SUPORTE FAMILIAR DE NONAGENÁRIOS E CENTENÁRIOS DURANTE A ATUAL PANDEMIA DE COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Rosa, Aline Mendes
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Machado, Julia de Freitas, Bós, Ângelo José Gonçalves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/11875
Resumo: Introdução: Nonagenários e centenários apresentam elevadas taxas comorbidades fazendo com que eles necessitem de um suporte social. Geralmente esse suporte é familiar e que pode estar comprometido durante a COVID-19. Objetivo: Estudar a funcionalidade familiar durante o isolamento social devido a atual pandemia de COVID-19.  Método: É um estudo transversal e analítico com nonagenários e centenários do projeto Atenção Multiprofissional ao Longevo (AMPAL) acompanhados desde 2016. O suporte familiar foi medido pelo ‘’APGAR de família’’ que permite a avaliação subjetiva da funcionalidade familiar. O APGAR é composto por cinco itens: ajuda recebida, compartilham problemas, apoio recebido, afeição recebida e tempo compartilhado. Os dados foram coletados via contato telefônico entre os meses de maio a julho de 2020 e comparados com dados anteriores dos mesmos longevos. Foram analisadas as possíveis mudanças em cada item do APGAR e a sua associação com gênero, faixa etária e se mora sozinho antes e durante os primeiros meses da COVID19. Resultados: Foram entrevistados 55 nonagenários e centenários, a maioria mulheres (74%) e residindo com familiar/cuidador (80%). A ajuda que recebe diminuiu em 4% e aumentou em 16% aumento. Houve diminuição de 2% no compartilhamento de problemas, apoio recebido e afeição recebida. Entretanto, os participantes relataram uma diminuição de 40% do tempo com a família. Conclusão: Os nonagenários e centenários apresentaram bom apoio familiar, mas referiram diminuição do tempo que passam com os familiares, mesmo morando com a família. Essa diminuição do contato com familiares pode resultar em aumento de sintomas depressivos e de ansiedade.
id UPF-3_1981692bbcae332db53409f9d35584dd
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/11875
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling SUPORTE FAMILIAR DE NONAGENÁRIOS E CENTENÁRIOS DURANTE A ATUAL PANDEMIA DE COVID-19Introdução: Nonagenários e centenários apresentam elevadas taxas comorbidades fazendo com que eles necessitem de um suporte social. Geralmente esse suporte é familiar e que pode estar comprometido durante a COVID-19. Objetivo: Estudar a funcionalidade familiar durante o isolamento social devido a atual pandemia de COVID-19.  Método: É um estudo transversal e analítico com nonagenários e centenários do projeto Atenção Multiprofissional ao Longevo (AMPAL) acompanhados desde 2016. O suporte familiar foi medido pelo ‘’APGAR de família’’ que permite a avaliação subjetiva da funcionalidade familiar. O APGAR é composto por cinco itens: ajuda recebida, compartilham problemas, apoio recebido, afeição recebida e tempo compartilhado. Os dados foram coletados via contato telefônico entre os meses de maio a julho de 2020 e comparados com dados anteriores dos mesmos longevos. Foram analisadas as possíveis mudanças em cada item do APGAR e a sua associação com gênero, faixa etária e se mora sozinho antes e durante os primeiros meses da COVID19. Resultados: Foram entrevistados 55 nonagenários e centenários, a maioria mulheres (74%) e residindo com familiar/cuidador (80%). A ajuda que recebe diminuiu em 4% e aumentou em 16% aumento. Houve diminuição de 2% no compartilhamento de problemas, apoio recebido e afeição recebida. Entretanto, os participantes relataram uma diminuição de 40% do tempo com a família. Conclusão: Os nonagenários e centenários apresentaram bom apoio familiar, mas referiram diminuição do tempo que passam com os familiares, mesmo morando com a família. Essa diminuição do contato com familiares pode resultar em aumento de sintomas depressivos e de ansiedade.Editora UPF2020-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1187510.5335/rbceh.v17i2.11875Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 17 n. 2 (2020): Resumos da 22ª Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Sucursal RS2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/11875/114115641Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Rosa, Aline MendesMachado, Julia de FreitasBós, Ângelo José Gonçalves2021-07-27T14:27:22Zoai:seer.upf.br:article/11875Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2021-07-27T14:27:22Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv SUPORTE FAMILIAR DE NONAGENÁRIOS E CENTENÁRIOS DURANTE A ATUAL PANDEMIA DE COVID-19
title SUPORTE FAMILIAR DE NONAGENÁRIOS E CENTENÁRIOS DURANTE A ATUAL PANDEMIA DE COVID-19
spellingShingle SUPORTE FAMILIAR DE NONAGENÁRIOS E CENTENÁRIOS DURANTE A ATUAL PANDEMIA DE COVID-19
da Rosa, Aline Mendes
title_short SUPORTE FAMILIAR DE NONAGENÁRIOS E CENTENÁRIOS DURANTE A ATUAL PANDEMIA DE COVID-19
title_full SUPORTE FAMILIAR DE NONAGENÁRIOS E CENTENÁRIOS DURANTE A ATUAL PANDEMIA DE COVID-19
title_fullStr SUPORTE FAMILIAR DE NONAGENÁRIOS E CENTENÁRIOS DURANTE A ATUAL PANDEMIA DE COVID-19
title_full_unstemmed SUPORTE FAMILIAR DE NONAGENÁRIOS E CENTENÁRIOS DURANTE A ATUAL PANDEMIA DE COVID-19
title_sort SUPORTE FAMILIAR DE NONAGENÁRIOS E CENTENÁRIOS DURANTE A ATUAL PANDEMIA DE COVID-19
author da Rosa, Aline Mendes
author_facet da Rosa, Aline Mendes
Machado, Julia de Freitas
Bós, Ângelo José Gonçalves
author_role author
author2 Machado, Julia de Freitas
Bós, Ângelo José Gonçalves
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Rosa, Aline Mendes
Machado, Julia de Freitas
Bós, Ângelo José Gonçalves
description Introdução: Nonagenários e centenários apresentam elevadas taxas comorbidades fazendo com que eles necessitem de um suporte social. Geralmente esse suporte é familiar e que pode estar comprometido durante a COVID-19. Objetivo: Estudar a funcionalidade familiar durante o isolamento social devido a atual pandemia de COVID-19.  Método: É um estudo transversal e analítico com nonagenários e centenários do projeto Atenção Multiprofissional ao Longevo (AMPAL) acompanhados desde 2016. O suporte familiar foi medido pelo ‘’APGAR de família’’ que permite a avaliação subjetiva da funcionalidade familiar. O APGAR é composto por cinco itens: ajuda recebida, compartilham problemas, apoio recebido, afeição recebida e tempo compartilhado. Os dados foram coletados via contato telefônico entre os meses de maio a julho de 2020 e comparados com dados anteriores dos mesmos longevos. Foram analisadas as possíveis mudanças em cada item do APGAR e a sua associação com gênero, faixa etária e se mora sozinho antes e durante os primeiros meses da COVID19. Resultados: Foram entrevistados 55 nonagenários e centenários, a maioria mulheres (74%) e residindo com familiar/cuidador (80%). A ajuda que recebe diminuiu em 4% e aumentou em 16% aumento. Houve diminuição de 2% no compartilhamento de problemas, apoio recebido e afeição recebida. Entretanto, os participantes relataram uma diminuição de 40% do tempo com a família. Conclusão: Os nonagenários e centenários apresentaram bom apoio familiar, mas referiram diminuição do tempo que passam com os familiares, mesmo morando com a família. Essa diminuição do contato com familiares pode resultar em aumento de sintomas depressivos e de ansiedade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/11875
10.5335/rbceh.v17i2.11875
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/11875
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v17i2.11875
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/11875/114115641
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 17 n. 2 (2020): Resumos da 22ª Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Sucursal RS
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937893451137024