Estado nutricional relacionado à qualidade de vida em idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Adami, Fernanda Scherer
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Feil, Cassiele Carolina, Bosco, Simone Morelo Dal
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4959
Resumo: Este estudo foi realizado com o objetivo de relacionar o estado nutricional com a qualidade de vida e os dados socioeconômicos de idosos. A amostra foi composta por 156 idosos que participavam de um grupo da terceira idade de um município do interior do Rio Grande do Sul. Foi aplicado o questionário validado de qualidade de vida (WOQOL-BREF) e um questionário estruturado sobre dados socioeconômicos. Foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC) e classificado conforme a Organização Pan-Americana de Saúde. Quanto aos resultados, a melhor média foi encontrada no domínio social. Em relação ao estado nutricional, 43,6% dos idosos apresentaram sobrepeso e obesidade. Quando associadas as médias dos domínios de qualidade de vida a gênero, faixa salarial e faixa de idade, encontrou-se diferença significativa para as médias do domínio físico em relação ao gênero (p=0,005). Verificou-se que os idosos que ganham mais de um salário mínimo apresentam maiores escores para os domínios físico e psicológico, com p=0,046 e p=0,005, respectivamente. Observou-se, ainda, correlação significativamente inversa entre a idade e o domínio de aspectos sociais (p=0,015) e de meio ambiente (p=0,045), assim como entre o IMC e o domínio físico (p=0,009). Concluiu-se que a idade foi inversamente e significativamente correlacionada com o domínio de aspectos sociais de meio ambiente, e que quanto maior o IMC significativamente menor foi a média do domínio físico. Os idosos do gênero masculino e com renda acima de um salário mínimo presentaram as maiores médias de qualidade de vida em todos os domínios.
id UPF-3_410a4ef6a4ebe2539432e0cd1803082a
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/4959
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Estado nutricional relacionado à qualidade de vida em idososEste estudo foi realizado com o objetivo de relacionar o estado nutricional com a qualidade de vida e os dados socioeconômicos de idosos. A amostra foi composta por 156 idosos que participavam de um grupo da terceira idade de um município do interior do Rio Grande do Sul. Foi aplicado o questionário validado de qualidade de vida (WOQOL-BREF) e um questionário estruturado sobre dados socioeconômicos. Foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC) e classificado conforme a Organização Pan-Americana de Saúde. Quanto aos resultados, a melhor média foi encontrada no domínio social. Em relação ao estado nutricional, 43,6% dos idosos apresentaram sobrepeso e obesidade. Quando associadas as médias dos domínios de qualidade de vida a gênero, faixa salarial e faixa de idade, encontrou-se diferença significativa para as médias do domínio físico em relação ao gênero (p=0,005). Verificou-se que os idosos que ganham mais de um salário mínimo apresentam maiores escores para os domínios físico e psicológico, com p=0,046 e p=0,005, respectivamente. Observou-se, ainda, correlação significativamente inversa entre a idade e o domínio de aspectos sociais (p=0,015) e de meio ambiente (p=0,045), assim como entre o IMC e o domínio físico (p=0,009). Concluiu-se que a idade foi inversamente e significativamente correlacionada com o domínio de aspectos sociais de meio ambiente, e que quanto maior o IMC significativamente menor foi a média do domínio físico. Os idosos do gênero masculino e com renda acima de um salário mínimo presentaram as maiores médias de qualidade de vida em todos os domínios.Editora UPF2015-07-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/495910.5335/rbceh.v12i1.4959Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 12 n. 1 (2015)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4959/pdfAdami, Fernanda SchererFeil, Cassiele CarolinaBosco, Simone Morelo Dalinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:42Zoai:seer.upf.br:article/4959Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:42Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Estado nutricional relacionado à qualidade de vida em idosos
title Estado nutricional relacionado à qualidade de vida em idosos
spellingShingle Estado nutricional relacionado à qualidade de vida em idosos
Adami, Fernanda Scherer
title_short Estado nutricional relacionado à qualidade de vida em idosos
title_full Estado nutricional relacionado à qualidade de vida em idosos
title_fullStr Estado nutricional relacionado à qualidade de vida em idosos
title_full_unstemmed Estado nutricional relacionado à qualidade de vida em idosos
title_sort Estado nutricional relacionado à qualidade de vida em idosos
author Adami, Fernanda Scherer
author_facet Adami, Fernanda Scherer
Feil, Cassiele Carolina
Bosco, Simone Morelo Dal
author_role author
author2 Feil, Cassiele Carolina
Bosco, Simone Morelo Dal
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Adami, Fernanda Scherer
Feil, Cassiele Carolina
Bosco, Simone Morelo Dal
description Este estudo foi realizado com o objetivo de relacionar o estado nutricional com a qualidade de vida e os dados socioeconômicos de idosos. A amostra foi composta por 156 idosos que participavam de um grupo da terceira idade de um município do interior do Rio Grande do Sul. Foi aplicado o questionário validado de qualidade de vida (WOQOL-BREF) e um questionário estruturado sobre dados socioeconômicos. Foi calculado o Índice de Massa Corporal (IMC) e classificado conforme a Organização Pan-Americana de Saúde. Quanto aos resultados, a melhor média foi encontrada no domínio social. Em relação ao estado nutricional, 43,6% dos idosos apresentaram sobrepeso e obesidade. Quando associadas as médias dos domínios de qualidade de vida a gênero, faixa salarial e faixa de idade, encontrou-se diferença significativa para as médias do domínio físico em relação ao gênero (p=0,005). Verificou-se que os idosos que ganham mais de um salário mínimo apresentam maiores escores para os domínios físico e psicológico, com p=0,046 e p=0,005, respectivamente. Observou-se, ainda, correlação significativamente inversa entre a idade e o domínio de aspectos sociais (p=0,015) e de meio ambiente (p=0,045), assim como entre o IMC e o domínio físico (p=0,009). Concluiu-se que a idade foi inversamente e significativamente correlacionada com o domínio de aspectos sociais de meio ambiente, e que quanto maior o IMC significativamente menor foi a média do domínio físico. Os idosos do gênero masculino e com renda acima de um salário mínimo presentaram as maiores médias de qualidade de vida em todos os domínios.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4959
10.5335/rbceh.v12i1.4959
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4959
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v12i1.4959
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4959/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 12 n. 1 (2015)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892543070208