Úlcera venosa crônica: um relato de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Toniollo, Cleide Luciana
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Bertolin, Telma Elita
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2766
Resumo: Este estudo objetivou relatar uma experiência na terapêutica da úlcera venosa crônica com curativo de poliuretano associado à terapia compressiva. As avaliações e intervenções foram realizadas exclusivamente por uma enfermeira especialista em estomaterapia, utilizando-se de registros fotográficos para o seguimento da evolução da ferida. O estudo foi desenvolvido com autorização do paciente, para uso de imagem a título gratuito. O tratamento durou 60 dias, e durante todo período foi utilizado o mesmo curativo. O paciente apresentava lesão ulcerada há dois anos em membro inferior esquerdo. Na primeira avaliação, a ferida apresentava-se com pouco esfacelo, sinais de gazes no leito da lesão, hiperemia da pele adjacente e edema do membro. Na terceira troca de curativo, o paciente já referiu alívio da dor, e a lesão apresentava-se com 100% de tecido de granulação, edema reduzido e melhora da hiperemia. Aos 60 dias de tratamento com uso de cobertura absorvente associada à terapia compressiva (bota de Unna), toda a extensão da lesão estava em fase final de epitelização. Neste estudo de caso, constatou-se que o curativo de poliuretano e a terapia compressiva inelástica constituíram boas opções para o tratamento da úlcera venosa crônica. A cicatrização ocorreu após 60 dias de tratamento.
id UPF-3_0d7bc943ab1c85fe7b0016d76484615f
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/2766
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Úlcera venosa crônica: um relato de casoEste estudo objetivou relatar uma experiência na terapêutica da úlcera venosa crônica com curativo de poliuretano associado à terapia compressiva. As avaliações e intervenções foram realizadas exclusivamente por uma enfermeira especialista em estomaterapia, utilizando-se de registros fotográficos para o seguimento da evolução da ferida. O estudo foi desenvolvido com autorização do paciente, para uso de imagem a título gratuito. O tratamento durou 60 dias, e durante todo período foi utilizado o mesmo curativo. O paciente apresentava lesão ulcerada há dois anos em membro inferior esquerdo. Na primeira avaliação, a ferida apresentava-se com pouco esfacelo, sinais de gazes no leito da lesão, hiperemia da pele adjacente e edema do membro. Na terceira troca de curativo, o paciente já referiu alívio da dor, e a lesão apresentava-se com 100% de tecido de granulação, edema reduzido e melhora da hiperemia. Aos 60 dias de tratamento com uso de cobertura absorvente associada à terapia compressiva (bota de Unna), toda a extensão da lesão estava em fase final de epitelização. Neste estudo de caso, constatou-se que o curativo de poliuretano e a terapia compressiva inelástica constituíram boas opções para o tratamento da úlcera venosa crônica. A cicatrização ocorreu após 60 dias de tratamento.Editora UPF2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/276610.5335/rbceh.2012.2766Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 9 n. 3 (2012)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2766/pdfToniollo, Cleide LucianaBertolin, Telma Elitainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:39Zoai:seer.upf.br:article/2766Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:39Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Úlcera venosa crônica: um relato de caso
title Úlcera venosa crônica: um relato de caso
spellingShingle Úlcera venosa crônica: um relato de caso
Toniollo, Cleide Luciana
title_short Úlcera venosa crônica: um relato de caso
title_full Úlcera venosa crônica: um relato de caso
title_fullStr Úlcera venosa crônica: um relato de caso
title_full_unstemmed Úlcera venosa crônica: um relato de caso
title_sort Úlcera venosa crônica: um relato de caso
author Toniollo, Cleide Luciana
author_facet Toniollo, Cleide Luciana
Bertolin, Telma Elita
author_role author
author2 Bertolin, Telma Elita
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Toniollo, Cleide Luciana
Bertolin, Telma Elita
description Este estudo objetivou relatar uma experiência na terapêutica da úlcera venosa crônica com curativo de poliuretano associado à terapia compressiva. As avaliações e intervenções foram realizadas exclusivamente por uma enfermeira especialista em estomaterapia, utilizando-se de registros fotográficos para o seguimento da evolução da ferida. O estudo foi desenvolvido com autorização do paciente, para uso de imagem a título gratuito. O tratamento durou 60 dias, e durante todo período foi utilizado o mesmo curativo. O paciente apresentava lesão ulcerada há dois anos em membro inferior esquerdo. Na primeira avaliação, a ferida apresentava-se com pouco esfacelo, sinais de gazes no leito da lesão, hiperemia da pele adjacente e edema do membro. Na terceira troca de curativo, o paciente já referiu alívio da dor, e a lesão apresentava-se com 100% de tecido de granulação, edema reduzido e melhora da hiperemia. Aos 60 dias de tratamento com uso de cobertura absorvente associada à terapia compressiva (bota de Unna), toda a extensão da lesão estava em fase final de epitelização. Neste estudo de caso, constatou-se que o curativo de poliuretano e a terapia compressiva inelástica constituíram boas opções para o tratamento da úlcera venosa crônica. A cicatrização ocorreu após 60 dias de tratamento.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2766
10.5335/rbceh.2012.2766
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2766
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.2766
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2766/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 9 n. 3 (2012)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892180262912