Entre a razão e a Emoção: a tomada de crédito consignado pelos idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Bruna Osvald de
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Moretto, Cleide Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3978
Resumo: Os estudiosos da psicologia econômica vêm tentando estabelecer a relação entre o consumo e o comportamento. Compreender as emoções que as pessoas experienciam e as influências, na hora de consumir, ou de postergar o consumo torna-se fundamental quando se analisa a tomada de decisão. O crédito consignado tem sido uma modalidade de empréstimo muito utilizada pelos idosos e, se por um lado sinaliza acesso fácil, por outro implica em endividamento. O objetivo do artigo é verificar os motivos que levam o aposentado a tomar o crédito consignado. O estudo descritivo tem abordagem qualitativa e apresenta a análise de conteúdo resultante de 12 entrevistas realizadas com idosos aposentados que haviam tomado crédito consignado no município de Não-Me-Toque (RS). Conclui que os aposentados pesquisados tem incorporado a possibilidade de tomar o crédito consignado como uma escolha cotidiana e declaram ser autônomos na decisão, ainda que na maior parte das vezes assumam o endividamento para auxiliar familiares que estão em dificuldade. O sistema afetivo e a solidariedade econômica no âmbito da família influenciam de forma significativa na tomada de decisão. Palavras-chave: Envelhecimento Humano. Psicologia Econômica. Crédito Consignado. Endividamento.
id UPF-3_2353403332599b38f16541171a5d4e55
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/3978
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Entre a razão e a Emoção: a tomada de crédito consignado pelos idososOs estudiosos da psicologia econômica vêm tentando estabelecer a relação entre o consumo e o comportamento. Compreender as emoções que as pessoas experienciam e as influências, na hora de consumir, ou de postergar o consumo torna-se fundamental quando se analisa a tomada de decisão. O crédito consignado tem sido uma modalidade de empréstimo muito utilizada pelos idosos e, se por um lado sinaliza acesso fácil, por outro implica em endividamento. O objetivo do artigo é verificar os motivos que levam o aposentado a tomar o crédito consignado. O estudo descritivo tem abordagem qualitativa e apresenta a análise de conteúdo resultante de 12 entrevistas realizadas com idosos aposentados que haviam tomado crédito consignado no município de Não-Me-Toque (RS). Conclui que os aposentados pesquisados tem incorporado a possibilidade de tomar o crédito consignado como uma escolha cotidiana e declaram ser autônomos na decisão, ainda que na maior parte das vezes assumam o endividamento para auxiliar familiares que estão em dificuldade. O sistema afetivo e a solidariedade econômica no âmbito da família influenciam de forma significativa na tomada de decisão. Palavras-chave: Envelhecimento Humano. Psicologia Econômica. Crédito Consignado. Endividamento.Editora UPF2014-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por parespesquisa empíricaapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/397810.5335/rbceh.2012.3978Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 11 n. 1 (2014)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3978/pdfSouza, Bruna Osvald deMoretto, Cleide Fátimainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:42Zoai:seer.upf.br:article/3978Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:42Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a razão e a Emoção: a tomada de crédito consignado pelos idosos
title Entre a razão e a Emoção: a tomada de crédito consignado pelos idosos
spellingShingle Entre a razão e a Emoção: a tomada de crédito consignado pelos idosos
Souza, Bruna Osvald de
title_short Entre a razão e a Emoção: a tomada de crédito consignado pelos idosos
title_full Entre a razão e a Emoção: a tomada de crédito consignado pelos idosos
title_fullStr Entre a razão e a Emoção: a tomada de crédito consignado pelos idosos
title_full_unstemmed Entre a razão e a Emoção: a tomada de crédito consignado pelos idosos
title_sort Entre a razão e a Emoção: a tomada de crédito consignado pelos idosos
author Souza, Bruna Osvald de
author_facet Souza, Bruna Osvald de
Moretto, Cleide Fátima
author_role author
author2 Moretto, Cleide Fátima
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Bruna Osvald de
Moretto, Cleide Fátima
description Os estudiosos da psicologia econômica vêm tentando estabelecer a relação entre o consumo e o comportamento. Compreender as emoções que as pessoas experienciam e as influências, na hora de consumir, ou de postergar o consumo torna-se fundamental quando se analisa a tomada de decisão. O crédito consignado tem sido uma modalidade de empréstimo muito utilizada pelos idosos e, se por um lado sinaliza acesso fácil, por outro implica em endividamento. O objetivo do artigo é verificar os motivos que levam o aposentado a tomar o crédito consignado. O estudo descritivo tem abordagem qualitativa e apresenta a análise de conteúdo resultante de 12 entrevistas realizadas com idosos aposentados que haviam tomado crédito consignado no município de Não-Me-Toque (RS). Conclui que os aposentados pesquisados tem incorporado a possibilidade de tomar o crédito consignado como uma escolha cotidiana e declaram ser autônomos na decisão, ainda que na maior parte das vezes assumam o endividamento para auxiliar familiares que estão em dificuldade. O sistema afetivo e a solidariedade econômica no âmbito da família influenciam de forma significativa na tomada de decisão. Palavras-chave: Envelhecimento Humano. Psicologia Econômica. Crédito Consignado. Endividamento.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3978
10.5335/rbceh.2012.3978
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3978
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.3978
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3978/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 11 n. 1 (2014)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892490641408