
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Idosos dependentes no domicílio: sentimentos vivenciados pelo cuidador familiarAo conduzir um estudo qualitativo com o intuito de compreender o que é cuidar de um idoso dependente partindo do olhar de seus familiares, foi possível observar que essa é uma experiência que gera sobrecargas físicas, psicológicas e estresse crônico e que acarreta a vivência de diversos sentimentos conflituosos e o desenvolvimento de estratégias de adaptação frente à situação. Esta pesquisa objetivou apresentar os sentimentos vivenciados pelos cuidadores durante o seu cotidiano com o idoso dependente no domicílio, com o intuito de fornecer informações que possam contribuir de forma positiva para a complementação do trabalho das equipes de saúde, levando em consideração que ele também deve priorizar a assistência dos cuidadores familiares. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, qualitativo, de caráter fenomenológico. Foram realizadas entrevistas com cuidadores familiares dos idosos dependentes. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, baseada numa pergunta orientadora. As entrevistas foram gravadas e transcritas para serem analisadas. Percebe-se a necessidade de o cuidador familiar compartilhar vivências e sentimentos do seu cotidiano. Observaram-se a necessidade e a importância da ajuda instrumental e emocional para a diminuição da sobrecarga física e psicológica e melhora da qualidade de vida do cuidador e do próprio idoso. Os profissionais de saúde devem focar questões relacionadas ao papel e à responsabilidade do cuidador, bem como devem observar como essa nova atividade pode causar alterações na sua saúde, na sua rotina e no bem-estar de toda a família.Editora UPF2013-03-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/230310.5335/rbceh.2012.2303Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 9 n. 1 (2012)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2303/pdfNobre, Joseane Rodrigues da SilvaBastos, Carmen Célia Barradas CorreiaTavares, Keila Okudainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:39Zoai:seer.upf.br:article/2303Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:39Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Idosos dependentes no domicílio: sentimentos vivenciados pelo cuidador familiar
title Idosos dependentes no domicílio: sentimentos vivenciados pelo cuidador familiar
spellingShingle Idosos dependentes no domicílio: sentimentos vivenciados pelo cuidador familiar
Nobre, Joseane Rodrigues da Silva
title_short Idosos dependentes no domicílio: sentimentos vivenciados pelo cuidador familiar
title_full Idosos dependentes no domicílio: sentimentos vivenciados pelo cuidador familiar
title_fullStr Idosos dependentes no domicílio: sentimentos vivenciados pelo cuidador familiar
title_full_unstemmed Idosos dependentes no domicílio: sentimentos vivenciados pelo cuidador familiar
title_sort Idosos dependentes no domicílio: sentimentos vivenciados pelo cuidador familiar
author Nobre, Joseane Rodrigues da Silva
author_facet Nobre, Joseane Rodrigues da Silva
Bastos, Carmen Célia Barradas Correia
Tavares, Keila Okuda
author_role author
author2 Bastos, Carmen Célia Barradas Correia
Tavares, Keila Okuda
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nobre, Joseane Rodrigues da Silva
Bastos, Carmen Célia Barradas Correia
Tavares, Keila Okuda
description Ao conduzir um estudo qualitativo com o intuito de compreender o que é cuidar de um idoso dependente partindo do olhar de seus familiares, foi possível observar que essa é uma experiência que gera sobrecargas físicas, psicológicas e estresse crônico e que acarreta a vivência de diversos sentimentos conflituosos e o desenvolvimento de estratégias de adaptação frente à situação. Esta pesquisa objetivou apresentar os sentimentos vivenciados pelos cuidadores durante o seu cotidiano com o idoso dependente no domicílio, com o intuito de fornecer informações que possam contribuir de forma positiva para a complementação do trabalho das equipes de saúde, levando em consideração que ele também deve priorizar a assistência dos cuidadores familiares. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, qualitativo, de caráter fenomenológico. Foram realizadas entrevistas com cuidadores familiares dos idosos dependentes. A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista semiestruturada, baseada numa pergunta orientadora. As entrevistas foram gravadas e transcritas para serem analisadas. Percebe-se a necessidade de o cuidador familiar compartilhar vivências e sentimentos do seu cotidiano. Observaram-se a necessidade e a importância da ajuda instrumental e emocional para a diminuição da sobrecarga física e psicológica e melhora da qualidade de vida do cuidador e do próprio idoso. Os profissionais de saúde devem focar questões relacionadas ao papel e à responsabilidade do cuidador, bem como devem observar como essa nova atividade pode causar alterações na sua saúde, na sua rotina e no bem-estar de toda a família.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-03-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2303
10.5335/rbceh.2012.2303
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2303
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.2303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2303/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 9 n. 1 (2012)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892138319872