Capacidade funcional de idosos adscritos em uma estratégia saúde da família do meio rural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Franco, Maiara Tamires
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Wypyszynski, Rosa Maria, Bisognin, Elisiane, Schaly, Ronald, Martins, Renata Breda, Ianiski, Valéria Baccarin
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/7781
Resumo: Este estudo objetivou identificar o grau de capacidade funcional, as doenças crônicas mais frequentes e as características sociodemográficas de idosos de um território de saúde do meio rural. Trata-se de umestudo quantitativo, descritivo, transversal e exploratório, com 288 idosos residentes de uma zona rural de Santa Rosa/RS, no período de março a junho de 2012. Para a coleta dos dados foram utilizados osinstrumentos: índice de Katz, para as Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD); e a escala de Lawton para as Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD). Para análise dos dados, foi utilizado o programaEpi Info 3.5.3. Houve predomínio de mulheres idosas (52%), na faixa etária dos 75 anos ou mais (30%). A maioria dos entrevistados eram aposentados (94%), com renda de um a dois salários mínimos (81%)e baixa escolaridade (60%). A maioria se mostrou independente (97%) em relação às ABVDs e às AIVDs (77%). Entretanto, com relação às AIVDs, as mulheres foram as mais dependentes (60%). Observou-se que 57% idosos apresentavam algum grau de dependência, sendo que 23% deles não conseguiam utilizar o telefone e 20% apresentavam dependência parcial para utilizar meios de transporte e controlar as finanças. Foi possível identificar maior frequência de dependência a partir dos 70 anos de idade por meio dos dois instrumentos utilizados. Conclui-se que a diminuição da capacidade funcional relacionou-se ao aumento da idade, sexo feminino e baixa escolaridade. Os homens mostraram-se mais independentes. A hipertensão arterial sistêmica foi a doença mais frequente.
id UPF-3_9cdbca008d02806513ba371f086d07b4
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/7781
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling Capacidade funcional de idosos adscritos em uma estratégia saúde da família do meio ruralEste estudo objetivou identificar o grau de capacidade funcional, as doenças crônicas mais frequentes e as características sociodemográficas de idosos de um território de saúde do meio rural. Trata-se de umestudo quantitativo, descritivo, transversal e exploratório, com 288 idosos residentes de uma zona rural de Santa Rosa/RS, no período de março a junho de 2012. Para a coleta dos dados foram utilizados osinstrumentos: índice de Katz, para as Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD); e a escala de Lawton para as Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD). Para análise dos dados, foi utilizado o programaEpi Info 3.5.3. Houve predomínio de mulheres idosas (52%), na faixa etária dos 75 anos ou mais (30%). A maioria dos entrevistados eram aposentados (94%), com renda de um a dois salários mínimos (81%)e baixa escolaridade (60%). A maioria se mostrou independente (97%) em relação às ABVDs e às AIVDs (77%). Entretanto, com relação às AIVDs, as mulheres foram as mais dependentes (60%). Observou-se que 57% idosos apresentavam algum grau de dependência, sendo que 23% deles não conseguiam utilizar o telefone e 20% apresentavam dependência parcial para utilizar meios de transporte e controlar as finanças. Foi possível identificar maior frequência de dependência a partir dos 70 anos de idade por meio dos dois instrumentos utilizados. Conclui-se que a diminuição da capacidade funcional relacionou-se ao aumento da idade, sexo feminino e baixa escolaridade. Os homens mostraram-se mais independentes. A hipertensão arterial sistêmica foi a doença mais frequente.Editora UPF2018-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/778110.5335/rbceh.v15i1.7781Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 15 n. 1 (2018); 62-752317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/7781/114114469Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFranco, Maiara TamiresWypyszynski, Rosa MariaBisognin, ElisianeSchaly, RonaldMartins, Renata BredaIaniski, Valéria Baccarin2019-03-14T22:40:28Zoai:seer.upf.br:article/7781Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2019-03-14T22:40:28Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv Capacidade funcional de idosos adscritos em uma estratégia saúde da família do meio rural
title Capacidade funcional de idosos adscritos em uma estratégia saúde da família do meio rural
spellingShingle Capacidade funcional de idosos adscritos em uma estratégia saúde da família do meio rural
Franco, Maiara Tamires
title_short Capacidade funcional de idosos adscritos em uma estratégia saúde da família do meio rural
title_full Capacidade funcional de idosos adscritos em uma estratégia saúde da família do meio rural
title_fullStr Capacidade funcional de idosos adscritos em uma estratégia saúde da família do meio rural
title_full_unstemmed Capacidade funcional de idosos adscritos em uma estratégia saúde da família do meio rural
title_sort Capacidade funcional de idosos adscritos em uma estratégia saúde da família do meio rural
author Franco, Maiara Tamires
author_facet Franco, Maiara Tamires
Wypyszynski, Rosa Maria
Bisognin, Elisiane
Schaly, Ronald
Martins, Renata Breda
Ianiski, Valéria Baccarin
author_role author
author2 Wypyszynski, Rosa Maria
Bisognin, Elisiane
Schaly, Ronald
Martins, Renata Breda
Ianiski, Valéria Baccarin
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Franco, Maiara Tamires
Wypyszynski, Rosa Maria
Bisognin, Elisiane
Schaly, Ronald
Martins, Renata Breda
Ianiski, Valéria Baccarin
description Este estudo objetivou identificar o grau de capacidade funcional, as doenças crônicas mais frequentes e as características sociodemográficas de idosos de um território de saúde do meio rural. Trata-se de umestudo quantitativo, descritivo, transversal e exploratório, com 288 idosos residentes de uma zona rural de Santa Rosa/RS, no período de março a junho de 2012. Para a coleta dos dados foram utilizados osinstrumentos: índice de Katz, para as Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD); e a escala de Lawton para as Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD). Para análise dos dados, foi utilizado o programaEpi Info 3.5.3. Houve predomínio de mulheres idosas (52%), na faixa etária dos 75 anos ou mais (30%). A maioria dos entrevistados eram aposentados (94%), com renda de um a dois salários mínimos (81%)e baixa escolaridade (60%). A maioria se mostrou independente (97%) em relação às ABVDs e às AIVDs (77%). Entretanto, com relação às AIVDs, as mulheres foram as mais dependentes (60%). Observou-se que 57% idosos apresentavam algum grau de dependência, sendo que 23% deles não conseguiam utilizar o telefone e 20% apresentavam dependência parcial para utilizar meios de transporte e controlar as finanças. Foi possível identificar maior frequência de dependência a partir dos 70 anos de idade por meio dos dois instrumentos utilizados. Conclui-se que a diminuição da capacidade funcional relacionou-se ao aumento da idade, sexo feminino e baixa escolaridade. Os homens mostraram-se mais independentes. A hipertensão arterial sistêmica foi a doença mais frequente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/7781
10.5335/rbceh.v15i1.7781
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/7781
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v15i1.7781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/7781/114114469
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 15 n. 1 (2018); 62-75
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937892925800448