Aptidão física de idosos com doença de Parkinson submetidos à intervenção pelo método Pilates

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: do Carmo, Vanessa Santiago
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Boas, Lorena D'O' Aragão Vilas, do Vale, Ana Luíza Azevedo, Pinheiro, Igor de Matos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/7006
Resumo: A doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa que provoca deterioração dos parâmetros físicos dos idosos, resultando em limitação funcional e redução da aptidão física. O método Pilates é uma modalidade de exercício físico que promove benefícios para os idosos, porém, observa-se uma escassez de publicações científicas sobre o impacto da técnica nos parâmetros da aptidão física em idosos com DP. O objetivo deste estudo foi examinar a aptidão física de idosos com DP submetidos à intervenção pelo método Pilates. Trata-se de um ensaio clínico de braço único, realizado com quatro idosos acompanhados no ambulatório de fisioterapia de um centro de geriatria e gerontologia em Salvador, Bahia, Brasil. Participaram idosos (≥ 60 anos) com diagnóstico de DP, em uso regular das medicações, que não houvessem realizado atividade física nos dois meses anteriores à intervenção. Foram excluídos idosos com declínio cognitivo, com disfunções musculoesqueléticas que comprometessem a realização dos exercícios ou com frequência irregular na intervenção (três ausências consecutivas). Os dados coletados foram: situação clínica e sociodemográfica, estado cognitivo, severidade da DP e aptidão física. Os idosos participaram de 30 sessões do método Pilates (pré-Pilates, mat Pilates, treino de equilíbrio e marcha, exercícios de relaxamento corporal). Após a intervenção, foram observados valores superiores aos da avaliação inicial nos parâmetros de força e resistência de membros superiores e inferiores, de flexibilidade de membros superiores e inferiores e de mobilidade física. Conclui-se que o método Pilates pode ser uma ferramenta eficaz no processo de reabilitação desses idosos parkinsonianos.
id UPF-3_6381d9904645a85f063fbc21eef2c2fc
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/7006
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Aptidão física de idosos com doença de Parkinson submetidos à intervenção pelo método PilatesA doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa que provoca deterioração dos parâmetros físicos dos idosos, resultando em limitação funcional e redução da aptidão física. O método Pilates é uma modalidade de exercício físico que promove benefícios para os idosos, porém, observa-se uma escassez de publicações científicas sobre o impacto da técnica nos parâmetros da aptidão física em idosos com DP. O objetivo deste estudo foi examinar a aptidão física de idosos com DP submetidos à intervenção pelo método Pilates. Trata-se de um ensaio clínico de braço único, realizado com quatro idosos acompanhados no ambulatório de fisioterapia de um centro de geriatria e gerontologia em Salvador, Bahia, Brasil. Participaram idosos (≥ 60 anos) com diagnóstico de DP, em uso regular das medicações, que não houvessem realizado atividade física nos dois meses anteriores à intervenção. Foram excluídos idosos com declínio cognitivo, com disfunções musculoesqueléticas que comprometessem a realização dos exercícios ou com frequência irregular na intervenção (três ausências consecutivas). Os dados coletados foram: situação clínica e sociodemográfica, estado cognitivo, severidade da DP e aptidão física. Os idosos participaram de 30 sessões do método Pilates (pré-Pilates, mat Pilates, treino de equilíbrio e marcha, exercícios de relaxamento corporal). Após a intervenção, foram observados valores superiores aos da avaliação inicial nos parâmetros de força e resistência de membros superiores e inferiores, de flexibilidade de membros superiores e inferiores e de mobilidade física. Conclui-se que o método Pilates pode ser uma ferramenta eficaz no processo de reabilitação desses idosos parkinsonianos.Editora UPF2018-04-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresensaio clínicoapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/700610.5335/rbceh.v14i2.7006Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 14 n. 2 (2017)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/7006/pdfCopyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdo Carmo, Vanessa SantiagoBoas, Lorena D'O' Aragão Vilasdo Vale, Ana Luíza AzevedoPinheiro, Igor de Matos2018-04-25T18:50:34Zoai:seer.upf.br:article/7006Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2018-04-25T18:50:34Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Aptidão física de idosos com doença de Parkinson submetidos à intervenção pelo método Pilates
title Aptidão física de idosos com doença de Parkinson submetidos à intervenção pelo método Pilates
spellingShingle Aptidão física de idosos com doença de Parkinson submetidos à intervenção pelo método Pilates
do Carmo, Vanessa Santiago
title_short Aptidão física de idosos com doença de Parkinson submetidos à intervenção pelo método Pilates
title_full Aptidão física de idosos com doença de Parkinson submetidos à intervenção pelo método Pilates
title_fullStr Aptidão física de idosos com doença de Parkinson submetidos à intervenção pelo método Pilates
title_full_unstemmed Aptidão física de idosos com doença de Parkinson submetidos à intervenção pelo método Pilates
title_sort Aptidão física de idosos com doença de Parkinson submetidos à intervenção pelo método Pilates
author do Carmo, Vanessa Santiago
author_facet do Carmo, Vanessa Santiago
Boas, Lorena D'O' Aragão Vilas
do Vale, Ana Luíza Azevedo
Pinheiro, Igor de Matos
author_role author
author2 Boas, Lorena D'O' Aragão Vilas
do Vale, Ana Luíza Azevedo
Pinheiro, Igor de Matos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv do Carmo, Vanessa Santiago
Boas, Lorena D'O' Aragão Vilas
do Vale, Ana Luíza Azevedo
Pinheiro, Igor de Matos
description A doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa que provoca deterioração dos parâmetros físicos dos idosos, resultando em limitação funcional e redução da aptidão física. O método Pilates é uma modalidade de exercício físico que promove benefícios para os idosos, porém, observa-se uma escassez de publicações científicas sobre o impacto da técnica nos parâmetros da aptidão física em idosos com DP. O objetivo deste estudo foi examinar a aptidão física de idosos com DP submetidos à intervenção pelo método Pilates. Trata-se de um ensaio clínico de braço único, realizado com quatro idosos acompanhados no ambulatório de fisioterapia de um centro de geriatria e gerontologia em Salvador, Bahia, Brasil. Participaram idosos (≥ 60 anos) com diagnóstico de DP, em uso regular das medicações, que não houvessem realizado atividade física nos dois meses anteriores à intervenção. Foram excluídos idosos com declínio cognitivo, com disfunções musculoesqueléticas que comprometessem a realização dos exercícios ou com frequência irregular na intervenção (três ausências consecutivas). Os dados coletados foram: situação clínica e sociodemográfica, estado cognitivo, severidade da DP e aptidão física. Os idosos participaram de 30 sessões do método Pilates (pré-Pilates, mat Pilates, treino de equilíbrio e marcha, exercícios de relaxamento corporal). Após a intervenção, foram observados valores superiores aos da avaliação inicial nos parâmetros de força e resistência de membros superiores e inferiores, de flexibilidade de membros superiores e inferiores e de mobilidade física. Conclui-se que o método Pilates pode ser uma ferramenta eficaz no processo de reabilitação desses idosos parkinsonianos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
ensaio clínico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/7006
10.5335/rbceh.v14i2.7006
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/7006
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v14i2.7006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/7006/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 14 n. 2 (2017)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892905877504