HOMOSSEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO E AS POSSÍVEIS VULNERABILIDADES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Luciana de Almeida da
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Goldim, José Roberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
DOI: 10.5335/rbceh.v17i2.11885
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/11885
Resumo: Introdução: Vulnerabilidade é um construto multidimensional que se refere a um contexto dinâmico em que há risco de desenvolver problemas de saúde, seja por uma inadequação econômica, social, psicológica, familiar, cognitiva ou de recursos físicos. Deve-se considerar diversos aspectos da interação biopsicossocial como, por exemplo, as relações sociais e também de trabalho. Objetivo: Verificar a associação de relatos de vulnerabilidades em pessoas idosas e homossexuais em artigos publicados na área da saúde. Método: Levantamento bibliográfico através de três bases de dados: Pubmed, Scopus e Web of Science. Critérios de inclusão: artigos relacionados a questões de envelhecimento e homossexualidade, publicados nos últimos cinco anos. Critério de exclusão: os artigos que não puderam ser acessados na íntegra. Os textos foram avaliados de forma qualitativa visando estabelecer categorias de análise vinculadas à vulnerabilidade. Resultados: Foram analisados 279 artigos dos 349 artigos localizados. Em 252 artigos, a vulnerabilidade física foi a predominante. Em outros 22 artigos foi possível destacar a vulnerabilidade social, representada pelas situações de ter que viver na invisibilidade acerca da própria orientação sexual, por medo do preconceito ou do rechaço. Finalmente, em cinco artigos houve a menção de que a variável sexualidade não era abordada no atendimento de pacientes idosos. Conclusão: A vulnerabilidade estática é aquela associada ao simples fato de ser velho e homossexual, enquanto que a vulnerabilidade dinâmica é a decorrente de situações que envolvam as relações sociais associadas a estas características. Os resultados evidenciam a necessidade de incluir este tema como objeto de reflexão por parte da sociedade.
id UPF-3_880e626c97fee0f503f8ab141c027083
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/11885
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
spelling HOMOSSEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO E AS POSSÍVEIS VULNERABILIDADESIntrodução: Vulnerabilidade é um construto multidimensional que se refere a um contexto dinâmico em que há risco de desenvolver problemas de saúde, seja por uma inadequação econômica, social, psicológica, familiar, cognitiva ou de recursos físicos. Deve-se considerar diversos aspectos da interação biopsicossocial como, por exemplo, as relações sociais e também de trabalho. Objetivo: Verificar a associação de relatos de vulnerabilidades em pessoas idosas e homossexuais em artigos publicados na área da saúde. Método: Levantamento bibliográfico através de três bases de dados: Pubmed, Scopus e Web of Science. Critérios de inclusão: artigos relacionados a questões de envelhecimento e homossexualidade, publicados nos últimos cinco anos. Critério de exclusão: os artigos que não puderam ser acessados na íntegra. Os textos foram avaliados de forma qualitativa visando estabelecer categorias de análise vinculadas à vulnerabilidade. Resultados: Foram analisados 279 artigos dos 349 artigos localizados. Em 252 artigos, a vulnerabilidade física foi a predominante. Em outros 22 artigos foi possível destacar a vulnerabilidade social, representada pelas situações de ter que viver na invisibilidade acerca da própria orientação sexual, por medo do preconceito ou do rechaço. Finalmente, em cinco artigos houve a menção de que a variável sexualidade não era abordada no atendimento de pacientes idosos. Conclusão: A vulnerabilidade estática é aquela associada ao simples fato de ser velho e homossexual, enquanto que a vulnerabilidade dinâmica é a decorrente de situações que envolvam as relações sociais associadas a estas características. Os resultados evidenciam a necessidade de incluir este tema como objeto de reflexão por parte da sociedade.Editora UPF2020-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1188510.5335/rbceh.v17i2.11885Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 17 n. 2 (2020): Resumos da 22ª Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Sucursal RS2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/11885/114115650Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Luciana de Almeida daGoldim, José Roberto2021-07-27T14:27:22Zoai:seer.upf.br:article/11885Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2021-07-27T14:27:22Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv HOMOSSEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO E AS POSSÍVEIS VULNERABILIDADES
title HOMOSSEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO E AS POSSÍVEIS VULNERABILIDADES
spellingShingle HOMOSSEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO E AS POSSÍVEIS VULNERABILIDADES
HOMOSSEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO E AS POSSÍVEIS VULNERABILIDADES
Cunha, Luciana de Almeida da
Cunha, Luciana de Almeida da
title_short HOMOSSEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO E AS POSSÍVEIS VULNERABILIDADES
title_full HOMOSSEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO E AS POSSÍVEIS VULNERABILIDADES
title_fullStr HOMOSSEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO E AS POSSÍVEIS VULNERABILIDADES
HOMOSSEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO E AS POSSÍVEIS VULNERABILIDADES
title_full_unstemmed HOMOSSEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO E AS POSSÍVEIS VULNERABILIDADES
HOMOSSEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO E AS POSSÍVEIS VULNERABILIDADES
title_sort HOMOSSEXUALIDADE E ENVELHECIMENTO E AS POSSÍVEIS VULNERABILIDADES
author Cunha, Luciana de Almeida da
author_facet Cunha, Luciana de Almeida da
Cunha, Luciana de Almeida da
Goldim, José Roberto
Goldim, José Roberto
author_role author
author2 Goldim, José Roberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Luciana de Almeida da
Goldim, José Roberto
description Introdução: Vulnerabilidade é um construto multidimensional que se refere a um contexto dinâmico em que há risco de desenvolver problemas de saúde, seja por uma inadequação econômica, social, psicológica, familiar, cognitiva ou de recursos físicos. Deve-se considerar diversos aspectos da interação biopsicossocial como, por exemplo, as relações sociais e também de trabalho. Objetivo: Verificar a associação de relatos de vulnerabilidades em pessoas idosas e homossexuais em artigos publicados na área da saúde. Método: Levantamento bibliográfico através de três bases de dados: Pubmed, Scopus e Web of Science. Critérios de inclusão: artigos relacionados a questões de envelhecimento e homossexualidade, publicados nos últimos cinco anos. Critério de exclusão: os artigos que não puderam ser acessados na íntegra. Os textos foram avaliados de forma qualitativa visando estabelecer categorias de análise vinculadas à vulnerabilidade. Resultados: Foram analisados 279 artigos dos 349 artigos localizados. Em 252 artigos, a vulnerabilidade física foi a predominante. Em outros 22 artigos foi possível destacar a vulnerabilidade social, representada pelas situações de ter que viver na invisibilidade acerca da própria orientação sexual, por medo do preconceito ou do rechaço. Finalmente, em cinco artigos houve a menção de que a variável sexualidade não era abordada no atendimento de pacientes idosos. Conclusão: A vulnerabilidade estática é aquela associada ao simples fato de ser velho e homossexual, enquanto que a vulnerabilidade dinâmica é a decorrente de situações que envolvam as relações sociais associadas a estas características. Os resultados evidenciam a necessidade de incluir este tema como objeto de reflexão por parte da sociedade.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/11885
10.5335/rbceh.v17i2.11885
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/11885
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v17i2.11885
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/11885/114115650
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 17 n. 2 (2020): Resumos da 22ª Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Sucursal RS
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1822133800363098112
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.5335/rbceh.v17i2.11885