ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE GERONTOLOGIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DA SAÚDE NO RIO GRANDE DO SUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Guilherme Briczinski de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Górsk, Fernanda, Lucero, Juliane Pinto, Paulin, Julyhe Nunes, Garcia, Eduardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/11897
Resumo: Introdução: A população idosa está em crescimento devido ao aumento da expectativa de vida. Portanto, por consequência, o atendimento de saúde terá que adaptar-se para a futura demanda desta faixa etária, além de aumentar o número de profissionais habilitados para atendê-los. Objetivo: Identificar a presença de disciplinas obrigatórias em cursos da área da saúde que abordam o paciente idoso. Metodologia: Estudo transversal, no qual foram analisados os currículos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia e Psicologia em 36 universidades no Rio Grande do Sul. Foram pesquisadas disciplinas ligadas a gerontologia e/ou saúde do idoso. Foram excluídos aqueles com cursos na modalidade a distância, tecnológicos e licenciaturas, disciplinas eletivas/optativas e currículos anteriores ao ano letivo de 2019. Resultados: Foram encontrados 30 cursos de Psicologia, 28 de Enfermagem, 27 de Fisioterapia, 25 de Educação Física, 22 de Nutrição, 18 de Odontologia e 7 de Fonoaudiologia, dos quais apenas 82,1% dos cursos de Enfermagem e 62,9% dos de Fisioterapia tiveram disciplinas obrigatórias ligadas a saúde do idoso. O curso de Nutrição teve metade dos currículos (50%) com alguma disciplina na área da gerontologia, enquanto a Fonoaudiologia (42,8%), a Psicologia (33,3%), a Educação Física (32%) e a Odontologia (5,5%) ficaram com menos da metade das disciplinas obrigatórias. Conclusão: Perante os dados apresentados a maioria dos cursos da área da saúde não apresentam as disciplinas sobre a saúde do paciente idoso de modo obrigatório no currículo.
id UPF-3_1e71156f4ad9961afdaa3c2d65083802
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/11897
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE GERONTOLOGIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DA SAÚDE NO RIO GRANDE DO SULIntrodução: A população idosa está em crescimento devido ao aumento da expectativa de vida. Portanto, por consequência, o atendimento de saúde terá que adaptar-se para a futura demanda desta faixa etária, além de aumentar o número de profissionais habilitados para atendê-los. Objetivo: Identificar a presença de disciplinas obrigatórias em cursos da área da saúde que abordam o paciente idoso. Metodologia: Estudo transversal, no qual foram analisados os currículos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia e Psicologia em 36 universidades no Rio Grande do Sul. Foram pesquisadas disciplinas ligadas a gerontologia e/ou saúde do idoso. Foram excluídos aqueles com cursos na modalidade a distância, tecnológicos e licenciaturas, disciplinas eletivas/optativas e currículos anteriores ao ano letivo de 2019. Resultados: Foram encontrados 30 cursos de Psicologia, 28 de Enfermagem, 27 de Fisioterapia, 25 de Educação Física, 22 de Nutrição, 18 de Odontologia e 7 de Fonoaudiologia, dos quais apenas 82,1% dos cursos de Enfermagem e 62,9% dos de Fisioterapia tiveram disciplinas obrigatórias ligadas a saúde do idoso. O curso de Nutrição teve metade dos currículos (50%) com alguma disciplina na área da gerontologia, enquanto a Fonoaudiologia (42,8%), a Psicologia (33,3%), a Educação Física (32%) e a Odontologia (5,5%) ficaram com menos da metade das disciplinas obrigatórias. Conclusão: Perante os dados apresentados a maioria dos cursos da área da saúde não apresentam as disciplinas sobre a saúde do paciente idoso de modo obrigatório no currículo.Editora UPF2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1189710.5335/rbceh.v17i2.11897Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 17 n. 2 (2020): Resumos da 22ª Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Sucursal RS2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/11897/114115660Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Guilherme Briczinski deGórsk, FernandaLucero, Juliane PintoPaulin, Julyhe NunesGarcia, Eduardo2021-07-27T14:27:22Zoai:seer.upf.br:article/11897Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2021-07-27T14:27:22Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE GERONTOLOGIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DA SAÚDE NO RIO GRANDE DO SUL
title ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE GERONTOLOGIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DA SAÚDE NO RIO GRANDE DO SUL
spellingShingle ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE GERONTOLOGIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DA SAÚDE NO RIO GRANDE DO SUL
Souza, Guilherme Briczinski de
title_short ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE GERONTOLOGIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DA SAÚDE NO RIO GRANDE DO SUL
title_full ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE GERONTOLOGIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DA SAÚDE NO RIO GRANDE DO SUL
title_fullStr ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE GERONTOLOGIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DA SAÚDE NO RIO GRANDE DO SUL
title_full_unstemmed ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE GERONTOLOGIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DA SAÚDE NO RIO GRANDE DO SUL
title_sort ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE GERONTOLOGIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DA SAÚDE NO RIO GRANDE DO SUL
author Souza, Guilherme Briczinski de
author_facet Souza, Guilherme Briczinski de
Górsk, Fernanda
Lucero, Juliane Pinto
Paulin, Julyhe Nunes
Garcia, Eduardo
author_role author
author2 Górsk, Fernanda
Lucero, Juliane Pinto
Paulin, Julyhe Nunes
Garcia, Eduardo
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Guilherme Briczinski de
Górsk, Fernanda
Lucero, Juliane Pinto
Paulin, Julyhe Nunes
Garcia, Eduardo
description Introdução: A população idosa está em crescimento devido ao aumento da expectativa de vida. Portanto, por consequência, o atendimento de saúde terá que adaptar-se para a futura demanda desta faixa etária, além de aumentar o número de profissionais habilitados para atendê-los. Objetivo: Identificar a presença de disciplinas obrigatórias em cursos da área da saúde que abordam o paciente idoso. Metodologia: Estudo transversal, no qual foram analisados os currículos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia e Psicologia em 36 universidades no Rio Grande do Sul. Foram pesquisadas disciplinas ligadas a gerontologia e/ou saúde do idoso. Foram excluídos aqueles com cursos na modalidade a distância, tecnológicos e licenciaturas, disciplinas eletivas/optativas e currículos anteriores ao ano letivo de 2019. Resultados: Foram encontrados 30 cursos de Psicologia, 28 de Enfermagem, 27 de Fisioterapia, 25 de Educação Física, 22 de Nutrição, 18 de Odontologia e 7 de Fonoaudiologia, dos quais apenas 82,1% dos cursos de Enfermagem e 62,9% dos de Fisioterapia tiveram disciplinas obrigatórias ligadas a saúde do idoso. O curso de Nutrição teve metade dos currículos (50%) com alguma disciplina na área da gerontologia, enquanto a Fonoaudiologia (42,8%), a Psicologia (33,3%), a Educação Física (32%) e a Odontologia (5,5%) ficaram com menos da metade das disciplinas obrigatórias. Conclusão: Perante os dados apresentados a maioria dos cursos da área da saúde não apresentam as disciplinas sobre a saúde do paciente idoso de modo obrigatório no currículo.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/11897
10.5335/rbceh.v17i2.11897
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/11897
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v17i2.11897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/11897/114115660
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 17 n. 2 (2020): Resumos da 22ª Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Sucursal RS
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937893755224064