Perfil do nível de atividade física de idosos hipertensos e diabéticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rech, Viviane -
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Filho, Hugo Tourinho, Martins, Maria Manuela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2457
Resumo: O estudo teve como objetivo verificar o nível de habitual atividade física em grupo de convivência de idosos, caracterizando-se como descritivo de corte transversal.A amostra constituiu-se de 1.919 idosos (1.705 mulheres e 214 homens) com média de idade 68,73 ± 6,99 anos e com hipertensão arterial e diabetes mellitus associadas. Os idosos foram convidados a, voluntariamente, responder o questionário semiestruturado IPAq e o tempo de prática de atividade física mais prevalente (ginástica, dança, caminhada, atividades em circuito e exercícios de fortalecimento de membros superiores e inferiores, alongamentos, além de atividades leves como as domiciliares ou de transporte). O tempo de prática foi aferido por meio de questionário semiestruturado. Os dados foram analisados por meio do programa estatístico SPSS® 17.0, utilizando-se de análises descritivas. No que se refere à prática de atividade física habitual, os idosos, na maioria (71%), foram considerados ativos. Na contribuição dos diferentes domínios da atividade física, quanto ao dispêndio total em minutos por semana de atividades físicas, destacam-se com maior prevalência as atividades de lazer/recreação (38% e 33%), respectivamente, com uma frequência de duas vezes por semana por um tempo de 1h30min e atividades no domicílio (21%). Portanto, os idosos participantes apresentaram-se ativos, principalmente em atividades de lazer/recreação, seguidas das atividades do lar, e menos ativos nos domínios trabalho e transporte. Sugere-se que mais estudos sejam efetuados com esse mesmo enfoque, a fim de verificar, no longo prazo, os níveis de atividades físicas dessa população, como um acompanhamsento periódico.
id UPF-3_2d78798456b6b1f51f60de32ed81aa17
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/2457
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Perfil do nível de atividade física de idosos hipertensos e diabéticosO estudo teve como objetivo verificar o nível de habitual atividade física em grupo de convivência de idosos, caracterizando-se como descritivo de corte transversal.A amostra constituiu-se de 1.919 idosos (1.705 mulheres e 214 homens) com média de idade 68,73 ± 6,99 anos e com hipertensão arterial e diabetes mellitus associadas. Os idosos foram convidados a, voluntariamente, responder o questionário semiestruturado IPAq e o tempo de prática de atividade física mais prevalente (ginástica, dança, caminhada, atividades em circuito e exercícios de fortalecimento de membros superiores e inferiores, alongamentos, além de atividades leves como as domiciliares ou de transporte). O tempo de prática foi aferido por meio de questionário semiestruturado. Os dados foram analisados por meio do programa estatístico SPSS® 17.0, utilizando-se de análises descritivas. No que se refere à prática de atividade física habitual, os idosos, na maioria (71%), foram considerados ativos. Na contribuição dos diferentes domínios da atividade física, quanto ao dispêndio total em minutos por semana de atividades físicas, destacam-se com maior prevalência as atividades de lazer/recreação (38% e 33%), respectivamente, com uma frequência de duas vezes por semana por um tempo de 1h30min e atividades no domicílio (21%). Portanto, os idosos participantes apresentaram-se ativos, principalmente em atividades de lazer/recreação, seguidas das atividades do lar, e menos ativos nos domínios trabalho e transporte. Sugere-se que mais estudos sejam efetuados com esse mesmo enfoque, a fim de verificar, no longo prazo, os níveis de atividades físicas dessa população, como um acompanhamsento periódico.Editora UPF2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/245710.5335/rbceh.2012.2457Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 9 n. 3 (2012)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2457/pdfRech, Viviane -Filho, Hugo TourinhoMartins, Maria Manuelainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:39Zoai:seer.upf.br:article/2457Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:39Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Perfil do nível de atividade física de idosos hipertensos e diabéticos
title Perfil do nível de atividade física de idosos hipertensos e diabéticos
spellingShingle Perfil do nível de atividade física de idosos hipertensos e diabéticos
Rech, Viviane -
title_short Perfil do nível de atividade física de idosos hipertensos e diabéticos
title_full Perfil do nível de atividade física de idosos hipertensos e diabéticos
title_fullStr Perfil do nível de atividade física de idosos hipertensos e diabéticos
title_full_unstemmed Perfil do nível de atividade física de idosos hipertensos e diabéticos
title_sort Perfil do nível de atividade física de idosos hipertensos e diabéticos
author Rech, Viviane -
author_facet Rech, Viviane -
Filho, Hugo Tourinho
Martins, Maria Manuela
author_role author
author2 Filho, Hugo Tourinho
Martins, Maria Manuela
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rech, Viviane -
Filho, Hugo Tourinho
Martins, Maria Manuela
description O estudo teve como objetivo verificar o nível de habitual atividade física em grupo de convivência de idosos, caracterizando-se como descritivo de corte transversal.A amostra constituiu-se de 1.919 idosos (1.705 mulheres e 214 homens) com média de idade 68,73 ± 6,99 anos e com hipertensão arterial e diabetes mellitus associadas. Os idosos foram convidados a, voluntariamente, responder o questionário semiestruturado IPAq e o tempo de prática de atividade física mais prevalente (ginástica, dança, caminhada, atividades em circuito e exercícios de fortalecimento de membros superiores e inferiores, alongamentos, além de atividades leves como as domiciliares ou de transporte). O tempo de prática foi aferido por meio de questionário semiestruturado. Os dados foram analisados por meio do programa estatístico SPSS® 17.0, utilizando-se de análises descritivas. No que se refere à prática de atividade física habitual, os idosos, na maioria (71%), foram considerados ativos. Na contribuição dos diferentes domínios da atividade física, quanto ao dispêndio total em minutos por semana de atividades físicas, destacam-se com maior prevalência as atividades de lazer/recreação (38% e 33%), respectivamente, com uma frequência de duas vezes por semana por um tempo de 1h30min e atividades no domicílio (21%). Portanto, os idosos participantes apresentaram-se ativos, principalmente em atividades de lazer/recreação, seguidas das atividades do lar, e menos ativos nos domínios trabalho e transporte. Sugere-se que mais estudos sejam efetuados com esse mesmo enfoque, a fim de verificar, no longo prazo, os níveis de atividades físicas dessa população, como um acompanhamsento periódico.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2457
10.5335/rbceh.2012.2457
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2457
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.2457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2457/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 9 n. 3 (2012)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892156145664