Avaliação do Programa Governamental Conviver: uma questão de cidadania?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Robson Oliveira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Araújo, Richard Medeiros, Alloufa, Jornária Mata de Lima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2156
Resumo: Este artigo teve como objetivo avaliar, na percepção dos usuários, em que medida as ações do Programa Governamental Conviver contribuem para o exercício de sua cidadania. A pesquisa foi descritiva, delineando-se como um estudo de caso. O universo da pesquisa foi constituído pelos beneficiários do Programa Governamental Conviver cadastrados no Grupo de Convivência Cabelos de Neve. A amostra por tipicidade foi constituída apenas pelos participantes ativos há mais de dez anos. No processo de coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, apoiando-se em questionamentos básicos, em razão da baixa escolaridade dos entrevistados, adaptado da teoria de Marshall (2002) sobre a construção da cidadania a partir do indivíduo. Os dados foram tratados qualitativamente, por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) denominada de “análise categorial”, sendo dividida em três categorias. Quanto aos direitos políticos, embora alguns entrevistados tenham afirmado reconhecer a existência da gerência, demonstraram não conhecer as atribuições desta, nem a possibilidade de avaliar o sistema de atendimento oferecido pelo programa. No tocante aos direitos civis, observou-se que o programa tem estimulado ações que favorecem aos beneficiários acesso aos seus direitos de justiça e às atividades ocupacionais laborais. Com relação aos direitos sociais, constatou-se que o Programa Conviver tem contribuído, em parte, para que seus usuários possam levar uma vida civilizada de acordo com os padrões que prevalecem na sociedade, tendo falhado, contudo, na área da educação.
id UPF-3_4b21f4f947b30fe0078b770a23bb9501
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/2156
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Avaliação do Programa Governamental Conviver: uma questão de cidadania?Este artigo teve como objetivo avaliar, na percepção dos usuários, em que medida as ações do Programa Governamental Conviver contribuem para o exercício de sua cidadania. A pesquisa foi descritiva, delineando-se como um estudo de caso. O universo da pesquisa foi constituído pelos beneficiários do Programa Governamental Conviver cadastrados no Grupo de Convivência Cabelos de Neve. A amostra por tipicidade foi constituída apenas pelos participantes ativos há mais de dez anos. No processo de coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, apoiando-se em questionamentos básicos, em razão da baixa escolaridade dos entrevistados, adaptado da teoria de Marshall (2002) sobre a construção da cidadania a partir do indivíduo. Os dados foram tratados qualitativamente, por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) denominada de “análise categorial”, sendo dividida em três categorias. Quanto aos direitos políticos, embora alguns entrevistados tenham afirmado reconhecer a existência da gerência, demonstraram não conhecer as atribuições desta, nem a possibilidade de avaliar o sistema de atendimento oferecido pelo programa. No tocante aos direitos civis, observou-se que o programa tem estimulado ações que favorecem aos beneficiários acesso aos seus direitos de justiça e às atividades ocupacionais laborais. Com relação aos direitos sociais, constatou-se que o Programa Conviver tem contribuído, em parte, para que seus usuários possam levar uma vida civilizada de acordo com os padrões que prevalecem na sociedade, tendo falhado, contudo, na área da educação.Editora UPF2013-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/215610.5335/rbceh.2012.2156Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 9 n. 3 (2012)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2156/pdfMarques, Robson OliveiraAraújo, Richard MedeirosAlloufa, Jornária Mata de Limainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:36Zoai:seer.upf.br:article/2156Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:36Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do Programa Governamental Conviver: uma questão de cidadania?
title Avaliação do Programa Governamental Conviver: uma questão de cidadania?
spellingShingle Avaliação do Programa Governamental Conviver: uma questão de cidadania?
Marques, Robson Oliveira
title_short Avaliação do Programa Governamental Conviver: uma questão de cidadania?
title_full Avaliação do Programa Governamental Conviver: uma questão de cidadania?
title_fullStr Avaliação do Programa Governamental Conviver: uma questão de cidadania?
title_full_unstemmed Avaliação do Programa Governamental Conviver: uma questão de cidadania?
title_sort Avaliação do Programa Governamental Conviver: uma questão de cidadania?
author Marques, Robson Oliveira
author_facet Marques, Robson Oliveira
Araújo, Richard Medeiros
Alloufa, Jornária Mata de Lima
author_role author
author2 Araújo, Richard Medeiros
Alloufa, Jornária Mata de Lima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Robson Oliveira
Araújo, Richard Medeiros
Alloufa, Jornária Mata de Lima
description Este artigo teve como objetivo avaliar, na percepção dos usuários, em que medida as ações do Programa Governamental Conviver contribuem para o exercício de sua cidadania. A pesquisa foi descritiva, delineando-se como um estudo de caso. O universo da pesquisa foi constituído pelos beneficiários do Programa Governamental Conviver cadastrados no Grupo de Convivência Cabelos de Neve. A amostra por tipicidade foi constituída apenas pelos participantes ativos há mais de dez anos. No processo de coleta de dados, utilizou-se a entrevista semiestruturada, apoiando-se em questionamentos básicos, em razão da baixa escolaridade dos entrevistados, adaptado da teoria de Marshall (2002) sobre a construção da cidadania a partir do indivíduo. Os dados foram tratados qualitativamente, por meio da análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) denominada de “análise categorial”, sendo dividida em três categorias. Quanto aos direitos políticos, embora alguns entrevistados tenham afirmado reconhecer a existência da gerência, demonstraram não conhecer as atribuições desta, nem a possibilidade de avaliar o sistema de atendimento oferecido pelo programa. No tocante aos direitos civis, observou-se que o programa tem estimulado ações que favorecem aos beneficiários acesso aos seus direitos de justiça e às atividades ocupacionais laborais. Com relação aos direitos sociais, constatou-se que o Programa Conviver tem contribuído, em parte, para que seus usuários possam levar uma vida civilizada de acordo com os padrões que prevalecem na sociedade, tendo falhado, contudo, na área da educação.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2156
10.5335/rbceh.2012.2156
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2156
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.2156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/2156/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 9 n. 3 (2012)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937891890855936