ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE PESSOAS IDOSAS, QUEDAS E POSTUROGRAFIA ESTÁTICA NA BVS E SCIELO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fagundes, Caroline
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Alves dos Santos, Geraldine
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13529
Resumo: INTRODUÇÃO: No envelhecimento observa-se diminuição das funções dos tecidos que revestem as articulações resultando em desvios posturais contribuindo para a queda nas pessoas idosas. OBJETIVO: verificar os estudos existentes sobre a temática idosos, quedas e posturografia estática. MÉTODO: O método utilizado foi a bibliometria. Inicialmente, os descritores idosos, quedas e posturografia estática foram inseridos no campo de busca avançada das bases de dados Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e Scielo. Em seguida, uma nova busca foi realizada com os termos elderly, falls e static posturography. RESULTADOS: Após a busca avançada na base de dados BVS, utilizando os descritores idosos, quedas e posturografia estática foram encontrados 4 artigos e 1 no Scielo. Já com os termos elderly, falls e static posturography 78 artigos foram listados na BVS e 4 no Scielo, totalizando 87 artigos. Destas produções, 21 foram selecionadas por estarem diretamente relacionados com a temática. Dos 21 artigos selecionados, 17 demonstraram os benefícios da análise do equilíbrio através da posturografia estática em idosos. CONCLUSÃO: A posturografia estática, além de fácil acessibilidade, aplicabilidade e menor custo mostrou-se eficiente na avaliação do equilíbrio em pessoas idosas. Ressalta-se que as quedas nesses indivíduos podem resultar em incapacidade funcional e isolamento social afetando negativamente a qualidade de vida dessas pessoas. Dessa maneira, investigar as quedas nessa população torna-se de extrema revelância a fim de compreender seus mecanismos, e assim, evitá-la (s), sendo a posturografia estática mais uma aliada na investigação de quedas em indivíduos com 60 anos ou mais.
id UPF-3_8eaa2cc4b3cc9423b372cf09b7c5381a
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/13529
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE PESSOAS IDOSAS, QUEDAS E POSTUROGRAFIA ESTÁTICA NA BVS E SCIELOINTRODUÇÃO: No envelhecimento observa-se diminuição das funções dos tecidos que revestem as articulações resultando em desvios posturais contribuindo para a queda nas pessoas idosas. OBJETIVO: verificar os estudos existentes sobre a temática idosos, quedas e posturografia estática. MÉTODO: O método utilizado foi a bibliometria. Inicialmente, os descritores idosos, quedas e posturografia estática foram inseridos no campo de busca avançada das bases de dados Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e Scielo. Em seguida, uma nova busca foi realizada com os termos elderly, falls e static posturography. RESULTADOS: Após a busca avançada na base de dados BVS, utilizando os descritores idosos, quedas e posturografia estática foram encontrados 4 artigos e 1 no Scielo. Já com os termos elderly, falls e static posturography 78 artigos foram listados na BVS e 4 no Scielo, totalizando 87 artigos. Destas produções, 21 foram selecionadas por estarem diretamente relacionados com a temática. Dos 21 artigos selecionados, 17 demonstraram os benefícios da análise do equilíbrio através da posturografia estática em idosos. CONCLUSÃO: A posturografia estática, além de fácil acessibilidade, aplicabilidade e menor custo mostrou-se eficiente na avaliação do equilíbrio em pessoas idosas. Ressalta-se que as quedas nesses indivíduos podem resultar em incapacidade funcional e isolamento social afetando negativamente a qualidade de vida dessas pessoas. Dessa maneira, investigar as quedas nessa população torna-se de extrema revelância a fim de compreender seus mecanismos, e assim, evitá-la (s), sendo a posturografia estática mais uma aliada na investigação de quedas em indivíduos com 60 anos ou mais.Editora UPF2022-05-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1352910.5335/rbceh.v18i3.13529Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 18 n. 3 (2021): Resumos da 23ª Jornada da SBGG-RS2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13529/114116425Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFagundes, CarolineAlves dos Santos, Geraldine2022-06-05T23:15:15Zoai:seer.upf.br:article/13529Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-06-05T23:15:15Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE PESSOAS IDOSAS, QUEDAS E POSTUROGRAFIA ESTÁTICA NA BVS E SCIELO
title ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE PESSOAS IDOSAS, QUEDAS E POSTUROGRAFIA ESTÁTICA NA BVS E SCIELO
spellingShingle ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE PESSOAS IDOSAS, QUEDAS E POSTUROGRAFIA ESTÁTICA NA BVS E SCIELO
Fagundes, Caroline
title_short ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE PESSOAS IDOSAS, QUEDAS E POSTUROGRAFIA ESTÁTICA NA BVS E SCIELO
title_full ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE PESSOAS IDOSAS, QUEDAS E POSTUROGRAFIA ESTÁTICA NA BVS E SCIELO
title_fullStr ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE PESSOAS IDOSAS, QUEDAS E POSTUROGRAFIA ESTÁTICA NA BVS E SCIELO
title_full_unstemmed ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE PESSOAS IDOSAS, QUEDAS E POSTUROGRAFIA ESTÁTICA NA BVS E SCIELO
title_sort ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE PESSOAS IDOSAS, QUEDAS E POSTUROGRAFIA ESTÁTICA NA BVS E SCIELO
author Fagundes, Caroline
author_facet Fagundes, Caroline
Alves dos Santos, Geraldine
author_role author
author2 Alves dos Santos, Geraldine
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fagundes, Caroline
Alves dos Santos, Geraldine
description INTRODUÇÃO: No envelhecimento observa-se diminuição das funções dos tecidos que revestem as articulações resultando em desvios posturais contribuindo para a queda nas pessoas idosas. OBJETIVO: verificar os estudos existentes sobre a temática idosos, quedas e posturografia estática. MÉTODO: O método utilizado foi a bibliometria. Inicialmente, os descritores idosos, quedas e posturografia estática foram inseridos no campo de busca avançada das bases de dados Biblioteca Virtual da Saúde (BVS) e Scielo. Em seguida, uma nova busca foi realizada com os termos elderly, falls e static posturography. RESULTADOS: Após a busca avançada na base de dados BVS, utilizando os descritores idosos, quedas e posturografia estática foram encontrados 4 artigos e 1 no Scielo. Já com os termos elderly, falls e static posturography 78 artigos foram listados na BVS e 4 no Scielo, totalizando 87 artigos. Destas produções, 21 foram selecionadas por estarem diretamente relacionados com a temática. Dos 21 artigos selecionados, 17 demonstraram os benefícios da análise do equilíbrio através da posturografia estática em idosos. CONCLUSÃO: A posturografia estática, além de fácil acessibilidade, aplicabilidade e menor custo mostrou-se eficiente na avaliação do equilíbrio em pessoas idosas. Ressalta-se que as quedas nesses indivíduos podem resultar em incapacidade funcional e isolamento social afetando negativamente a qualidade de vida dessas pessoas. Dessa maneira, investigar as quedas nessa população torna-se de extrema revelância a fim de compreender seus mecanismos, e assim, evitá-la (s), sendo a posturografia estática mais uma aliada na investigação de quedas em indivíduos com 60 anos ou mais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13529
10.5335/rbceh.v18i3.13529
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13529
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v18i3.13529
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/13529/114116425
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 18 n. 3 (2021): Resumos da 23ª Jornada da SBGG-RS
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937894319357952