INCLUSÃO DIGITAL DE PESSOAS IDOSAS: ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DE PROMOÇÃO DO ENVELHECIMENTO BEM-SUCEDIDO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Halinski Cardoso, Elizangela
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Souza Rodrigues, Fernanda, Alves dos Santos, Geraldine, Medina Silveira, Marcele, Dillenburg Seur, Martina, Tarouco Felitti, Patrícia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13532
Resumo: INTRODUÇÃO: O aumento da população idosa segue em franco crescimento, bem como o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para eles. OBJETIVO: Analisar a relação das estratégias de promoção para o envelhecimento bem-sucedido, com a escolaridade e necessidade de apoio familiar em pessoas idosas que participam regularmente de atividades de inclusão digital. MÉTODO: Delineamento quantitativo, correlacional e transversal. Participaram dessa pesquisa 115 pessoas, de ambos os sexos, com idade igual ou maior que 60 anos. Para a coleta de dados os seguintes instrumentos foram utilizados: um questionário com dados sociodemográficos e o Inventário SOC-12. RESULTADOS: A partir da análise de correlação de Pearson, identificou-se correlação positiva com a variável anos de estudo (r = 0,230). Assim, verifica-se que quanto mais as pessoas da amostra utilizam as estratégias de seleção, otimização e compensação para a promoção do envelhecimento bem-sucedido, maior é seu grau de escolaridade e consequentemente de anos de estudo. Também, o uso da estratégia de seleção baseada em perdas demonstra menor necessidade de apoio dos familiares (r= -0,277). Isto demonstra que existe uma família que os auxiliam. Entretanto, o mais importante é que a pessoa idosa apenas procure esse auxílio quando realmente precisar, demonstrando autonomia. Portanto, as redes sociais para as pessoas idosas desempenham um papel primordial, uma vez que proporcionam o bem-estar psicológico, ajudando-os a superar possíveis infortúnios. CONCLUSÃO: Constata-se que a ambiência integradora dos cursos foi essencial para descobrir o potencial de cada integrante, bem como os seus desejos, sonhos, desafios, sobretudo para o enfrentamento dos desafios diários.
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