Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ormezzano, Graciela
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/17
Resumo: Este artigo fala do significado de uma vivência grupal para uma mulher adulta de sessenta e quatro anos, que participou de uma oficina de educação estética em um centro comunitário de Porto Alegre - RS. O principal objetivo do estudo foi evidenciar as transformações vividas pelos participantes nos seus aspectos psicoeducativos, compreendendo as relações entre a vivência estética e suas implicações no processo de desenvolvimento humano e ambiental. O desenho que revela o significado da oficina foi lido por meio da leitura transtextual singular de imagens, trazendo à tona elementos simbólicos e do imaginário. Foi possível observar que a educação estética permitiu à participante desenvolver a criatividade, o autoconhecimento e mudar a sua percepção de mundo.
id UPF-3_97390f1811e4a8ffe3fc65c092c1b557
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/17
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Educação estética e envelhecimento humano: o caso de LurdesEste artigo fala do significado de uma vivência grupal para uma mulher adulta de sessenta e quatro anos, que participou de uma oficina de educação estética em um centro comunitário de Porto Alegre - RS. O principal objetivo do estudo foi evidenciar as transformações vividas pelos participantes nos seus aspectos psicoeducativos, compreendendo as relações entre a vivência estética e suas implicações no processo de desenvolvimento humano e ambiental. O desenho que revela o significado da oficina foi lido por meio da leitura transtextual singular de imagens, trazendo à tona elementos simbólicos e do imaginário. Foi possível observar que a educação estética permitiu à participante desenvolver a criatividade, o autoconhecimento e mudar a sua percepção de mundo.Editora UPF2006-05-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1710.5335/rbceh.2012.17Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 1 n. 2 (2004)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/17/10Ormezzano, Gracielainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:21Zoai:seer.upf.br:article/17Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:21Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes
title Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes
spellingShingle Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes
Ormezzano, Graciela
title_short Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes
title_full Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes
title_fullStr Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes
title_full_unstemmed Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes
title_sort Educação estética e envelhecimento humano: o caso de Lurdes
author Ormezzano, Graciela
author_facet Ormezzano, Graciela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ormezzano, Graciela
description Este artigo fala do significado de uma vivência grupal para uma mulher adulta de sessenta e quatro anos, que participou de uma oficina de educação estética em um centro comunitário de Porto Alegre - RS. O principal objetivo do estudo foi evidenciar as transformações vividas pelos participantes nos seus aspectos psicoeducativos, compreendendo as relações entre a vivência estética e suas implicações no processo de desenvolvimento humano e ambiental. O desenho que revela o significado da oficina foi lido por meio da leitura transtextual singular de imagens, trazendo à tona elementos simbólicos e do imaginário. Foi possível observar que a educação estética permitiu à participante desenvolver a criatividade, o autoconhecimento e mudar a sua percepção de mundo.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-05-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/17
10.5335/rbceh.2012.17
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/17
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.2012.17
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/17/10
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 1 n. 2 (2004)
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937890874785792