POLÍTICA PÚBLICA PARA O IDOSO NO MUNICÍPIO DE VACARIA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scopel, Eliete Maria
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fritsch, Rosângela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13607
Resumo: INTRODUÇÃO: O aumento da população idosa é uma demanda que vem se apresentando como fato social desde o século XIX, no Brasil e no mundo, e traz preocupações a todos os países na questão de repensar as políticas públicas na perspectiva da cidadania para esse contingente populacional. OBJETIVO: Analisar a implementação da política pública para a pessoa idosa no município de Vacaria/RS. MÉTODO: Estudo qualitativo com uso da técnica análise documental: documentos internacionais, legislações nacionais e municipais referentes a política pública do idoso. RESULTADOS: Os debates internacionais sobre o envelhecimento, influenciaram na elaboração de instrumentos legais brasileiros como: a Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso, que são considerados balizadores históricos para a sociedade brasileira, pois representam um avanço na efetivação dos direitos fundamentais, políticos e sociais. O município de Vacaria em 1999, por meio de programas e serviços iniciou a implementação de políticas públicas para pessoa idosa. Embora o município conte com grupos de convivência, persistem fragilidades, tais como falta recursos humanos, diversificação de atividades e espaços para a realização das mesmas, além de maior protagonismo do idoso em atividades promovidas pelo município. CONCLUSÕES: Os documentos reconhecem o longevo como um cidadão de direitos que deve exercer sua cidadania, incorporaram compromissos governamentais para elaborar e implementar políticas públicas, com o intuito de enfrentar os desafios do envelhecimento. Todavia, o atendimento às necessidades das pessoas idosas, no município de Vacaria, ainda precisa avançar, estando longe de serem atendidas na sua integralidade como preveem os marcos legais.
id UPF-3_8b5e7ba6c78a7233dd49f4ea712285ba
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/13607
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling POLÍTICA PÚBLICA PARA O IDOSO NO MUNICÍPIO DE VACARIAINTRODUÇÃO: O aumento da população idosa é uma demanda que vem se apresentando como fato social desde o século XIX, no Brasil e no mundo, e traz preocupações a todos os países na questão de repensar as políticas públicas na perspectiva da cidadania para esse contingente populacional. OBJETIVO: Analisar a implementação da política pública para a pessoa idosa no município de Vacaria/RS. MÉTODO: Estudo qualitativo com uso da técnica análise documental: documentos internacionais, legislações nacionais e municipais referentes a política pública do idoso. RESULTADOS: Os debates internacionais sobre o envelhecimento, influenciaram na elaboração de instrumentos legais brasileiros como: a Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso, que são considerados balizadores históricos para a sociedade brasileira, pois representam um avanço na efetivação dos direitos fundamentais, políticos e sociais. O município de Vacaria em 1999, por meio de programas e serviços iniciou a implementação de políticas públicas para pessoa idosa. Embora o município conte com grupos de convivência, persistem fragilidades, tais como falta recursos humanos, diversificação de atividades e espaços para a realização das mesmas, além de maior protagonismo do idoso em atividades promovidas pelo município. CONCLUSÕES: Os documentos reconhecem o longevo como um cidadão de direitos que deve exercer sua cidadania, incorporaram compromissos governamentais para elaborar e implementar políticas públicas, com o intuito de enfrentar os desafios do envelhecimento. Todavia, o atendimento às necessidades das pessoas idosas, no município de Vacaria, ainda precisa avançar, estando longe de serem atendidas na sua integralidade como preveem os marcos legais.Editora UPF2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1360710.5335/rbceh.v18i3.13607Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 18 n. 3 (2021): Resumos da 23ª Jornada da SBGG-RS2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13607/114116481Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScopel, Eliete MariaFritsch, Rosângela2022-06-05T23:15:15Zoai:seer.upf.br:article/13607Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-06-05T23:15:15Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv POLÍTICA PÚBLICA PARA O IDOSO NO MUNICÍPIO DE VACARIA
title POLÍTICA PÚBLICA PARA O IDOSO NO MUNICÍPIO DE VACARIA
spellingShingle POLÍTICA PÚBLICA PARA O IDOSO NO MUNICÍPIO DE VACARIA
Scopel, Eliete Maria
title_short POLÍTICA PÚBLICA PARA O IDOSO NO MUNICÍPIO DE VACARIA
title_full POLÍTICA PÚBLICA PARA O IDOSO NO MUNICÍPIO DE VACARIA
title_fullStr POLÍTICA PÚBLICA PARA O IDOSO NO MUNICÍPIO DE VACARIA
title_full_unstemmed POLÍTICA PÚBLICA PARA O IDOSO NO MUNICÍPIO DE VACARIA
title_sort POLÍTICA PÚBLICA PARA O IDOSO NO MUNICÍPIO DE VACARIA
author Scopel, Eliete Maria
author_facet Scopel, Eliete Maria
Fritsch, Rosângela
author_role author
author2 Fritsch, Rosângela
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scopel, Eliete Maria
Fritsch, Rosângela
description INTRODUÇÃO: O aumento da população idosa é uma demanda que vem se apresentando como fato social desde o século XIX, no Brasil e no mundo, e traz preocupações a todos os países na questão de repensar as políticas públicas na perspectiva da cidadania para esse contingente populacional. OBJETIVO: Analisar a implementação da política pública para a pessoa idosa no município de Vacaria/RS. MÉTODO: Estudo qualitativo com uso da técnica análise documental: documentos internacionais, legislações nacionais e municipais referentes a política pública do idoso. RESULTADOS: Os debates internacionais sobre o envelhecimento, influenciaram na elaboração de instrumentos legais brasileiros como: a Política Nacional do Idoso e o Estatuto do Idoso, que são considerados balizadores históricos para a sociedade brasileira, pois representam um avanço na efetivação dos direitos fundamentais, políticos e sociais. O município de Vacaria em 1999, por meio de programas e serviços iniciou a implementação de políticas públicas para pessoa idosa. Embora o município conte com grupos de convivência, persistem fragilidades, tais como falta recursos humanos, diversificação de atividades e espaços para a realização das mesmas, além de maior protagonismo do idoso em atividades promovidas pelo município. CONCLUSÕES: Os documentos reconhecem o longevo como um cidadão de direitos que deve exercer sua cidadania, incorporaram compromissos governamentais para elaborar e implementar políticas públicas, com o intuito de enfrentar os desafios do envelhecimento. Todavia, o atendimento às necessidades das pessoas idosas, no município de Vacaria, ainda precisa avançar, estando longe de serem atendidas na sua integralidade como preveem os marcos legais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13607
10.5335/rbceh.v18i3.13607
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13607
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v18i3.13607
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13607/114116481
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 18 n. 3 (2021): Resumos da 23ª Jornada da SBGG-RS
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937894577307648