QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prigol, Adrieli Carla
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Lima dos Santos, Edilson
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13548
Resumo: INTRODUÇÃO: A pandemia da COVID-19 evoluiu de forma rápida e global. A população idosa, foi caracterizada como de maior risco, associada a vulnerabilidade e as formas mais graves da doença, pois possuem prognóstico desfavorável quando associados à imunossenescência. O mundo adotou medidas de distanciamento social gerando sofrimento psíquico e financeiro. Portanto, é necessário discutir o impacto da COVID-19 na saúde integral do idoso. OBJETIVO: abordar de forma reflexiva a saúde do idoso nos tempos de pandemia. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, realizada através da BVS, utilizando os operadores booleanos Saúde AND Idosos AND COVID, no período de 2019 a 2021, nos idiomas português e inglês. RESULTADOS: O isolamento social foi instituído para minimizar a disseminação do vírus. Desse modo, em especial na vida dos idosos, ocorreram mudanças significativas, como a redução das visitas aos familiares, os grupos de convivência e os aspectos biopsicossociais. A pandemia revelou que o sentimento de isolamento esteve relacionado à tristeza e depressão, visto que, idosos que aderiram ao distanciamento total sentiram-se tristes e que as mulheres idosas sofreram mais de ansiedade, solidão e tristeza. Nos arranjos familiares, os idosos assumiram o papel de cuidador, aumentando a sobrecarga do idoso e sentimento de obrigatoriedade do cuidado. CONCLUSÃO: O isolamento social causou sérios distúrbios psicoafetivos no idoso. A pandemia, enfatizou que é necessário um arranjo familiar bem estruturado, devido as práticas de ageísmo contra o idoso. Estimular as medidas de isolamento social constituíram-se como ação protetiva ao idoso, mas, minimizaram sua autonomia e independência.
id UPF-3_0b83835e36c6f4cec85e8db522392b49
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/13548
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19INTRODUÇÃO: A pandemia da COVID-19 evoluiu de forma rápida e global. A população idosa, foi caracterizada como de maior risco, associada a vulnerabilidade e as formas mais graves da doença, pois possuem prognóstico desfavorável quando associados à imunossenescência. O mundo adotou medidas de distanciamento social gerando sofrimento psíquico e financeiro. Portanto, é necessário discutir o impacto da COVID-19 na saúde integral do idoso. OBJETIVO: abordar de forma reflexiva a saúde do idoso nos tempos de pandemia. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, realizada através da BVS, utilizando os operadores booleanos Saúde AND Idosos AND COVID, no período de 2019 a 2021, nos idiomas português e inglês. RESULTADOS: O isolamento social foi instituído para minimizar a disseminação do vírus. Desse modo, em especial na vida dos idosos, ocorreram mudanças significativas, como a redução das visitas aos familiares, os grupos de convivência e os aspectos biopsicossociais. A pandemia revelou que o sentimento de isolamento esteve relacionado à tristeza e depressão, visto que, idosos que aderiram ao distanciamento total sentiram-se tristes e que as mulheres idosas sofreram mais de ansiedade, solidão e tristeza. Nos arranjos familiares, os idosos assumiram o papel de cuidador, aumentando a sobrecarga do idoso e sentimento de obrigatoriedade do cuidado. CONCLUSÃO: O isolamento social causou sérios distúrbios psicoafetivos no idoso. A pandemia, enfatizou que é necessário um arranjo familiar bem estruturado, devido as práticas de ageísmo contra o idoso. Estimular as medidas de isolamento social constituíram-se como ação protetiva ao idoso, mas, minimizaram sua autonomia e independência.Editora UPF2022-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1354810.5335/rbceh.v18i3.13548Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 18 n. 3 (2021): Resumos da 23ª Jornada da SBGG-RS2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13548/114116444Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessPrigol, Adrieli CarlaLima dos Santos, Edilson2022-06-05T23:15:15Zoai:seer.upf.br:article/13548Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-06-05T23:15:15Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
title QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
spellingShingle QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Prigol, Adrieli Carla
title_short QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
title_full QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
title_fullStr QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
title_full_unstemmed QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
title_sort QUALIDADE DE VIDA DO IDOSO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
author Prigol, Adrieli Carla
author_facet Prigol, Adrieli Carla
Lima dos Santos, Edilson
author_role author
author2 Lima dos Santos, Edilson
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Prigol, Adrieli Carla
Lima dos Santos, Edilson
description INTRODUÇÃO: A pandemia da COVID-19 evoluiu de forma rápida e global. A população idosa, foi caracterizada como de maior risco, associada a vulnerabilidade e as formas mais graves da doença, pois possuem prognóstico desfavorável quando associados à imunossenescência. O mundo adotou medidas de distanciamento social gerando sofrimento psíquico e financeiro. Portanto, é necessário discutir o impacto da COVID-19 na saúde integral do idoso. OBJETIVO: abordar de forma reflexiva a saúde do idoso nos tempos de pandemia. MÉTODOS: Trata-se de uma revisão sistemática da literatura, realizada através da BVS, utilizando os operadores booleanos Saúde AND Idosos AND COVID, no período de 2019 a 2021, nos idiomas português e inglês. RESULTADOS: O isolamento social foi instituído para minimizar a disseminação do vírus. Desse modo, em especial na vida dos idosos, ocorreram mudanças significativas, como a redução das visitas aos familiares, os grupos de convivência e os aspectos biopsicossociais. A pandemia revelou que o sentimento de isolamento esteve relacionado à tristeza e depressão, visto que, idosos que aderiram ao distanciamento total sentiram-se tristes e que as mulheres idosas sofreram mais de ansiedade, solidão e tristeza. Nos arranjos familiares, os idosos assumiram o papel de cuidador, aumentando a sobrecarga do idoso e sentimento de obrigatoriedade do cuidado. CONCLUSÃO: O isolamento social causou sérios distúrbios psicoafetivos no idoso. A pandemia, enfatizou que é necessário um arranjo familiar bem estruturado, devido as práticas de ageísmo contra o idoso. Estimular as medidas de isolamento social constituíram-se como ação protetiva ao idoso, mas, minimizaram sua autonomia e independência.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13548
10.5335/rbceh.v18i3.13548
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13548
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v18i3.13548
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13548/114116444
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 18 n. 3 (2021): Resumos da 23ª Jornada da SBGG-RS
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937894352912384