Correlação das alterações osteomioarticulares e dor em idosos de Morrinhos(CE )

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Meneses, Giselle Santos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Leorne, Renata Oliveira, Gouveia, Samara Sousa Vasconcelos, Gouveia, Guilherme Pertinni de Morais
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3044
Resumo: O envelhecimento é caracterizado como um processo dinâmico e progressivo a todos os seres vivos, proporcionando a cada um que envelhece características próprias, decorrentes de modificações tanto morfológicas, funcionais e bioquímicas, que irão interferir na capacidade de adaptação do indivíduo ao ambiente em que vive, ocasionando limitações funcionais típicas e inevitáveis. Visto que o aumento da população idosa acarreta vários problemas, torna-se importante analisar a prevalência de alterações osteomioarticulares, bem como, as características dolorosas presentes nesta população. Objetivo: Correlacionar as alterações osteoarticulares e dor em idosos de Morrinhos - CE. Métodos: Estudo transversal, descritivo e analítico, de abordagem quantitativa, realizado na cidade de Morrinhos. A pesquisa realizou-se com 270 idosos residentes no município. Foi utilizada a Escala Visual Analógica (EVA) e o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares. Os dados foram analisados com o teste de correlação de Spearman e teste T para amostras independentes, considerando-se significância estatística de p≤0,05. Resultados: Dentre as alterações clínicas encontradas, pode-se destacar: 77,8% dos idosos afirmaram apresentar sintomas osteoarticulares; quanto à caracterização da dor, 86,5% referiram sentir dor em alguma região do corpo, sendo a dor articular a mais presente (81,8%). Pode-se afirmar ainda que a presença de alterações osteoarticulares foi o fator mais relacionado à ocorrência de dor nos idosos. Conclusão: Encontrou-se alta prevalência de sintomas osteomioarticulares na população idosa do município de Morrinhos e estas geralmente são acompanhadas por desconfortos álgicos.
id UPF-3_2ee64a5f0eddebec6c08fc18b0e9b9d3
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/3044
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Correlação das alterações osteomioarticulares e dor em idosos de Morrinhos(CE )O envelhecimento é caracterizado como um processo dinâmico e progressivo a todos os seres vivos, proporcionando a cada um que envelhece características próprias, decorrentes de modificações tanto morfológicas, funcionais e bioquímicas, que irão interferir na capacidade de adaptação do indivíduo ao ambiente em que vive, ocasionando limitações funcionais típicas e inevitáveis. Visto que o aumento da população idosa acarreta vários problemas, torna-se importante analisar a prevalência de alterações osteomioarticulares, bem como, as características dolorosas presentes nesta população. Objetivo: Correlacionar as alterações osteoarticulares e dor em idosos de Morrinhos - CE. Métodos: Estudo transversal, descritivo e analítico, de abordagem quantitativa, realizado na cidade de Morrinhos. A pesquisa realizou-se com 270 idosos residentes no município. Foi utilizada a Escala Visual Analógica (EVA) e o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares. Os dados foram analisados com o teste de correlação de Spearman e teste T para amostras independentes, considerando-se significância estatística de p≤0,05. Resultados: Dentre as alterações clínicas encontradas, pode-se destacar: 77,8% dos idosos afirmaram apresentar sintomas osteoarticulares; quanto à caracterização da dor, 86,5% referiram sentir dor em alguma região do corpo, sendo a dor articular a mais presente (81,8%). Pode-se afirmar ainda que a presença de alterações osteoarticulares foi o fator mais relacionado à ocorrência de dor nos idosos. Conclusão: Encontrou-se alta prevalência de sintomas osteomioarticulares na população idosa do município de Morrinhos e estas geralmente são acompanhadas por desconfortos álgicos.Editora UPF2013-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/304410.5335/rbceh.2012.3044Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 10 n. 2 (2013)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3044/pdfMeneses, Giselle SantosLeorne, Renata OliveiraGouveia, Samara Sousa VasconcelosGouveia, Guilherme Pertinni de Moraisinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:39Zoai:seer.upf.br:article/3044Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:39Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Correlação das alterações osteomioarticulares e dor em idosos de Morrinhos(CE )
title Correlação das alterações osteomioarticulares e dor em idosos de Morrinhos(CE )
spellingShingle Correlação das alterações osteomioarticulares e dor em idosos de Morrinhos(CE )
Meneses, Giselle Santos
title_short Correlação das alterações osteomioarticulares e dor em idosos de Morrinhos(CE )
title_full Correlação das alterações osteomioarticulares e dor em idosos de Morrinhos(CE )
title_fullStr Correlação das alterações osteomioarticulares e dor em idosos de Morrinhos(CE )
title_full_unstemmed Correlação das alterações osteomioarticulares e dor em idosos de Morrinhos(CE )
title_sort Correlação das alterações osteomioarticulares e dor em idosos de Morrinhos(CE )
author Meneses, Giselle Santos
author_facet Meneses, Giselle Santos
Leorne, Renata Oliveira
Gouveia, Samara Sousa Vasconcelos
Gouveia, Guilherme Pertinni de Morais
author_role author
author2 Leorne, Renata Oliveira
Gouveia, Samara Sousa Vasconcelos
Gouveia, Guilherme Pertinni de Morais
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Meneses, Giselle Santos
Leorne, Renata Oliveira
Gouveia, Samara Sousa Vasconcelos
Gouveia, Guilherme Pertinni de Morais
description O envelhecimento é caracterizado como um processo dinâmico e progressivo a todos os seres vivos, proporcionando a cada um que envelhece características próprias, decorrentes de modificações tanto morfológicas, funcionais e bioquímicas, que irão interferir na capacidade de adaptação do indivíduo ao ambiente em que vive, ocasionando limitações funcionais típicas e inevitáveis. Visto que o aumento da população idosa acarreta vários problemas, torna-se importante analisar a prevalência de alterações osteomioarticulares, bem como, as características dolorosas presentes nesta população. Objetivo: Correlacionar as alterações osteoarticulares e dor em idosos de Morrinhos - CE. Métodos: Estudo transversal, descritivo e analítico, de abordagem quantitativa, realizado na cidade de Morrinhos. A pesquisa realizou-se com 270 idosos residentes no município. Foi utilizada a Escala Visual Analógica (EVA) e o Questionário Nórdico de Sintomas Osteomusculares. Os dados foram analisados com o teste de correlação de Spearman e teste T para amostras independentes, considerando-se significância estatística de p≤0,05. Resultados: Dentre as alterações clínicas encontradas, pode-se destacar: 77,8% dos idosos afirmaram apresentar sintomas osteoarticulares; quanto à caracterização da dor, 86,5% referiram sentir dor em alguma região do corpo, sendo a dor articular a mais presente (81,8%). Pode-se afirmar ainda que a presença de alterações osteoarticulares foi o fator mais relacionado à ocorrência de dor nos idosos. Conclusão: Encontrou-se alta prevalência de sintomas osteomioarticulares na população idosa do município de Morrinhos e estas geralmente são acompanhadas por desconfortos álgicos.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3044
10.5335/rbceh.2012.3044
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3044
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.3044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/3044/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 10 n. 2 (2013)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892204380160