AVALIAÇÃO DOS PÉS DE IDOSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE CANOAS - RS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guasselli, Júlia Costa
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Paim, Bruna Gidiel, Bassani, Bárbara Franccesca Brandalise, Consoni, Paulo Roberto Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/12010
Resumo: Introdução: O envelhecimento populacional representa um desafio no âmbito de saúde pública mundial. Com o avançar da idade, ocorre maior incidência de doenças crônicas, bem como modificações anatômicas e fisiológicas, que podem causar alterações nos pés de idosos.  A presença de alterações pode comprometer a deambulação e mobilidade, interferindo na autonomia, capacidade funcional, quedas e qualidade de vida. Objetivo: Identificar a presença de alterações nos pés de idosos em uma Instituição de Longa Permanência (ILP) de Canoas-RS. Métodos: Trata-se de um estudo clínico observacional com idosos que deambulam, no qual foi realizada a inspeção dos pés para avaliar presença de deformações, calosidades, micoses, feridas, dor e diminuição da sensibilidade. A amostra foi composta de 13 idosos, com idade média de 74,5 anos, residentes de uma ILP no município de Canoas – RS.  Resultados: Todos os idosos da amostra apresentaram pelo menos uma alteração. Foi encontrada prevalência de deformidades em 23% da amostra, de micoses em 54%, de feridas em 15%, de dor em 38%, de calosidades em 8% e de diminuição da sensibilidade em 69%.  Conclusão: As alterações nos pés de idosos são prevalentes. A maior prevalência encontrada foi a perda da sensibilidade, a qual compromete a propriocepção, sendo um importante fator de risco para quedas, lesões e feridas. O diagnóstico, acompanhamento e tratamento precoce são imprescindíveis a fim de evitar possíveis complicações e melhorar a qualidade de vida do idoso.
id UPF-3_6791a33fdc4706f625a9e17dac0f0ff7
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/12010
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling AVALIAÇÃO DOS PÉS DE IDOSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE CANOAS - RSIntrodução: O envelhecimento populacional representa um desafio no âmbito de saúde pública mundial. Com o avançar da idade, ocorre maior incidência de doenças crônicas, bem como modificações anatômicas e fisiológicas, que podem causar alterações nos pés de idosos.  A presença de alterações pode comprometer a deambulação e mobilidade, interferindo na autonomia, capacidade funcional, quedas e qualidade de vida. Objetivo: Identificar a presença de alterações nos pés de idosos em uma Instituição de Longa Permanência (ILP) de Canoas-RS. Métodos: Trata-se de um estudo clínico observacional com idosos que deambulam, no qual foi realizada a inspeção dos pés para avaliar presença de deformações, calosidades, micoses, feridas, dor e diminuição da sensibilidade. A amostra foi composta de 13 idosos, com idade média de 74,5 anos, residentes de uma ILP no município de Canoas – RS.  Resultados: Todos os idosos da amostra apresentaram pelo menos uma alteração. Foi encontrada prevalência de deformidades em 23% da amostra, de micoses em 54%, de feridas em 15%, de dor em 38%, de calosidades em 8% e de diminuição da sensibilidade em 69%.  Conclusão: As alterações nos pés de idosos são prevalentes. A maior prevalência encontrada foi a perda da sensibilidade, a qual compromete a propriocepção, sendo um importante fator de risco para quedas, lesões e feridas. O diagnóstico, acompanhamento e tratamento precoce são imprescindíveis a fim de evitar possíveis complicações e melhorar a qualidade de vida do idoso.Editora UPF2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1201010.5335/rbceh.v17i2.12010Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 17 n. 2 (2020): Resumos da 22ª Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Sucursal RS2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/12010/114115768Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGuasselli, Júlia CostaPaim, Bruna GidielBassani, Bárbara Franccesca BrandaliseConsoni, Paulo Roberto Cardoso2021-07-27T14:27:22Zoai:seer.upf.br:article/12010Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2021-07-27T14:27:22Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv AVALIAÇÃO DOS PÉS DE IDOSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE CANOAS - RS
title AVALIAÇÃO DOS PÉS DE IDOSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE CANOAS - RS
spellingShingle AVALIAÇÃO DOS PÉS DE IDOSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE CANOAS - RS
Guasselli, Júlia Costa
title_short AVALIAÇÃO DOS PÉS DE IDOSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE CANOAS - RS
title_full AVALIAÇÃO DOS PÉS DE IDOSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE CANOAS - RS
title_fullStr AVALIAÇÃO DOS PÉS DE IDOSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE CANOAS - RS
title_full_unstemmed AVALIAÇÃO DOS PÉS DE IDOSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE CANOAS - RS
title_sort AVALIAÇÃO DOS PÉS DE IDOSOS EM UMA INSTITUIÇÃO DE LONGA PERMANÊNCIA DE CANOAS - RS
author Guasselli, Júlia Costa
author_facet Guasselli, Júlia Costa
Paim, Bruna Gidiel
Bassani, Bárbara Franccesca Brandalise
Consoni, Paulo Roberto Cardoso
author_role author
author2 Paim, Bruna Gidiel
Bassani, Bárbara Franccesca Brandalise
Consoni, Paulo Roberto Cardoso
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guasselli, Júlia Costa
Paim, Bruna Gidiel
Bassani, Bárbara Franccesca Brandalise
Consoni, Paulo Roberto Cardoso
description Introdução: O envelhecimento populacional representa um desafio no âmbito de saúde pública mundial. Com o avançar da idade, ocorre maior incidência de doenças crônicas, bem como modificações anatômicas e fisiológicas, que podem causar alterações nos pés de idosos.  A presença de alterações pode comprometer a deambulação e mobilidade, interferindo na autonomia, capacidade funcional, quedas e qualidade de vida. Objetivo: Identificar a presença de alterações nos pés de idosos em uma Instituição de Longa Permanência (ILP) de Canoas-RS. Métodos: Trata-se de um estudo clínico observacional com idosos que deambulam, no qual foi realizada a inspeção dos pés para avaliar presença de deformações, calosidades, micoses, feridas, dor e diminuição da sensibilidade. A amostra foi composta de 13 idosos, com idade média de 74,5 anos, residentes de uma ILP no município de Canoas – RS.  Resultados: Todos os idosos da amostra apresentaram pelo menos uma alteração. Foi encontrada prevalência de deformidades em 23% da amostra, de micoses em 54%, de feridas em 15%, de dor em 38%, de calosidades em 8% e de diminuição da sensibilidade em 69%.  Conclusão: As alterações nos pés de idosos são prevalentes. A maior prevalência encontrada foi a perda da sensibilidade, a qual compromete a propriocepção, sendo um importante fator de risco para quedas, lesões e feridas. O diagnóstico, acompanhamento e tratamento precoce são imprescindíveis a fim de evitar possíveis complicações e melhorar a qualidade de vida do idoso.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/12010
10.5335/rbceh.v17i2.12010
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/12010
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v17i2.12010
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/12010/114115768
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 17 n. 2 (2020): Resumos da 22ª Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Sucursal RS
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937894214500352