A PERCEPÇÃO DE UM IDOSO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E A MORTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muck Spindler, Débora
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Moro dos Santos, Cristiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/12020
Resumo: Pensar no crescente envelhecimento da população, contribuindo em aspectos a conhecer e melhorar a qualidade de vida e a respectiva percepção da morte destes idosos, pode ser uma estratégia para qualificar os anos a mais que temos de vida. O objetivo deste trabalho foi verificar qual a percepção de um idoso residente na cidade de Taquara/RS, que já adentrou a chamada fase da velhice, sobre a qualidade de vida nesta faixa etária e em questões respectivas à morte, visando também verificar quais os principais fatores biopsicossociais que se fazem importantes neste processo. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo, na modalidade de caso único instrumental. A coleta de dados foi realizada mediante assinatura do TCLE (Termo de Consentimento Livre Esclarecido), posterior a isto foi aplicado o MEEM (Mini Exame do Estado Mental), para fins de rastreio cognitivo, e após averiguação de comprometimento cognitivo, foram aplicados as escalas Whoqol Old, GDS, e realizada uma entrevista semiestruturada. Os resultados do estudo mostraram que a participante possui qualidade de vida, evidenciada pelos resultados da Escala de Qualidade de Vida Whoqol-Old, e revelou que o principal aspecto biopsicossocial a refletir em sua qualidade de vida são os fatores sociais. A vivência da religiosidade e espiritualidade também aparece como forte aspecto refletindo na qualidade de vida e na respectiva percepção da morte que a participante apresenta, bem como contribuindo na sua visão de envelhecimento, e modo como vive a vida.
id UPF-3_3e6850988a7f69c33cee5fa2052f9887
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/12020
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling A PERCEPÇÃO DE UM IDOSO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E A MORTEPensar no crescente envelhecimento da população, contribuindo em aspectos a conhecer e melhorar a qualidade de vida e a respectiva percepção da morte destes idosos, pode ser uma estratégia para qualificar os anos a mais que temos de vida. O objetivo deste trabalho foi verificar qual a percepção de um idoso residente na cidade de Taquara/RS, que já adentrou a chamada fase da velhice, sobre a qualidade de vida nesta faixa etária e em questões respectivas à morte, visando também verificar quais os principais fatores biopsicossociais que se fazem importantes neste processo. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo, na modalidade de caso único instrumental. A coleta de dados foi realizada mediante assinatura do TCLE (Termo de Consentimento Livre Esclarecido), posterior a isto foi aplicado o MEEM (Mini Exame do Estado Mental), para fins de rastreio cognitivo, e após averiguação de comprometimento cognitivo, foram aplicados as escalas Whoqol Old, GDS, e realizada uma entrevista semiestruturada. Os resultados do estudo mostraram que a participante possui qualidade de vida, evidenciada pelos resultados da Escala de Qualidade de Vida Whoqol-Old, e revelou que o principal aspecto biopsicossocial a refletir em sua qualidade de vida são os fatores sociais. A vivência da religiosidade e espiritualidade também aparece como forte aspecto refletindo na qualidade de vida e na respectiva percepção da morte que a participante apresenta, bem como contribuindo na sua visão de envelhecimento, e modo como vive a vida. Editora UPF2020-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1202010.5335/rbceh.v17i2.12020Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 17 n. 2 (2020): Resumos da 22ª Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Sucursal RS2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/12020/114115777Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMuck Spindler, DéboraMoro dos Santos, Cristiane2021-07-27T14:27:22Zoai:seer.upf.br:article/12020Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2021-07-27T14:27:22Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv A PERCEPÇÃO DE UM IDOSO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E A MORTE
title A PERCEPÇÃO DE UM IDOSO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E A MORTE
spellingShingle A PERCEPÇÃO DE UM IDOSO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E A MORTE
Muck Spindler, Débora
title_short A PERCEPÇÃO DE UM IDOSO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E A MORTE
title_full A PERCEPÇÃO DE UM IDOSO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E A MORTE
title_fullStr A PERCEPÇÃO DE UM IDOSO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E A MORTE
title_full_unstemmed A PERCEPÇÃO DE UM IDOSO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E A MORTE
title_sort A PERCEPÇÃO DE UM IDOSO SOBRE QUALIDADE DE VIDA E A MORTE
author Muck Spindler, Débora
author_facet Muck Spindler, Débora
Moro dos Santos, Cristiane
author_role author
author2 Moro dos Santos, Cristiane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muck Spindler, Débora
Moro dos Santos, Cristiane
description Pensar no crescente envelhecimento da população, contribuindo em aspectos a conhecer e melhorar a qualidade de vida e a respectiva percepção da morte destes idosos, pode ser uma estratégia para qualificar os anos a mais que temos de vida. O objetivo deste trabalho foi verificar qual a percepção de um idoso residente na cidade de Taquara/RS, que já adentrou a chamada fase da velhice, sobre a qualidade de vida nesta faixa etária e em questões respectivas à morte, visando também verificar quais os principais fatores biopsicossociais que se fazem importantes neste processo. O método de pesquisa utilizado foi o qualitativo, na modalidade de caso único instrumental. A coleta de dados foi realizada mediante assinatura do TCLE (Termo de Consentimento Livre Esclarecido), posterior a isto foi aplicado o MEEM (Mini Exame do Estado Mental), para fins de rastreio cognitivo, e após averiguação de comprometimento cognitivo, foram aplicados as escalas Whoqol Old, GDS, e realizada uma entrevista semiestruturada. Os resultados do estudo mostraram que a participante possui qualidade de vida, evidenciada pelos resultados da Escala de Qualidade de Vida Whoqol-Old, e revelou que o principal aspecto biopsicossocial a refletir em sua qualidade de vida são os fatores sociais. A vivência da religiosidade e espiritualidade também aparece como forte aspecto refletindo na qualidade de vida e na respectiva percepção da morte que a participante apresenta, bem como contribuindo na sua visão de envelhecimento, e modo como vive a vida.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/12020
10.5335/rbceh.v17i2.12020
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/12020
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v17i2.12020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/12020/114115777
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 17 n. 2 (2020): Resumos da 22ª Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Sucursal RS
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937894232326144