O interesse científico no estudo do envelhecimento e prevenção em ciências biomédicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos-Filho, Sebastião David
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Manoel, Cristiano Viana, Silva, Gisely Aniceta, Duarte, Vanessa dos Santos, Rodrigues, Gláucio Nogueira, Andrade, Maria de Lourdes de, Filho, Mario Bernardo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/80
Resumo: O processo de envelhecimento da população humana é um fenômeno mundial e, considerando-se sua complexidade, a atuação de uma equipe interdisciplinar é fundamental para estabelecer ações relativas à promoção de saúde, prevenção de doenças, qualidade de vida e auto-estima do idoso. A verificação do interesse da comunidade científica por um tema pode ser feita pela análise das publicações em indexadores como o PubMed. O objetivo deste trabalho é verificar o interesse no estudo do envelhecimento, prevenção e promoção de saúde. Avaliou-se (20/03/2005) de 1949 a 2004 o número de publicações por ano (NP/A) sobre envelhecimento (aging) e prevenção (prevention) isoladamente no PubMed. O NP/A foi dividido pelo número total de publicações em cada tema, calculando-se o percentual de publicações (%PU) em envelhecimento (%PU-EN) e em prevenção (%PU-PR). O número de publicações em que aparecem juntas (i) prevenção (prevention) e envelhecimento (aging), (ii) prevenção (prevention) e saúde (health) e (iii) envelhecimento (aging) e saúde (health) também foram determinado de 1949 a 2004. Pode-se observar um crescente interesse da comunidade científica em estudar envelhecimento. Verifica-se um crescente interesse no estudo da prevenção, entretanto até o ano de 1967 o NP/A era muito pequeno e cresceu a partir de 1986. Pode-se observar um crescente interesse no estudo desses temas, entretanto de 1996 até 2004 encontra-se, de modo geral, um %PU-PR um pouco maior do que o %PU-EN. Em conclusão, a análise do interesse científico por temas como envelhecimento e prevenção é cada vez maior, como demonstrado pelo NP/A crescente.
id UPF-3_354b0ee1dffcaa164776d35ba1adb1b4
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/80
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling O interesse científico no estudo do envelhecimento e prevenção em ciências biomédicasO processo de envelhecimento da população humana é um fenômeno mundial e, considerando-se sua complexidade, a atuação de uma equipe interdisciplinar é fundamental para estabelecer ações relativas à promoção de saúde, prevenção de doenças, qualidade de vida e auto-estima do idoso. A verificação do interesse da comunidade científica por um tema pode ser feita pela análise das publicações em indexadores como o PubMed. O objetivo deste trabalho é verificar o interesse no estudo do envelhecimento, prevenção e promoção de saúde. Avaliou-se (20/03/2005) de 1949 a 2004 o número de publicações por ano (NP/A) sobre envelhecimento (aging) e prevenção (prevention) isoladamente no PubMed. O NP/A foi dividido pelo número total de publicações em cada tema, calculando-se o percentual de publicações (%PU) em envelhecimento (%PU-EN) e em prevenção (%PU-PR). O número de publicações em que aparecem juntas (i) prevenção (prevention) e envelhecimento (aging), (ii) prevenção (prevention) e saúde (health) e (iii) envelhecimento (aging) e saúde (health) também foram determinado de 1949 a 2004. Pode-se observar um crescente interesse da comunidade científica em estudar envelhecimento. Verifica-se um crescente interesse no estudo da prevenção, entretanto até o ano de 1967 o NP/A era muito pequeno e cresceu a partir de 1986. Pode-se observar um crescente interesse no estudo desses temas, entretanto de 1996 até 2004 encontra-se, de modo geral, um %PU-PR um pouco maior do que o %PU-EN. Em conclusão, a análise do interesse científico por temas como envelhecimento e prevenção é cada vez maior, como demonstrado pelo NP/A crescente.Editora UPF2006-12-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/8010.5335/rbceh.2012.80Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 3 n. 2 (2006)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/80/76Santos-Filho, Sebastião DavidManoel, Cristiano VianaSilva, Gisely AnicetaDuarte, Vanessa dos SantosRodrigues, Gláucio NogueiraAndrade, Maria de Lourdes deFilho, Mario Bernardoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:23Zoai:seer.upf.br:article/80Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:23Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv O interesse científico no estudo do envelhecimento e prevenção em ciências biomédicas
title O interesse científico no estudo do envelhecimento e prevenção em ciências biomédicas
spellingShingle O interesse científico no estudo do envelhecimento e prevenção em ciências biomédicas
Santos-Filho, Sebastião David
title_short O interesse científico no estudo do envelhecimento e prevenção em ciências biomédicas
title_full O interesse científico no estudo do envelhecimento e prevenção em ciências biomédicas
title_fullStr O interesse científico no estudo do envelhecimento e prevenção em ciências biomédicas
title_full_unstemmed O interesse científico no estudo do envelhecimento e prevenção em ciências biomédicas
title_sort O interesse científico no estudo do envelhecimento e prevenção em ciências biomédicas
author Santos-Filho, Sebastião David
author_facet Santos-Filho, Sebastião David
Manoel, Cristiano Viana
Silva, Gisely Aniceta
Duarte, Vanessa dos Santos
Rodrigues, Gláucio Nogueira
Andrade, Maria de Lourdes de
Filho, Mario Bernardo
author_role author
author2 Manoel, Cristiano Viana
Silva, Gisely Aniceta
Duarte, Vanessa dos Santos
Rodrigues, Gláucio Nogueira
Andrade, Maria de Lourdes de
Filho, Mario Bernardo
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos-Filho, Sebastião David
Manoel, Cristiano Viana
Silva, Gisely Aniceta
Duarte, Vanessa dos Santos
Rodrigues, Gláucio Nogueira
Andrade, Maria de Lourdes de
Filho, Mario Bernardo
description O processo de envelhecimento da população humana é um fenômeno mundial e, considerando-se sua complexidade, a atuação de uma equipe interdisciplinar é fundamental para estabelecer ações relativas à promoção de saúde, prevenção de doenças, qualidade de vida e auto-estima do idoso. A verificação do interesse da comunidade científica por um tema pode ser feita pela análise das publicações em indexadores como o PubMed. O objetivo deste trabalho é verificar o interesse no estudo do envelhecimento, prevenção e promoção de saúde. Avaliou-se (20/03/2005) de 1949 a 2004 o número de publicações por ano (NP/A) sobre envelhecimento (aging) e prevenção (prevention) isoladamente no PubMed. O NP/A foi dividido pelo número total de publicações em cada tema, calculando-se o percentual de publicações (%PU) em envelhecimento (%PU-EN) e em prevenção (%PU-PR). O número de publicações em que aparecem juntas (i) prevenção (prevention) e envelhecimento (aging), (ii) prevenção (prevention) e saúde (health) e (iii) envelhecimento (aging) e saúde (health) também foram determinado de 1949 a 2004. Pode-se observar um crescente interesse da comunidade científica em estudar envelhecimento. Verifica-se um crescente interesse no estudo da prevenção, entretanto até o ano de 1967 o NP/A era muito pequeno e cresceu a partir de 1986. Pode-se observar um crescente interesse no estudo desses temas, entretanto de 1996 até 2004 encontra-se, de modo geral, um %PU-PR um pouco maior do que o %PU-EN. Em conclusão, a análise do interesse científico por temas como envelhecimento e prevenção é cada vez maior, como demonstrado pelo NP/A crescente.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/80
10.5335/rbceh.2012.80
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/80
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/80/76
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 3 n. 2 (2006)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937890978594816