Violência contra idosos: análise das denúncias e seu atendimento no Creas
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) |
Texto Completo: | http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4009 |
Resumo: | Esta pesquisa teve como objetivo principal caracterizar as denúncias de violência sofrida por idosos que foram atendidos pelo Creas de Itajaí em 2012. A análise das fichas de atendimento demonstrou que a comunicação de denúncia se deu por demanda espontânea em 63% dos casos; que o tipo de violência predominante foi abandono/negligência (42%); que as mulheres foram as vítimas mais acometidas (60%); que a faixa etária da maior parte das vítimas estava entre 70 e 79 anos (40%); que 42% das vítimas recebia um salário mínimo e que os filhos eram os suspeitos pelas agressões em 55% dos casos. Revelou, ainda, que o tempo de espera prevalente para atendimento foi de seis a 12 meses, ocorrendo em 35% dos atendimentos, e que 26% das denúncias não apresentava demanda para atendimento no Creas. Conhecer as características das denúncias de violência contra os idosos mostrou ser necessário para subsidiar pedidos de ampliação e modificação das políticas públicas de proteção e assistência aos idosos. |
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Violência contra idosos: análise das denúncias e seu atendimento no CreasEsta pesquisa teve como objetivo principal caracterizar as denúncias de violência sofrida por idosos que foram atendidos pelo Creas de Itajaí em 2012. A análise das fichas de atendimento demonstrou que a comunicação de denúncia se deu por demanda espontânea em 63% dos casos; que o tipo de violência predominante foi abandono/negligência (42%); que as mulheres foram as vítimas mais acometidas (60%); que a faixa etária da maior parte das vítimas estava entre 70 e 79 anos (40%); que 42% das vítimas recebia um salário mínimo e que os filhos eram os suspeitos pelas agressões em 55% dos casos. Revelou, ainda, que o tempo de espera prevalente para atendimento foi de seis a 12 meses, ocorrendo em 35% dos atendimentos, e que 26% das denúncias não apresentava demanda para atendimento no Creas. Conhecer as características das denúncias de violência contra os idosos mostrou ser necessário para subsidiar pedidos de ampliação e modificação das políticas públicas de proteção e assistência aos idosos.Editora UPF2014-11-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa de campo exploratóriaapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/400910.5335/rbceh.2012.4009Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 11 n. 2 (2014)2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/4009/pdfPloner, Katia SimoneHoffmann, Rosimar MarquesBaldissera, Fernanda de Bortoliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-08T14:05:42Zoai:seer.upf.br:article/4009Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2022-11-08T14:05:42Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false |
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