Consumo alimentar de idosos com doença de Alzheimer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Saulo Victor e
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Miranda, Francisca Cleide da Silva Soares, Queiroz, Samara Costa de, Sousa, Juliany Caroline Silva de, Serquiz, Alexandre Coelho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/7609
Resumo: RESUMO A Doença de Alzheimer (DA) é o tipo mais comum de demência, acometendo 1% ou pouco mais de 6% da população a partir dos 65 anos. Sendo assim, a nutrição pode ter prováveis efeitos sobre a doença, interferindo em sua melhora ou na progressão. O objetivo do estudo foi analisar o consumo dietético dos principais grupos alimentares pelos idosos com doença de Alzheimer acompanhados no Centro Especializado de Atenção à Saúde do idoso (CEASI) em Natal-RN. Estudo descritivo de abordagem quantitativa com 58 idosos atendidos no CEASI. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado com questões fechadas. Os dados foram coletados em setembro de 2014. A análise estatística descritiva foi feita pelo programa SPSS 20.0. A média de idade dos idosos foi de 82 anos, sendo a maioria do sexo feminino. Esses possuem boa rotina alimentar e a maioria dos grupos alimentares analisados, são consumidos diariamente, com exceção, dos tubérculos que não encontra-se dentre os hábitos da maioria dos idosos. O consumo de alimentos fritos, gordura animal, enlatados, embutidos, doce/guloseimas e temperos e molhos, não faz parte da maioria dos hábitos desses idosos. Muitos dos idosos e seus cuidadores já possuem uma orientação quanto a importância da inclusão de diferentes alimentos, priorizando sempre os que fornecem melhor aporte nutricional. Dos grupos alimentares analisados, a grande parte encontra-se já incluído nos hábitos alimentares e com boa aceitação. O consumo de tubérculos deve ser sempre encorajado, utilizando-se de estratégias nutricionais destinada especificamente para esse público.
id UPF-3_576de8bcf503798433eba5fd2d6d179c
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/7609
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Consumo alimentar de idosos com doença de AlzheimerRESUMO A Doença de Alzheimer (DA) é o tipo mais comum de demência, acometendo 1% ou pouco mais de 6% da população a partir dos 65 anos. Sendo assim, a nutrição pode ter prováveis efeitos sobre a doença, interferindo em sua melhora ou na progressão. O objetivo do estudo foi analisar o consumo dietético dos principais grupos alimentares pelos idosos com doença de Alzheimer acompanhados no Centro Especializado de Atenção à Saúde do idoso (CEASI) em Natal-RN. Estudo descritivo de abordagem quantitativa com 58 idosos atendidos no CEASI. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado com questões fechadas. Os dados foram coletados em setembro de 2014. A análise estatística descritiva foi feita pelo programa SPSS 20.0. A média de idade dos idosos foi de 82 anos, sendo a maioria do sexo feminino. Esses possuem boa rotina alimentar e a maioria dos grupos alimentares analisados, são consumidos diariamente, com exceção, dos tubérculos que não encontra-se dentre os hábitos da maioria dos idosos. O consumo de alimentos fritos, gordura animal, enlatados, embutidos, doce/guloseimas e temperos e molhos, não faz parte da maioria dos hábitos desses idosos. Muitos dos idosos e seus cuidadores já possuem uma orientação quanto a importância da inclusão de diferentes alimentos, priorizando sempre os que fornecem melhor aporte nutricional. Dos grupos alimentares analisados, a grande parte encontra-se já incluído nos hábitos alimentares e com boa aceitação. O consumo de tubérculos deve ser sempre encorajado, utilizando-se de estratégias nutricionais destinada especificamente para esse público.Editora UPF2020-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/760910.5335/rbceh.v17i1.7609Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 17 n. 1 (2020)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/7609/114115611Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Saulo Victor eMiranda, Francisca Cleide da Silva SoaresQueiroz, Samara Costa deSousa, Juliany Caroline Silva deSerquiz, Alexandre Coelho2021-03-16T21:15:11Zoai:seer.upf.br:article/7609Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2021-03-16T21:15:11Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Consumo alimentar de idosos com doença de Alzheimer
title Consumo alimentar de idosos com doença de Alzheimer
spellingShingle Consumo alimentar de idosos com doença de Alzheimer
Silva, Saulo Victor e
title_short Consumo alimentar de idosos com doença de Alzheimer
title_full Consumo alimentar de idosos com doença de Alzheimer
title_fullStr Consumo alimentar de idosos com doença de Alzheimer
title_full_unstemmed Consumo alimentar de idosos com doença de Alzheimer
title_sort Consumo alimentar de idosos com doença de Alzheimer
author Silva, Saulo Victor e
author_facet Silva, Saulo Victor e
Miranda, Francisca Cleide da Silva Soares
Queiroz, Samara Costa de
Sousa, Juliany Caroline Silva de
Serquiz, Alexandre Coelho
author_role author
author2 Miranda, Francisca Cleide da Silva Soares
Queiroz, Samara Costa de
Sousa, Juliany Caroline Silva de
Serquiz, Alexandre Coelho
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Saulo Victor e
Miranda, Francisca Cleide da Silva Soares
Queiroz, Samara Costa de
Sousa, Juliany Caroline Silva de
Serquiz, Alexandre Coelho
description RESUMO A Doença de Alzheimer (DA) é o tipo mais comum de demência, acometendo 1% ou pouco mais de 6% da população a partir dos 65 anos. Sendo assim, a nutrição pode ter prováveis efeitos sobre a doença, interferindo em sua melhora ou na progressão. O objetivo do estudo foi analisar o consumo dietético dos principais grupos alimentares pelos idosos com doença de Alzheimer acompanhados no Centro Especializado de Atenção à Saúde do idoso (CEASI) em Natal-RN. Estudo descritivo de abordagem quantitativa com 58 idosos atendidos no CEASI. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário semiestruturado com questões fechadas. Os dados foram coletados em setembro de 2014. A análise estatística descritiva foi feita pelo programa SPSS 20.0. A média de idade dos idosos foi de 82 anos, sendo a maioria do sexo feminino. Esses possuem boa rotina alimentar e a maioria dos grupos alimentares analisados, são consumidos diariamente, com exceção, dos tubérculos que não encontra-se dentre os hábitos da maioria dos idosos. O consumo de alimentos fritos, gordura animal, enlatados, embutidos, doce/guloseimas e temperos e molhos, não faz parte da maioria dos hábitos desses idosos. Muitos dos idosos e seus cuidadores já possuem uma orientação quanto a importância da inclusão de diferentes alimentos, priorizando sempre os que fornecem melhor aporte nutricional. Dos grupos alimentares analisados, a grande parte encontra-se já incluído nos hábitos alimentares e com boa aceitação. O consumo de tubérculos deve ser sempre encorajado, utilizando-se de estratégias nutricionais destinada especificamente para esse público.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/7609
10.5335/rbceh.v17i1.7609
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/7609
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v17i1.7609
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/7609/114115611
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 17 n. 1 (2020)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892920557568