Depressão em idosos institucionalizados: revisão sistemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonsêca, Wanaline
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Franco, Camila
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/9081
Resumo: A institucionalização para idoso é uma opção muito procurada quando os familiares não aceitam a função de cuidadores. Ao ser institucionalizado o idoso é obrigado a adaptar-se as rotinas de horários, a divisão do ambiente com pessoas desconhecidas, distância da família dentre outros, o que pode acarretar em problemas psicológicos, como a depressão. O estudo teve como objetivo identificar se idosos institucionalizados apresentam depressão. Para construção do estudo foi realizado uma pesquisa bibliográfica sistematizada, abrangendo artigos científicos, completos e/ou sínteses, entre os anos de 2009 a 2017. Na maioria dos estudos analisados, foi observado um grande número de depressão em idosos institucionalizados devido a fatores como ausência de suporte familiar, limitação e/ou dependência, insatisfação com a instituição e a solidão. Entre os principais sintomas da depressão evidenciados foram a falta de apetite, fadiga acentuada, baixa autoestima, insegurança, diminuição da capacidade de concentração, isolamento social, dentre outros. Dentre os idosos institucionalizados com depressão, a maioria deste idosos são do gênero feminino, não recebiam visitas familiares, não saíam da instituição, não faziam exames de rotina, e, a maioria exerceu no passado ocupações de menor complexidade. Desta forma faz-se necessário que os profissionais envolvidos no cuidado ao idoso institucionalizado tenham habilidades e conhecimento para reconhecer e intervir apropriadamente nos casos em que o indivíduo está em sofrimento psíquico.
id UPF-3_3146a30209407b0139cf057fd3eabc5f
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/9081
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Depressão em idosos institucionalizados: revisão sistemáticaA institucionalização para idoso é uma opção muito procurada quando os familiares não aceitam a função de cuidadores. Ao ser institucionalizado o idoso é obrigado a adaptar-se as rotinas de horários, a divisão do ambiente com pessoas desconhecidas, distância da família dentre outros, o que pode acarretar em problemas psicológicos, como a depressão. O estudo teve como objetivo identificar se idosos institucionalizados apresentam depressão. Para construção do estudo foi realizado uma pesquisa bibliográfica sistematizada, abrangendo artigos científicos, completos e/ou sínteses, entre os anos de 2009 a 2017. Na maioria dos estudos analisados, foi observado um grande número de depressão em idosos institucionalizados devido a fatores como ausência de suporte familiar, limitação e/ou dependência, insatisfação com a instituição e a solidão. Entre os principais sintomas da depressão evidenciados foram a falta de apetite, fadiga acentuada, baixa autoestima, insegurança, diminuição da capacidade de concentração, isolamento social, dentre outros. Dentre os idosos institucionalizados com depressão, a maioria deste idosos são do gênero feminino, não recebiam visitas familiares, não saíam da instituição, não faziam exames de rotina, e, a maioria exerceu no passado ocupações de menor complexidade. Desta forma faz-se necessário que os profissionais envolvidos no cuidado ao idoso institucionalizado tenham habilidades e conhecimento para reconhecer e intervir apropriadamente nos casos em que o indivíduo está em sofrimento psíquico.Editora UPF2019-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/908110.5335/rbceh.v16i3.9081Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 16 n. 3 (2019)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/9081/114115448Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFonsêca, WanalineFranco, Camila2020-11-26T20:02:36Zoai:seer.upf.br:article/9081Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2020-11-26T20:02:36Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Depressão em idosos institucionalizados: revisão sistemática
title Depressão em idosos institucionalizados: revisão sistemática
spellingShingle Depressão em idosos institucionalizados: revisão sistemática
Fonsêca, Wanaline
title_short Depressão em idosos institucionalizados: revisão sistemática
title_full Depressão em idosos institucionalizados: revisão sistemática
title_fullStr Depressão em idosos institucionalizados: revisão sistemática
title_full_unstemmed Depressão em idosos institucionalizados: revisão sistemática
title_sort Depressão em idosos institucionalizados: revisão sistemática
author Fonsêca, Wanaline
author_facet Fonsêca, Wanaline
Franco, Camila
author_role author
author2 Franco, Camila
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonsêca, Wanaline
Franco, Camila
description A institucionalização para idoso é uma opção muito procurada quando os familiares não aceitam a função de cuidadores. Ao ser institucionalizado o idoso é obrigado a adaptar-se as rotinas de horários, a divisão do ambiente com pessoas desconhecidas, distância da família dentre outros, o que pode acarretar em problemas psicológicos, como a depressão. O estudo teve como objetivo identificar se idosos institucionalizados apresentam depressão. Para construção do estudo foi realizado uma pesquisa bibliográfica sistematizada, abrangendo artigos científicos, completos e/ou sínteses, entre os anos de 2009 a 2017. Na maioria dos estudos analisados, foi observado um grande número de depressão em idosos institucionalizados devido a fatores como ausência de suporte familiar, limitação e/ou dependência, insatisfação com a instituição e a solidão. Entre os principais sintomas da depressão evidenciados foram a falta de apetite, fadiga acentuada, baixa autoestima, insegurança, diminuição da capacidade de concentração, isolamento social, dentre outros. Dentre os idosos institucionalizados com depressão, a maioria deste idosos são do gênero feminino, não recebiam visitas familiares, não saíam da instituição, não faziam exames de rotina, e, a maioria exerceu no passado ocupações de menor complexidade. Desta forma faz-se necessário que os profissionais envolvidos no cuidado ao idoso institucionalizado tenham habilidades e conhecimento para reconhecer e intervir apropriadamente nos casos em que o indivíduo está em sofrimento psíquico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/9081
10.5335/rbceh.v16i3.9081
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/9081
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v16i3.9081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/9081/114115448
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 16 n. 3 (2019)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892941529088