ESCALA DE EQUILIBRIO DE BERG COMO AVALIAÇÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS NA CIDADE DE ESTEIO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Diana Pereira da Cruz, Kelly
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Ferreira dos Santos, Andriele, Conrado, Caroline, Luz Ferreira, Andressa, Requia Alli Feldmann, Lidiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
Texto Completo: http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/12057
Resumo: Introdução: O equilíbrio postural é essencial para o ser humano, e na população idosa é imprescindível ter um bom equilíbrio, pois a probabilidade de ocorrer quedas nessa população é maior. O envelhecimento é uma realidade em nosso país, induzindo uma série de modificações no sistema biológico, uma redução progressiva das funções fisiológicas da densidade mineral óssea, perda progressiva da massa muscular, fatores esses que interferem no estilo de vida do idoso, pois muitas dessas modificações influenciam na autonomia reduzindo a capacidade funcional. Objetivo: Verificar o equilíbrio postural em idosos Institucionalizados no município de Esteio. Métodos: A amostra foi composta por 16 idosos ≥60 anos, ambos os sexos sendo 8 homens e 7 mulheres, residentes dessa Instituição, para avaliar o equilíbrio utilizou-se a escala de equilíbrio de Berg, optou-se por excluir idosos com fraturas de membros inferiores nos últimos 3 meses e com déficit visual grave.Resultados: A média de idade das mulheres foi de 77,62 e dos homens foi de 78,14 em relação ao teste de equilíbrio de Berg o sexo feminino apresentou a média de escore 38, e do sexo masculino apresentou uma média 45,5. Conclusão: Identificou-se que nas mulheres a pontuação indicou uma locomoção segura, recomendação de assistência ou auxilio de marcha, e nos homens a pontuação indicou que não existiu marcadores de risco de quedas e que possuía uma locomoção segura. O diretor dessa ILPI informou que a maioria dos idosos que realizam algum tipo de exercício físico três vezes na semana podendo ser um indicativo importante.
id UPF-3_a7e1a5d9bb4f9b6ad4c3194e239a4a58
oai_identifier_str oai:seer.upf.br:article/12057
network_acronym_str UPF-3
network_name_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository_id_str
spelling ESCALA DE EQUILIBRIO DE BERG COMO AVALIAÇÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS NA CIDADE DE ESTEIOIntrodução: O equilíbrio postural é essencial para o ser humano, e na população idosa é imprescindível ter um bom equilíbrio, pois a probabilidade de ocorrer quedas nessa população é maior. O envelhecimento é uma realidade em nosso país, induzindo uma série de modificações no sistema biológico, uma redução progressiva das funções fisiológicas da densidade mineral óssea, perda progressiva da massa muscular, fatores esses que interferem no estilo de vida do idoso, pois muitas dessas modificações influenciam na autonomia reduzindo a capacidade funcional. Objetivo: Verificar o equilíbrio postural em idosos Institucionalizados no município de Esteio. Métodos: A amostra foi composta por 16 idosos ≥60 anos, ambos os sexos sendo 8 homens e 7 mulheres, residentes dessa Instituição, para avaliar o equilíbrio utilizou-se a escala de equilíbrio de Berg, optou-se por excluir idosos com fraturas de membros inferiores nos últimos 3 meses e com déficit visual grave.Resultados: A média de idade das mulheres foi de 77,62 e dos homens foi de 78,14 em relação ao teste de equilíbrio de Berg o sexo feminino apresentou a média de escore 38, e do sexo masculino apresentou uma média 45,5. Conclusão: Identificou-se que nas mulheres a pontuação indicou uma locomoção segura, recomendação de assistência ou auxilio de marcha, e nos homens a pontuação indicou que não existiu marcadores de risco de quedas e que possuía uma locomoção segura. O diretor dessa ILPI informou que a maioria dos idosos que realizam algum tipo de exercício físico três vezes na semana podendo ser um indicativo importante.Editora UPF2020-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresapplication/pdfhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/1205710.5335/rbceh.v17i2.12057Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 17 n. 2 (2020): Resumos da 22ª Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Sucursal RS2317-66951679-7930reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)instacron:UPFporhttp://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/12057/114115808Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humanohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDiana Pereira da Cruz, KellyFerreira dos Santos, AndrieleConrado, CarolineLuz Ferreira, AndressaRequia Alli Feldmann, Lidiane2021-07-27T14:27:22Zoai:seer.upf.br:article/12057Revistahttp://www.upf.br/seer/index.php/rbcehhttp://www.upf.br/seer/index.php/rbceh/oairbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br2317-66951679-7930opendoar:2021-07-27T14:27:22Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)false
dc.title.none.fl_str_mv ESCALA DE EQUILIBRIO DE BERG COMO AVALIAÇÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS NA CIDADE DE ESTEIO
title ESCALA DE EQUILIBRIO DE BERG COMO AVALIAÇÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS NA CIDADE DE ESTEIO
spellingShingle ESCALA DE EQUILIBRIO DE BERG COMO AVALIAÇÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS NA CIDADE DE ESTEIO
Diana Pereira da Cruz, Kelly
title_short ESCALA DE EQUILIBRIO DE BERG COMO AVALIAÇÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS NA CIDADE DE ESTEIO
title_full ESCALA DE EQUILIBRIO DE BERG COMO AVALIAÇÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS NA CIDADE DE ESTEIO
title_fullStr ESCALA DE EQUILIBRIO DE BERG COMO AVALIAÇÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS NA CIDADE DE ESTEIO
title_full_unstemmed ESCALA DE EQUILIBRIO DE BERG COMO AVALIAÇÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS NA CIDADE DE ESTEIO
title_sort ESCALA DE EQUILIBRIO DE BERG COMO AVALIAÇÃO EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS NA CIDADE DE ESTEIO
author Diana Pereira da Cruz, Kelly
author_facet Diana Pereira da Cruz, Kelly
Ferreira dos Santos, Andriele
Conrado, Caroline
Luz Ferreira, Andressa
Requia Alli Feldmann, Lidiane
author_role author
author2 Ferreira dos Santos, Andriele
Conrado, Caroline
Luz Ferreira, Andressa
Requia Alli Feldmann, Lidiane
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Diana Pereira da Cruz, Kelly
Ferreira dos Santos, Andriele
Conrado, Caroline
Luz Ferreira, Andressa
Requia Alli Feldmann, Lidiane
description Introdução: O equilíbrio postural é essencial para o ser humano, e na população idosa é imprescindível ter um bom equilíbrio, pois a probabilidade de ocorrer quedas nessa população é maior. O envelhecimento é uma realidade em nosso país, induzindo uma série de modificações no sistema biológico, uma redução progressiva das funções fisiológicas da densidade mineral óssea, perda progressiva da massa muscular, fatores esses que interferem no estilo de vida do idoso, pois muitas dessas modificações influenciam na autonomia reduzindo a capacidade funcional. Objetivo: Verificar o equilíbrio postural em idosos Institucionalizados no município de Esteio. Métodos: A amostra foi composta por 16 idosos ≥60 anos, ambos os sexos sendo 8 homens e 7 mulheres, residentes dessa Instituição, para avaliar o equilíbrio utilizou-se a escala de equilíbrio de Berg, optou-se por excluir idosos com fraturas de membros inferiores nos últimos 3 meses e com déficit visual grave.Resultados: A média de idade das mulheres foi de 77,62 e dos homens foi de 78,14 em relação ao teste de equilíbrio de Berg o sexo feminino apresentou a média de escore 38, e do sexo masculino apresentou uma média 45,5. Conclusão: Identificou-se que nas mulheres a pontuação indicou uma locomoção segura, recomendação de assistência ou auxilio de marcha, e nos homens a pontuação indicou que não existiu marcadores de risco de quedas e que possuía uma locomoção segura. O diretor dessa ILPI informou que a maioria dos idosos que realizam algum tipo de exercício físico três vezes na semana podendo ser um indicativo importante.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/12057
10.5335/rbceh.v17i2.12057
url http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/12057
identifier_str_mv 10.5335/rbceh.v17i2.12057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://seer.upf.br/index.php/rbceh/article/view/12057/114115808
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
publisher.none.fl_str_mv Editora UPF
dc.source.none.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano; v. 17 n. 2 (2020): Resumos da 22ª Jornada de Inverno da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia - Sucursal RS
2317-6695
1679-7930
reponame:Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
instname:Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron:UPF
instname_str Universidade de Passo Fundo (UPF)
instacron_str UPF
institution UPF
reponame_str Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
collection Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano (Online) - Universidade de Passo Fundo (UPF)
repository.mail.fl_str_mv rbceh@upf.br||pasqualotti@upf.br
_version_ 1748937894288949248