Gênero, geração e trabalho: modos de vida de idosos/as residentes em zona rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Suzana Almeida
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Fontes, Baruc Correia, Carvalho, Mônica Dayse de Souza, Nascimento, Joselaine Marília Melo Fontes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2977
Resumo: Este artigo traz informações obtidas por meio de pesquisa realizada no âmbito do Núcleo Integrado de Pesquisa em Psico¬logia Social e Saúde da Faculdade Ages, Paripiranga - BA. A proposta referiu-se à investigação dos processos psíquicos do envelhecimento atrelados à realidade do trabalho rural, sob o recorte analítico dos estudos de gênero, buscando-se analisar o significado da velhice e da experiência de envelhecer relacionados ao bem-estar psicossocial, os sentidos que cada idoso atribui ao seu papel ocupacional e à vi¬vência da aposentadoria, investigar de que modo as construções sociais de gênero perpassam esses sentidos, bem como as experiências de trabalho na terceira idade, atreladas à organização familiar e outras situações sociais. As atividades foram de¬senvolvidas na cidade de Paripiranga - BA e foram divididas em três eixos: gênero, geração e trabalho, sendo que aqui o foco recai sobre o recorte analítico de gênero. Foram realizadas 11 entrevistas com ido¬sos, sendo seis homens e cinco mulheres, dos quais oito são moradores/as do cam¬po e três da área urbana, mas apresentam algum vínculo com a zona rural. Para o levantamento de informações, utilizou¬-se um roteiro semiestruturado contendo: 12 questões de identificação pessoal; 17 questões sobre qualidade de vida e pro¬cesso de envelhecimento; sete questões sobre trabalho e aposentadoria; sete ques¬tões sobre gênero e funções familiares. Os aspectos comumente atrelados ao bem¬-estar dos idosos estão na esfera ocupacio¬nal, relacional e de saúde. O trabalho é visto, tanto por idosos homens quanto por idosas mulheres como importante fator de satisfação, em virtude de evitar a ociosi¬dade, bem como para garantir o sustento da família. As mulheres, responsáveis es¬pecialmente pelos cuidados domésticos, continuam a exercê-lo e, por sua vez, trazem um envolvimento mais ativo em atividades fora do lar e em situações de convívio social.
id UPF-3_2fe017a008ce341e4eeef8449be77454
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/2977
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Gênero, geração e trabalho: modos de vida de idosos/as residentes em zona ruralEste artigo traz informações obtidas por meio de pesquisa realizada no âmbito do Núcleo Integrado de Pesquisa em Psico¬logia Social e Saúde da Faculdade Ages, Paripiranga - BA. A proposta referiu-se à investigação dos processos psíquicos do envelhecimento atrelados à realidade do trabalho rural, sob o recorte analítico dos estudos de gênero, buscando-se analisar o significado da velhice e da experiência de envelhecer relacionados ao bem-estar psicossocial, os sentidos que cada idoso atribui ao seu papel ocupacional e à vi¬vência da aposentadoria, investigar de que modo as construções sociais de gênero perpassam esses sentidos, bem como as experiências de trabalho na terceira idade, atreladas à organização familiar e outras situações sociais. As atividades foram de¬senvolvidas na cidade de Paripiranga - BA e foram divididas em três eixos: gênero, geração e trabalho, sendo que aqui o foco recai sobre o recorte analítico de gênero. Foram realizadas 11 entrevistas com ido¬sos, sendo seis homens e cinco mulheres, dos quais oito são moradores/as do cam¬po e três da área urbana, mas apresentam algum vínculo com a zona rural. Para o levantamento de informações, utilizou¬-se um roteiro semiestruturado contendo: 12 questões de identificação pessoal; 17 questões sobre qualidade de vida e pro¬cesso de envelhecimento; sete questões sobre trabalho e aposentadoria; sete ques¬tões sobre gênero e funções familiares. Os aspectos comumente atrelados ao bem¬-estar dos idosos estão na esfera ocupacio¬nal, relacional e de saúde. O trabalho é visto, tanto por idosos homens quanto por idosas mulheres como importante fator de satisfação, em virtude de evitar a ociosi¬dade, bem como para garantir o sustento da família. As mulheres, responsáveis es¬pecialmente pelos cuidados domésticos, continuam a exercê-lo e, por sua vez, trazem um envolvimento mais ativo em atividades fora do lar e em situações de convívio social.Editora UPF2013-11-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa de campoapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/297710.5335/rbceh.2012.2977Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 10 n. 1 (2013)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2977/pdfAraújo, Suzana AlmeidaFontes, Baruc CorreiaCarvalho, Mônica Dayse de SouzaNascimento, Joselaine Marília Melo Fontesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:39Zoai:seer.upf.br:article/2977Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:39Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Gênero, geração e trabalho: modos de vida de idosos/as residentes em zona rural
title Gênero, geração e trabalho: modos de vida de idosos/as residentes em zona rural
spellingShingle Gênero, geração e trabalho: modos de vida de idosos/as residentes em zona rural
Araújo, Suzana Almeida
title_short Gênero, geração e trabalho: modos de vida de idosos/as residentes em zona rural
title_full Gênero, geração e trabalho: modos de vida de idosos/as residentes em zona rural
title_fullStr Gênero, geração e trabalho: modos de vida de idosos/as residentes em zona rural
title_full_unstemmed Gênero, geração e trabalho: modos de vida de idosos/as residentes em zona rural
title_sort Gênero, geração e trabalho: modos de vida de idosos/as residentes em zona rural
author Araújo, Suzana Almeida
author_facet Araújo, Suzana Almeida
Fontes, Baruc Correia
Carvalho, Mônica Dayse de Souza
Nascimento, Joselaine Marília Melo Fontes
author_role author
author2 Fontes, Baruc Correia
Carvalho, Mônica Dayse de Souza
Nascimento, Joselaine Marília Melo Fontes
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Suzana Almeida
Fontes, Baruc Correia
Carvalho, Mônica Dayse de Souza
Nascimento, Joselaine Marília Melo Fontes
description Este artigo traz informações obtidas por meio de pesquisa realizada no âmbito do Núcleo Integrado de Pesquisa em Psico¬logia Social e Saúde da Faculdade Ages, Paripiranga - BA. A proposta referiu-se à investigação dos processos psíquicos do envelhecimento atrelados à realidade do trabalho rural, sob o recorte analítico dos estudos de gênero, buscando-se analisar o significado da velhice e da experiência de envelhecer relacionados ao bem-estar psicossocial, os sentidos que cada idoso atribui ao seu papel ocupacional e à vi¬vência da aposentadoria, investigar de que modo as construções sociais de gênero perpassam esses sentidos, bem como as experiências de trabalho na terceira idade, atreladas à organização familiar e outras situações sociais. As atividades foram de¬senvolvidas na cidade de Paripiranga - BA e foram divididas em três eixos: gênero, geração e trabalho, sendo que aqui o foco recai sobre o recorte analítico de gênero. Foram realizadas 11 entrevistas com ido¬sos, sendo seis homens e cinco mulheres, dos quais oito são moradores/as do cam¬po e três da área urbana, mas apresentam algum vínculo com a zona rural. Para o levantamento de informações, utilizou¬-se um roteiro semiestruturado contendo: 12 questões de identificação pessoal; 17 questões sobre qualidade de vida e pro¬cesso de envelhecimento; sete questões sobre trabalho e aposentadoria; sete ques¬tões sobre gênero e funções familiares. Os aspectos comumente atrelados ao bem¬-estar dos idosos estão na esfera ocupacio¬nal, relacional e de saúde. O trabalho é visto, tanto por idosos homens quanto por idosas mulheres como importante fator de satisfação, em virtude de evitar a ociosi¬dade, bem como para garantir o sustento da família. As mulheres, responsáveis es¬pecialmente pelos cuidados domésticos, continuam a exercê-lo e, por sua vez, trazem um envolvimento mais ativo em atividades fora do lar e em situações de convívio social.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2977
10.5335/rbceh.2012.2977
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2977
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.2977
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2977/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 10 n. 1 (2013)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892198088704