Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
Texto Completo: | http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/17 |
Resumo: | Este artigo fala do significado de uma vivência grupal para uma mulher adulta de sessenta e quatro anos, que participou de uma oficina de educação estética em um centro comunitário de Porto Alegre - RS. O principal objetivo do estudo foi evidenciar as transformações vividas pelos participantes nos seus aspectos psicoeducativos, compreendendo as relações entre a vivência estética e suas implicações no processo de desenvolvimento humano e ambiental. O desenho que revela o significado da oficina foi lido por meio da leitura transtextual singular de imagens, trazendo à tona elementos simbólicos e do imaginário. Foi possível observar que a educação estética permitiu à participante desenvolver a criatividade, o autoconhecimento e mudar a sua percepção de mundo. |
id |
UPF-3_97390f1811e4a8ffe3fc65c092c1b557 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.upf.br:article/17 |
network_acronym_str |
UPF-3 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação estética e envelhecimento humano: o caso de LurdesEste artigo fala do significado de uma vivência grupal para uma mulher adulta de sessenta e quatro anos, que participou de uma oficina de educação estética em um centro comunitário de Porto Alegre - RS. O principal objetivo do estudo foi evidenciar as transformações vividas pelos participantes nos seus aspectos psicoeducativos, compreendendo as relações entre a vivência estética e suas implicações no processo de desenvolvimento humano e ambiental. O desenho que revela o significado da oficina foi lido por meio da leitura transtextual singular de imagens, trazendo à tona elementos simbólicos e do imaginário. Foi possível observar que a educação estética permitiu à participante desenvolver a criatividade, o autoconhecimento e mudar a sua percepção de mundo.Editora UPF2006-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1710.5335/rbceh.2012.17Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 1 n. 2 (2004)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/17/10Ormezzano, Gracielainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:21Zoai:seer.upf.br:article/17Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:21Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes |
title |
Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes |
spellingShingle |
Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes Ormezzano, Graciela |
title_short |
Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes |
title_full |
Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes |
title_fullStr |
Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes |
title_full_unstemmed |
Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes |
title_sort |
Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes |
author |
Ormezzano, Graciela |
author_facet |
Ormezzano, Graciela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ormezzano, Graciela |
description |
Este artigo fala do significado de uma vivência grupal para uma mulher adulta de sessenta e quatro anos, que participou de uma oficina de educação estética em um centro comunitário de Porto Alegre - RS. O principal objetivo do estudo foi evidenciar as transformações vividas pelos participantes nos seus aspectos psicoeducativos, compreendendo as relações entre a vivência estética e suas implicações no processo de desenvolvimento humano e ambiental. O desenho que revela o significado da oficina foi lido por meio da leitura transtextual singular de imagens, trazendo à tona elementos simbólicos e do imaginário. Foi possível observar que a educação estética permitiu à participante desenvolver a criatividade, o autoconhecimento e mudar a sua percepção de mundo. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-05-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado por pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/17 10.5335/rbceh.2012.17 |
url |
http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/17 |
identifier_str_mv |
10.5335/rbceh.2012.17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/17/10 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UPF |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UPF |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 1 n. 2 (2004) 2317-6695 1679-7930 reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) instname:Universidade de Passo Fundo (UPF) instacron:UPF |
instname_str |
Universidade de Passo Fundo (UPF) |
instacron_str |
UPF |
institution |
UPF |
reponame_str |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF) |
repository.mail.fl_str_mv |
rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br |
_version_ |
1748937890874785792 |