ANÁLISE DAS DISCIPLINAS DE GERONTOLOGIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DA SAÚDE NO RIO GRANDE DO SUL
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
Texto Completo: | http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/11897 |
Resumo: | Introdução: A população idosa está em crescimento devido ao aumento da expectativa de vida. Portanto, por consequência, o atendimento de saúde terá que adaptar-se para a futura demanda desta faixa etária, além de aumentar o número de profissionais habilitados para atendê-los. Objetivo: Identificar a presença de disciplinas obrigatórias em cursos da área da saúde que abordam o paciente idoso. Metodologia: Estudo transversal, no qual foram analisados os currículos dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia e Psicologia em 36 universidades no Rio Grande do Sul. Foram pesquisadas disciplinas ligadas a gerontologia e/ou saúde do idoso. Foram excluídos aqueles com cursos na modalidade a distância, tecnológicos e licenciaturas, disciplinas eletivas/optativas e currículos anteriores ao ano letivo de 2019. Resultados: Foram encontrados 30 cursos de Psicologia, 28 de Enfermagem, 27 de Fisioterapia, 25 de Educação Física, 22 de Nutrição, 18 de Odontologia e 7 de Fonoaudiologia, dos quais apenas 82,1% dos cursos de Enfermagem e 62,9% dos de Fisioterapia tiveram disciplinas obrigatórias ligadas a saúde do idoso. O curso de Nutrição teve metade dos currículos (50%) com alguma disciplina na área da gerontologia, enquanto a Fonoaudiologia (42,8%), a Psicologia (33,3%), a Educação Física (32%) e a Odontologia (5,5%) ficaram com menos da metade das disciplinas obrigatórias. Conclusão: Perante os dados apresentados a maioria dos cursos da área da saúde não apresentam as disciplinas sobre a saúde do paciente idoso de modo obrigatório no currículo. |
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